fluxo de caixa projetado

Entenda de vez o que é o fluxo de caixa projetado

Uma maneira eficaz de colher dados imprescindíveis com relação ao cenário financeiro da organização é o fluxo de caixa projetado. Acompanhe e entenda!

Todas as decisões tomadas dentro de uma empresa envolvem estatísticas e números, delegando ao gestor financeiro uma das responsabilidades mais difíceis de serem exercidas.

As deliberações desse profissional devem ser precisas, pois impactam diretamente no desenvolvimento do empreendimento.

Uma maneira eficaz de colher dados imprescindíveis com relação ao cenário financeiro da organização é o fluxo de caixa projetado. Tem interesse em conhecer mais sobre esse assunto? Então acompanhe este post!

Fluxo de caixa

Independentemente do setor de atuação ou do tamanho do empreendimento, o fluxo de caixa é uma ferramenta fundamental para a gestão do negócio. Por meio dele é possível distinguir a movimentação financeira da empresa — as entradas e saídas de valores e o saldo final no caixa.

Fluxo de caixa projetado

O fluxo de caixa projetado é estruturado da mesma forma que o fluxo de caixa, com a diferenciação de ser baseado na avaliação de referências passadas e em situações futuras.

Para o sucesso do empreendimento, é preciso que o gestor tenha conhecimento sobre os valores a receber e a pagar futuramente. Se uma despesa deve ser paga com o prazo de 30 dias, o valor referente a esse pagamento já deverá estar disponível ou ter a previsão recebimentos para o pagamento da dívida até a data do vencimento.

Nunca as situações nas quais existam muitas obrigações a pagar e poucos valores a receber devem prevalecer.

Como criar um fluxo de caixa projetado

Para a criação do fluxo de caixa projetado é necessário o conhecimento do orçamento empresarial — cálculo das despesas, faturamentos e investimentos do seu empreendimento — durante pelo menos um ano.

O objetivo desse cálculo é estabelecer metas e objetivos, acompanhar e confrontar os resultados obtidos. Essa ação possibilita a tomada de decisões corretivas ou mesmo preventivas caso seja necessário.

Conhecer a média de prazos de recebimentos

Essa média é o tempo entre a data da venda e o recebimento do dinheiro. Um exemplo é se seu empreendimento faz uma venda em 3 vezes sem entrada, o prazo médio de recebimento será de 33% em 30 dias, 33% em 60 dias e 34% em 90 dias.

Conhecer a média de prazos de pagamentos

Essa média é o tempo entre a data da compra da matéria-prima e o pagamento ao fornecedor. Um exemplo é se seu empreendimento faz o pagamento ao fornecedor em duas vezes — uma entrada mais uma parcela —, o prazo médio de pagamento será de 50% a vista e 50% em 30 dias.

Importância do fluxo de caixa projetado

O fluxo de caixa projetado, além de facilitar o controle financeiro do seu empreendimento, mostra objetivamente se a empresa conseguirá arcar com seus compromissos em um período futuro ou não.

Por meio dele o empreendedor vai saber se terá dinheiro disponível quando precisar ou se necessitará recorrer a financiamentos ou empréstimos.

Tendo conhecimento da média de prazos de pagamentos e a média de prazos de recebimentos, o gestor terá sempre disponibilidade de dinheiro em caixa. Esse esclarecimento é obtido precisamente pela análise do fluxo de caixa projetado.

E então, conseguiu entender de vez o que é fluxo de caixa projetado? Aprenda também sobre como sua mesa de escritório pode influenciar a sua produtividade!