Modelo de plano de negócios

Modelo de plano de negócios

9654
11
SHARE
homem escrevendo no quadro

Já foi divulgado aqui no Saia do Lugar uma Metodologia para Elaboração de Plano de Negócios, esse trabalho se tratou do meu Trabalho de Graduação.

Nesse trabalho eu basicamente analisei quais os principais pontos que precisam ser levados em conta na hora de empreender.

Esses pontos foram colocados na forma de perguntas a serem respondidas nos principais aspectos de um negócio: finanças,marketing, estratégia, gestão de pessoas, operações, etc.

No artigo de hoje vamos abordar, especificamente, o modelo do plano de negócios, de forma simples e objetiva, para ajudar você, empreendedor de primeira viagem, a começar sua jornada rumo ao estabelecimento da sua própria empresa.

Vamos lá?

Contextualizando o Plano de Negócios: o Ciclo de Empreendimento

Empresas não se criam do nada, como um processo de combustão espontânea.

Na verdade elas são o resultado de inúmeros esforços para se concretizar um projeto.

E como qualquer projeto surge a partir de uma ideia somada à uma vontade de responder a alguma demanda de mercado, antes de falar propriamente sobre o plano de negócios, eu acho melhor contextualizar a sua necessidade dentro do ciclo do empreendimento:

  1. Ideia – a imagem para representar o surgimento de uma ideia é clássica: a lâmpada que se acende acima da cabeça. Só que ideias surgem o tempo todo, aos borbotões. É preciso analisar cada uma delas e se decidir por aquelas factíveis, que valem a pena. 
  2. Oportunidade – Só que uma ideia para um negócio, por melhor que seja, não se sustenta sozinha. É preciso avaliar o mercado, perceber as oportunidades de estabelecimento desse pensamento como uma empresa com capacidade de se sustentar a longo prazo. 
  3. Plano de Negócios – Selecionada a oportunidade, é o momento de colocar no papel um plano para o desenvolvimento da empresa. Aqui é o momento de rever conceitos e atualizá-los frente às novas informações. 
  4. Quantificação e obtenção de recursos – Esse plano vai permitir que você possa quantificar a necessidade de recursos físicos, humanos e financeiros, além de entender qual a infra-estrutura necessária para dar início ao empreendimento. 
  5. Gerenciamento do Negócio – Assim que o negócio começar a operar, a partir da experiência do funcionamento, surgirão novas ideias (que darão início ao novo ciclo), que irão despontar, ou em novos planos, ou em uma atualização do plano de negócios atual.

Por que planejar?

Ao invés disso, acho que a pergunta deve ser: como não planejar?!

Agora que pudemos visualizar o papel do plano de negócios dentro do empreendimento, fica muito mais fácil perceber a necessidade desse documento, não apenas como um anexo que vai ficar engavetado, mas de algo vibrante, uma ferramenta que permite uma melhor administração do negócio.

Provavelmente você já ouviu que a maioria das empresas fecha nos primeiros anos depois de abrirem.

E mesmo sabendo que existem diversos fatores de sucesso a se prestar atenção, é inegável que a falta de atenção na hora de fazer e colocar em funcionamento o plano de negócios deve ser colocada no topo de razões para a falência de um negócio.

Estrutura de um plano de negócios

Mas, afinal de contas, qual a estrutura básica desse plano?

Por mais que existam pequenas variações, fiz uma breve explicação dos pontos principais que são abordados.

São eles:

  • Sumário Executivo – por ser o primeiro contato com a ideia do empreendimento, ele é o cartão de visitas e, portanto, considerado por muitos como o item principal do documento. O sumário executivo explica o modelo básico do negócio de forma resumida (até 500 palavras), com os principais objetivos e justificativa do porquê essa é, de fato uma boa oportunidade para empreender. 
  • Planejamento Estratégico do Negócio – aqui entra em cena o planejamento para estabelecimento e manutenção do negócio, entre análise SWOT/ Matriz FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). 
  • Descrição da Empresa/Empreendimento – nesta seção entram os dados da empresa, como estrutura organizacional, parceiros, localização, razão social. Para empresas que já existem, é preciso incluir o histórico, crescimento e faturamento dos últimos anos. 
  • Produtos e Serviços – Descrever o que a empresa vai produzir (ou já produz), incluindo tecnologia envolvida, pesquisas e desenvolvimento, funcionalidades, público-alvo e clientela, patentes e marcas. 
  • Análise de Mercado – Essa parte do plano de negócios mostra o universo do mercado em que a empresa está inserida. Como um produto ou serviço é feito para ser adquirido por clientes, é preciso conhecer muito bem não apenas essa clientela em potencial, mas também os outros aspectos que a envolvem, entre fornecedores de matéria-prima, concorrentes e situação econômica. 
  • Plano de Marketing – como fazer com que o que você oferece chegue às mãos da sua clientela? O plano de marketing é parte da estratégia para a venda dos seus produtos e serviços, para permitir o estabelecimento e manutenção do seu negócio. 
  • Plano Financeiro – estabelece custos, investimentos, retornos e todo o universo dos números, para que sua empresa possa abrir e funcionar plenamente. Esta parte do plano de negócios é uma forma de garantir a saúde financeira da sua empresa, e, inclusive, fundamental para poder arrumar parceiros e investidores.

Plano de negócios: atualizar é preciso

Normalmente, um plano de negócios prevê o ciclo de vida do seu negócio para os próximos 3 a 5 anos.

Isso significa que ele não é um documento estático, que uma vez feito não deve nunca mais ser tocado.

Seja você um empreendedor começando uma nova jornada ou empresário experiente, a sua jornada e experiência na lida diária com certeza farão com que novas ideias surjam para melhorar processos e ampliar resultados.

Por isso, faça questão de incluir o plano de negócios como parte da sua rotina de gestão, uma ferramenta que vai permitir lembrar quais os seus objetivos a curto, médio e longo prazo e garantir que você não se perca nos inevitáveis problemas e obstáculos que qualquer administrador acaba enfrentando.

Modelo de plano de negócios para download

Para complementar esse trabalho, gostaria de compartilhar com vocês uma planilha bem simples e prática compartilhada por nosso amigo Mauricio Camacho, especialista em varejo que já nos deu uma entrevista aqui.

Link para download: Modelo de plano de negócios – Sebrae

Mesmo que você seja o melhor programador do mundo ou um mega administrador que teve 300 matérias de finanças na faculdade, sempre vale a pena dar uma conferida em uma planilha desse tipo para ver se você não esqueceu de levar alguma coisa em conta no seu plano.

Concluindo…

Um plano de negócios ajuda você a colocar a sua ideia, o seu negócio, relacionado ao mundo real.

A sua importância como ferramenta de gerenciamento é fundamental para garantir o presente e o futuro do seu empreendimento.

Por isso, nunca abra mão de ter esse documento – atualizado – ao seu lado.

E que tal aproveitar essa vontade de realizar novos negócios com mais uma leitura cheia de boas dicas e práticas?

Aprenda conosco 7 passos para sair das dívidas e se tornar um empreendedor.

E lembre-se de que o sucesso será sempre proporcional ao seu esforço para fazer e acontecer!

  • Pingback: Tweets that mention Modelo de plano de negócios | Saia do Lugar -- Topsy.com()

  • http://www.tecnopeg.blogspot.com/ Victor Couto Alves

    Nossa Millor,

    O Saia do Lugar sempre surpreendendo! Post simplesmente perfeito pro momento que to passando! Vou usar justamente o final do ano para me planejar e precisava mesmo dessas dicas!

    Pois uma das minhas metas do ano que vem é transformar o tecnopeg numa empresa.

    Mais uma vez obrigado!

    Abração

  • http://www.tecnopeg.blogspot.com Victor Couto Alves

    Nossa Millor,

    O Saia do Lugar sempre surpreendendo! Post simplesmente perfeito pro momento que to passando! Vou usar justamente o final do ano para me planejar e precisava mesmo dessas dicas!

    Pois uma das minhas metas do ano que vem é transformar o tecnopeg numa empresa.

    Mais uma vez obrigado!

    Abração

  • Pingback: Modelo de plano de negócios para empresas na internet | Saia do Lugar()

  • Pingback: Modelo de plano de negócios | Saia do Lugar | Mad Economics()

  • Pingback: Dicas para melhorar seu plano de negócios | Saia do Lugar()

  • Vaick

    Seria ótimo se fosse em PDF

  • Danilofjg

    nao gostei muito!

  • brunolemos

    Link quebrado

  • Érleson Paereira

    Parabéns pelo Trabalho- Érleson Pereira / Gestor do Polo de Apoio Presencial da Universidade Anhanguera- ead.

  • Mateus Oliveira

    Gostei bastante da materia

    Atualmente venho pesquisando sobre como fazer um plano de negocios e atualmente conheci um curso sobre plano de negocios e já to criando um plano muito bom, recomendo o curso pra vcs o link é esse:http://bit.ly/comofazerplanodenegocios1