eventos de negócioSer um empreendedor social é mais do que abrir o próprio negócio, significa colocar em prática uma ideia que beneficie a sociedade em geral, sem que deixe de ser lucrativa. No caminho, há muitas dores a serem enfrentadas, como a dificuldade em dar o primeiro passo e vencer os obstáculos. Porém, ao seguir a jornada do herói é possível superar as lutas e colher os benefícios.

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7 motivos para você comparecer aos eventos de negócio

Você sabia que muitos dos desafios do empreendedorismo podem ser superados através do conhecimento e absorção do relato da experiência de outros empreendedores?

Você sabia que muitos dos desafios do empreendedorismo podem ser superados através do conhecimento e absorção do relato da experiência de outros empreendedores?

Pois bem, é sim! E uma das maneiras de poder ter acesso a informações e vivências como essa é participando de eventos de negócio.

Seja através de palestras, da feiras de negócio e até mesmo fortalecendo a rede de contatos, através da interação com outros participantes, tornando possível fomentar um relacionamento de trocas de experiência no futuro.

Além disso, estar em um evento é uma ótima maneira de mostrar para o mercado que sua empresa existe, ou seja, ela se tornará cada vez mais conhecida!

Por isso, vamos destacar 7 motivos que mostram que você não pode perder por nada eventos de negócio. Acompanhe!

1 – Fazer networking e ampliar a rede de contatos

Naturalmente, participar de eventos de negócio, faz com que você esteja em contato com outros participantes, seja durante as palestras, após elas ou então nos momentos de pausa para um café.

São nesses momentos que há a real possibilidade de conhecer gente nova, trocar informações com os demais participantes e também ter a chance de conhecer e absorver um pouco da experiência com os principais nomes do mercado.

Saiba que estar em um ambiente como esse é muito rico no sentido das oportunidades que podem aparecer, de repente uma troca de cartão pode virar uma parceria no futuro ou então na aquisição de um novo cliente!

2 – Atualizar-se perante as tendências de mercado

Independente do setor, estar atualizado em relação à suas tendências é um dos caminhos para o sucesso. Até porque, todos os mercados encontram-se cada vez mais competitivos, e estar preparado tecnicamente é um diferencial para fazer o seu negócio se destacar perante os demais.

Por isso, preze por fazer boas escolhas de eventos, de preferência os que contam com nomes que são referências na área. Afinal, ouvir o que eles têm a dizer é a melhor forma de garantir que você esteja aprendendo com os melhores.

Dessa forma, será possível para captar suas ideias e ensinamentos para aplicar no dia a dia da sua empresa.

3 – Ter um aprendizado rápido

É muito mais eficiente assistir palestras e aprender de forma prática com quem já vivenciou situações reais na sua área de conhecimento do que ficar pesquisando e estudando de forma fragmentada através de blogs, sites e outras fontes de pesquisa.

É claro que essas fontes não podem ser ignoradas, mas elas são mais úteis para ocasiões de consulta e a necessidade de sanar dúvidas do dia a dia.

Agora, para aprender de forma rápida, ambientes de troca de conhecimento como os eventos de negócios são muito mais assertivos!

Se o evento oferecer palestras de diferentes temas, melhor ainda! Pois assim será possível adquirir conhecimento de diversas especialidades e também ter a chance de compartilhar a sua própria experiência com outros participantes.

Saiba que na maioria dos casos o investimento em um evento pode ser mais efetivo se comparado a fazer vários cursos de áreas específicas, tanto em questão de tempo quanto para o lado financeiro.

4 – Possibilidade de fechar novas parcerias e realizar vendas

Geralmente, eventos de negócios atraem muitos empreendedores do mercado, além de outros colaboradores que são potenciais influenciadores nas empresas que trabalham. Por isso, muitos deles estão buscando coisas novas para trazer para o seu ambiente de trabalho.

Ou seja, é o lugar ideal para encontrar os mais variados tipos de negócios, de diferentes tamanhos e até segmentos. Sendo assim, essa é uma excelente chance para que novas parcerias sejam iniciadas e até realizar novas vendas!

Afinal, através de uma boa interação será possível apresentar o seu negócio para diversas pessoas que não o conhecem e isso gerar frutos maiores no futuro ou quem sabe no próprio presente!

5 – Encontrar soluções para a sua empresa

É muito comum encontrar em eventos, profissionais que possuem o mesmo desafio que o seu negócio enfrenta todos os dias. Isso faz com que a troca de experiência seja mais genuína e também seja mais propícia a encontrar boas soluções de forma rápida e inovadora para ambas as partes.

Além de trocar aprendizados com os participantes do evento, é muito provável que soluções que possam ser parceiras também sejam descobertas no próprio evento.

Ou seja, muitas empresas estão oferecendo serviços ou produtos com um bom custo-benefício, e que pode ser aquilo que você estava procurando.

Portanto, se você não tivesse comparecido ao evento, provavelmente não iria conhecer essas soluções e nem aproveitar qualquer condição especial para adquirir naquele momento.

6 – Conhecer o setor

Independente da área de atuação do negócio, é de extrema importância conhecer o máximo possível do seu setor. Para isso, as feiras e os eventos de negócios são uma excelente opção.

Através deles será possível conhecer várias empresas e profissionais do mercado, independente se estão há mais tempo trabalhando no segmento ou se estão começando agora.

Ou seja, é um ambiente bem diversificado e propício a trocas infinitas de conhecimento.

Então, se você sente que está um pouco desatualizado em relação ao seu mercado de atuação, basta começar a frequentar esses eventos que esse problema será resolvido.

7 – Conhecer a concorrência

Por fim, frequentar eventos de negócios, além de ser uma oportunidade de conhecer o setor é também uma das maneiras mais fáceis de tomar conhecimento de quem são os seus concorrentes.

Especificamente em feiras de negócios, é possível utilizar o ambiente como um laboratório de estudo e pesquisa. Afinal, será possível acessar informações sobre os concorrentes diretos e também os que são indiretos.

Isso pode ser um processo enriquecedor para o empreendedor, pois ele poderá avaliar o seu nicho de mercado e refletir se o seu produto é competitivo ou não.

Além disso, é uma ótima oportunidade para entender como esses concorrentes se comportam durante a feira, sendo possível avaliar se faz sentido ou não levar a sua empresa para ser expositora nas próximas edições.

Entendeu a importância de comparecer em eventos de negócio? Então leia sobre nosso post que vai te ensinar tudo que você precisa sobre Direito empresarial para evitar problemas futuros