filmes sobre negócios

6 filmes sobre negócios que você não pode deixar de assistir

Assistir um bom filme é uma ótima ideia para quem quer relaxar um pouco. A experiência se torna ainda melhor quando é possível aprender coisas boas com a trama.

Assistir um bom filme é uma ótima ideia para quem quer relaxar um pouco. A experiência se torna ainda melhor quando é possível aprender coisas boas com a trama.

Hoje em dia, muitos filmes são voltados para o mundo dos negócios. São histórias de sucesso, ideias transformadoras, formas de vencer uma crise, entre outras tantas inspirações que encontramos por aí.

Que tal aprender boas lições sobre negócios do sofá da sua casa? Separamos aqui 6 filmes sobre o tema que você não pode deixar de assistir. Prepare sua pipoca e divirta-se!

1. Joy: O nome do sucesso

Jennifer Lawrence interpreta Joy Mangano, uma mãe solteira de três filhos que criou um produto revolucionário.

Após sofrer com as dificuldades dos utensílios de limpeza tradicionais, Joy criou o “Miracle Mop”, o Esfregão Mágico em português, que culmina em uma explosão de vendas.

Joy é a representação da mulher empreendedora e bem-sucedida que se divide entre a vida pessoal e a profissional.

JoyO filme foi sucesso de bilheteria. Afinal, trata-se de um sonho americano. Quem não quer alcançar sucesso em seu empreendimento? É o que Joy conseguiu fazer. Potencializar uma brilhante ideia que nasceu de uma necessidade real.

Além de Jennifer Lawrence, também fazem parte do elenco grandes nomes como Robert De Niro e Bradley Cooper. O trio não é novidade. Eles também atuaram juntos nos filmes “O lado bom da vida” e “Trapaça”.

O filme promete um case de sucesso aliado a dificuldades reais que uma mulher de negócios pode viver. Além de ressaltar verdades que não te contam sobre o empreendedorismo.

Vale a pena assistir!

2. O Lobo de wall street

Baseado no livro de memórias de Jordan Belfort, “O Lobo de Wall Street” foi um tremendo sucesso.

O filme tem como protagonista o astro Leonardo Di Caprio que interpreta Belfort, um corretor da Bolsa de Valores de Nova York, localizada em Wall Street.

O Lobo de wall streetApós a Black Monday, a corretora que Belfort trabalhava vai à falência. Desempregado, ele encontra uma empresa que o inspira a criar seu negócio, a Stratton Oakmont.

A Stratton se torna uma potência, seus funcionários enriquecem rapidamente e vivem uma vida dedicada ao prazer. Ou seja, tudo regado a muita droga, mulheres e festas.

O filme traz um panorama da Bolsa de Valores que já ficou para trás. Hoje, saber como comprar ações e investir de fato é bem mais fácil. Mesmo assim, vale conhecer a história de Belfort e da sua vida de prazer e ostentação.

3. Coco Antes de Chanel

O filme conta a história de Gabrielle Chanel (Audrey Tautou), uma grande estilista que foi da extrema pobreza à alta sociedade, após criar um império no mundo da moda.

Deixada em um orfanato quando criança, Gabrielle cresceu e se tornou costureira durante o dia e cantora em um cabaré durante a noite.

Coco Antes de ChanelViveu assim até quebrar todos os paradigmas da sua época, abandonando as saias e os espartilhos para criar e usar roupas que eram consideradas masculinas no tempo em que ela viveu. A partir de então, Chanel cria o novo conceito da mulher moderna.

“Coco Antes de Chanel” apresenta uma incrível história de superação que você não pode deixar de assistir. Mesmo em meio a um cenário pouco favorável, a estilista conseguiu virar o jogo e deixar seu nome marcado na história da moda.

4. Margin Call – O Dia Antes do Fim

Peter (Zachary Quinto), Seth (Penn Badgley) e Will (Paul Bettany) trabalham no setor de riscos de uma corretora, que é a instituição que faz a ponte para que as pessoas possam investir na Bolsa de Valores.

A história começa em meio a um cenário turbulento, em que 80% do setor em que o trio trabalha foi demitido, inclusive o chefe deles, Eric Dale (Stanley Tucci).

Antes de sair definitivamente, Eric entrega a Peter um pen drive que contém uma informação bombástica: a empresa está prestes a falir.

Margin Call - O Dia Antes do FimJá pensou o que você faria no lugar de Peter?

Saber lidar com um cenário de crise é uma habilidade indispensável a todo empreendedor. É preciso saber reagir quando tudo parece dar errado.

Por isso, Margin Call, é uma ótima opção para quem quer aproveitar o tempo para assistir a um filme enquanto descobre o plano de ação de quem está frente a um cenário de alto risco.

5. Steve Jobs

Controverso e alvo de muitas críticas, o filme retrata a trajetória do cofundador da Apple, uma potência do mercado atual.
A história gira em torno do lançamento de três produtos icônicos que marcaram a vida do empresário: Macintosh em 1984, NeXT em 1988 e iMac G3 em 1998.

Steve JobsPara as mentes empreendedoras é um longa-metragem indispensável. Conhecer a trajetória de grandes nomes é um ponto importante para abrir sua mente para os negócios.

A despeito dos comentários e críticas de todas as naturezas, vale a pena separar um tempinho para assistir ao filme. Afinal, dá para aprender boas lições com o ícone que foi Jobs e suas habilidades empreendedoras.

 6. O poderoso chefão

Dividido em três partes, a série “O poderoso Chefão” chegou na década de 70 para ocupar as listas de melhores filmes até o próximo século.

A série de filmes baseada no livro “The Godfather”, de Mario Puzo, conta a história de uma mafiosa família italiana de Nova York pós Segunda Guerra Mundial.O poderoso chefão

O patriarca Don Corleone, vivido por Marlon Brando, costuma conceder favores em troca de outros futuros. A trama se desenrola em volta da disputa do mercado de narcóticos na cidade.

A família de Corleone começa a sofrer atentados, até que Michael (Al Pacino), filho de Corleone, resolve intervir. O rapaz, que nunca havia se envolvido nos negócios da família, age para proteger seu pai e tudo que foi construído até ali.

A história de um jovem que não quer participar dos negócios do pai é um drama vivido por muitas famílias até a atualidade. E isso pode explicar o grande sucesso do filme até os dias atuais.

Além disso, a obra traz consigo atuações brilhantes de Marlon Brando e Al Pacino. Vencedor do Oscar em 1973, O Poderoso Chefão é uma daquelas películas que está em todas as listas de “Filmes que você precisa ver antes de morrer”.

Comece agora a sua maratona de filmes sobre negócios e aprenda a ser um ótimo empreendedor. Apague as luzes e bom filme!

Artigo produzido pela equipe do Toro Radar.

  • Alexandre dos Anjos de Jesus

    E onde está o sétimo filme?

  • Bruno Caldeira

    The Founder (2016) parece ser mto bom, criação do McDonald’s

  • Recomendo muito o filme do Steve Jobs, em relação a como tratar nosso propósito e fazer o que amamos. Também recomendo o Lobo de Wall Street, por ser uma ‘aula’ de vendas, mas um grande ensinamento do que não se deve fazer para chegar ao sucesso. Boas recomendações. Muito obrigado!

    • Letícia Abrantes

      Essa troca de informações e cultura só tem o que acrescentar em toda jornada empreendedora! Agradeço pelo seu feedback 😀