ferramentas para redes sociaisVocê sabia que de cada 10 brasileiros que acessam a internet, 8 possuem uma conta no Facebook?

">

As 18 melhores ferramentas para redes sociais

Você sabia que de cada 10 brasileiros que acessam a internet, 8 possuem uma conta no Facebook?

Você sabia que de cada 10 brasileiros que acessam a internet, 8 possuem uma conta no Facebook?

Sabia, também, que o Brasil é responsável por um décimo de todo o tempo gasto em redes sociais no mundo?

As redes sociais estão em forte tendência por aqui, e existem diversas justificativas para gastar algum tempo e recursos promovendo seu conteúdo nas mídias.

Entretanto, é impossível obter resultados relevantes a custos razoáveis sem uma estratégia.

Investir em social media pode ser arriscado e, sem direcionamento, infrutífero.

Uma boa estratégia deve conter conhecimento sobre o público, objetivos claros, geração de valor ao consumidor e possuir formas de monitoramento dos resultados.

Em matéria de redes sociais, o retorno é real quando a equação entre investimentos e resultados se resolve de maneira econômica, enxuta.

Neste post iremos analisar 18 ferramentas que certamente podem te ajudar a aumentar a eficiência nas redes sociais.

Pesquisa de público e conteúdo

1. Social Rank

Social Rank é a melhor solução para gerenciar seguidores no Twitter e no Instagram.

Com uma análise pré-definida sobre valor dos perfis, engajamento e qualidade dos seguidores.

Com filtros baseados em palavras-chave, interesses, atividades e localização geográfica, pode ser uma ferramenta poderosa para monitorar quem está promovendo o seu conteúdo e observando os concorrentes.

2. Nuzzel

Este programa busca e organiza informações sobre compartilhamentos de suas redes no Twitter e no Facebook.

O Nuzzel realiza um compilado sobre o histórico dos seus amigos, e também dos contatos de graus subsequentes (amigos de amigos).

Para quem deseja entender com profundidade os as preferências da audiência, há a opção de destacar pessoas que geram influência sobre a difusão do seu conteúdo.

Destaque para a interface de usuário simples e de fácil assimilação.

3. Meltwater

É uma plataforma de inteligência em marketing digital.

Possui uma série de produtos, dos quais a ferramenta de descoberta de audiência nas redes sociais promete uma grande experiência.

Com uma interface drag-and-drop, o Meltwater agiliza buscas sobre prospects, clientes, concorrentes, influenciadores do seu nicho e outros tópicos.

A ideia é fornecer com rapidez o máximo de informações relevantes sobre sua rede de contatos.

4. Marketing Grader

Este é um software grátis disponibilizado pelo HubSpot.

Com métricas pré-definidas para todos os momentos de seu funil, o Grader atribui notas ao seu desempenho em relação aos posts em blogs, redes sociais, conversão de leads, entre outros.

Ideal para quem não pode pagar por um aplicativo de gestão de redes sociais ou deseja fazer alguns testes antes de estudar uma aquisição, o Marketing Grader possui o selo de qualidade do HubSpot, que é referência no mercado de inbound marketing.

5. PeopleBrowsr

O PeopleBrowsr é um compilado de ferramentas para gestão de redes sociais, um centro de comando constantemente atualizado para pesquisa em tempo real.

Com um algoritmo completo para a busca de menções, ele fornece informações precisas para a pesquisa de termos, pessoas e menções, antes e depois da sua campanha.

Dê um giro completo pelo seu setor, seu público ou concorrentes!

6. Hootsuite

Ainda que pareça, o Hootsuite não é somente mais um painel de controle para social media.

Com um modelo freemium, o software também se destaca por assinaturas profissionais a partir de R$35,90 ao mês.

A plataforma oferece funcionalidades interessantes, menos triviais. O sistema de respostas com um clique e as respostas pré-formatadas agilizam o processo de contato com os prospects, gerando economia na jornada de compra e reputação para sua empresa nas redes.

7. Facebook Insights

Insights é uma ferramenta nativa do Facebook para medir a performance de sua página.

Conhecido por ser a primeira ferramenta utilizada por profissionais de social media, o Insights oferece funcionalidades básicas porém eficientes para todos os estágios da sua estratégia.

Com métricas padronizadas, observe dentro da própria plataforma do Facebook relatórios sobre curtidas, usuários ativos, referências externas e mais.

Dentro do programa você pode realizar integração com o Google Analytics, tornando sua pesquisa ainda mais versátil e data driven.

Posts que geram valor

8. Canva

Canva é um super software para criação de imagens, focado em oferecer versatilidade: além de aplicativos para web e iPad, são disponibilizados filtros, templates, fontes e um extenso banco de imagens.

Se você investe em posts visuais, o Canva promete gráficos profissionais com um trabalho de poucos minutos.

9. Trakto

Após sucessivas atualizações, o Trakto é uma poderosa ferramenta para criação de documentos, ideal para quem precisa integrar a estratégia de marketing de social media com outras mídias digitais.

Além de uma coletânea profissional de artes para posts, a ferramenta também realiza monitoramento da popularidade e captura leads nas redes.

Há também outras funcionalidades para marketing digital em geral, como plataforma de pagamentos, construção de e-books, contratos e propostas comerciais.

10. Buffer

Com esta ferramenta você pode gerenciar posts em todas as redes sociais ao mesmo tempo.

Além de possuir um mecanismo de agendamento de posts alinhado com os hábitos da audiência, basta criar uma seleção para disparar posts personalizados ou em massa.

Resumidamente, com o Buffer é possível agendar, construir posts notáveis e analisar os resultados, tudo em uma só plataforma.

11. Bundlepost

Mais uma opção para agendamento de posts, o Bundlepost se propõe a resolver a rotina de 3 a 5 dias de postagens em apenas 20 minutos de trabalho.

Ideal para quem deseja incrementar o tráfego e engajamento, o software gerencia diversas fontes de conteúdo e descobre de forma eficiente os segmentos da sua audiência.

12. Everypost

Everypost se destaca pela interface extremamente simples. Não tem erro: de um lado o acesso às contas de quaisquer redes sociais que você possua um perfil.

Do outro, uma estrutura que te permite gerar conteúdo para redes específicas ou várias ao mesmo tempo.

A simplicidade do painel de controle facilita o fluxo de trabalho e gera economia para a execução da estratégia através da interface do usuário.

13. Sprout Social

O Sprout Social tem uma proposta diferente.

Em meio à estratégia convencional das ferramentas para redes sociais — a de empurrar o conteúdo de maneira eficiente — este software busca gerar engajamento através de um fluxo mais aberto e atencioso com o cliente.

O sistema de gerenciamento da caixa de entrada pode ser feito de maneira colaborativa, com funcionalidades que permitem criar tarefas rapidamente, a um clique de distância.

Apesar de cobrir apenas Facebook, Twitter, Google Plus e LinkedIn, o Sprout Social aposta na colaboração da equipe para gerenciar seus posts, responder a audiência e acabar com o retrabalho.

Análise e monitoramento

14. Social Mention

Possivelmente uma das melhores ferramentas gratuitas para monitoramento das redes.

Com cobertura em mais de 100 plataformas de social media, o software é rápido e objetivo: com uma linha de informação você obtém medições sobre a força, o sentimento, a paixão e o alcance dos dados pesquisados.

Ele permite que você rastreie rapidamente informações sobre produtos, empresas e tópicos diversos em tempo real.

Além disso há funcionalidades simpáticas, como alertas diários e integração com API.

15. SecureMySocial

Você monitora redes sociais, mas deseja expandir os limites do monitoramento para além da simples audiência?

Você já considerou uma busca sobre o que o seus concorrentes e colaboradores têm dito sobre sua empresa ou produto?

O SecureMySocial é uma solução focada em rastrear violações de políticas de uso, privacidade e compartilhamento de informações.

Ideal para quem possui contratos de sigilo, direitos de imagem, proteção intelectual e políticas sobre privacidade.

16. Cyfe

Um painel de controle completo que analisa cada dado que circula na sua rede e possui uma interface customizável, com addons para plataformas como Google e Salesforce.

Com o Cyfe é possível rastrear KPIs,  gerenciar projetos, vendas e SEO.

Trata-se de um software multipropósito, que talvez possa resolver muitas dores que surgem durante a execução da estratégia.

17. Talkwalker

Com uma grande quantidade de funcionalidades, o Talkwalker impressiona também pelo volume de informação e a robustez do sistema.

São mais de 1500 servidores rodando a plataforma.

Com um pano de fundo global, o software é traduzido para centenas de idiomas e possui integração com diversos CRMs, soluções para engajamento, inteligência de mercado, broadcasts e TV!

É uma plataforma notável, mas que requer atenção acerca dos limites e definição da estratégia.

18. PinAlerts

O PinAlerts é focado no monitoramento do Pinterest. Com ele você pode receber notificações em tempo real dos pins no seu site.

Além disso ele fornece um atalho direto para a conversação com pessoas na plataforma do Pinterest.

Assim você pode iniciar a desenvolver relações com quem compartilhar seus pins, em tempo real!

O sucesso utilizando ferramentas para redes sociais

Existem diferentes demandas entre pessoas que fazem marketing em redes sociais.

Para cada caso, uma solução diferente. Por isso listamos tantas ferramentas neste post.

É essencial que, ao tomar decisões estratégicas, sejam considerados pontos essenciais, como descrito no início do texto.

O estabelecimento de objetivos precisos é que dirá se você precisa de uma solução para a criação de posts incríveis, engajamento dos usuários ou monitoramento de múltiplas plataformas.

Felizmente é possível que, dentre as soluções listadas acima, pelo menos uma seja ideal para você!

Após entender como realizar uma estratégia matadora, é hora de escolher as ferramentas que melhor auxiliam na conquista dos resultados.

Utilizando-as corretamente você se tornará onipotente no marketing em redes sociais!

Gostou deste artigo? Veja as maiores as melhores dicas para alcançar sucesso com Marketing nas Redes Sociais.

  • Claudio Pinheiro

    Olá Renato Mesquita.

    Gostaria de parabenizar você pelo conteúdo. De todas as ferramentas que você mencionou, eu conhecia apenas umas 3 (Hootsuite, Facebook Insights e o Canva). Com certeza minha presença nas redes sociais vai saltar de nível com a quantidade de ferramentas bacanas que você indicou aqui.

    Um grande abraço para você e agradeço pelo artigo

    Atenciosamente,

    Claudio Pinheiro
    http://claudiopinheiro.net

    • Renato Mesquita

      Boa tarde, Cláudio!

      Fico muito feliz por ter contribuído com o seu conhecimento de certa forma. Agradeço pelo feedback.

      Forte abraço!