Esses 12 hábitos estão MATANDO sua produtividade

Esses 12 hábitos estão MATANDO sua produtividade

3972
3
SHARE
Hábitos de produtividade

Esse artigo foi escrito pelo Leonardo Puchetti Polak, editor do blog LP Produtividade, especialmente para os leitores do Saia do Lugar

Ser uma pessoa produtiva já é difícil por si só. Esse tipo de dificuldade aumenta ainda mais quando estamos nos sabotando com hábitos pouco produtivos, e que não nos trazem bons resultados.

Se você realmente deseja aumentar sua produtividade, seguem 12 hábitos que você deve começar a evitar a partir de hoje!

1. Multitarefar
Você já deve ter escutado que multitarefar é um mito, seja aqui no Saia do Lugar, ou em qualquer outro dos diversos blogs que já abordaram o assunto. Ainda assim, por ser extremamente prejudicial, eu não podia deixar de colocar o hábito de multitarefar como o primeiro dos hábitos que estão matando sua produtividade.

Após diversos estudos sobre o funcionamento do cérebro, e como processamos nossas tarefas, hoje cientistas concordam que a capacidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, ou de “multitarefar”, não existe.

Isso mesmo, nosso cérebro é incapaz de prestar atenção em duas tarefas ao mesmo tempo. O melhor que podemos fazer é alternar rapidamente entre uma tarefa e outra, entretanto isso possui o desagradável ônus de nos deixar menos produtivos. Ao alternar entre tarefas, nosso cérebro precisa de um intervalo de tempo para começar a pensar e operar com facilidade sobre aquela tarefa, nos levando a um desperdício de tempo e energia.

2. Não priorizar
Se existe um hábito que pode ser considerado como um caminho certo para o fracasso, esse hábito certamente seria o de trabalhar sem prioridades. Embora seja natural que queiramos perseguir diversos caminhos, por medo de deixarmos passar algumas oportunidades, esse instinto deve ser prontamente repelido.

Em seu livro “Essencialismo: A disciplinada busca por menos”, o autor Greg McKeown procura nos fazer enxergar que “Se não estabelecermos prioridades, alguém fará isso por nós! ”. Portanto, busque sempre definir quais são suas prioridades, os resultados que você está esperando, e o que você está disposto a fazer em troca desses resultados.

Artigo relacionado: Porque menos é mais? O Poder do Essencial

3. Trabalhar direto do seu e-mail
E-mails são uma forma de comunicação poderosa, entretanto, muitos de nós tendemos de utilizar nossas caixas de entrada também como nossa lista de afazeres. O grande problema decorrente desse tipo de atitude, é que você terá uma lista de afazeres preenchida por diversas outras pessoas, e não apenas por você.

Ao utilizar seus e-mails como sua lista de afazeres, você provavelmente terá grande dificuldade em priorizar o trabalho que lhe dará maior impacto, já que terá que avaliar constantemente as novas tarefas que estão chegando. Além disso, trabalhar dessa maneira aumenta as chances de você perder o foco, se distraindo com outros e-mails que não estão relacionados a sua tarefa atual.

4. Permanecer conectado o tempo todo
O advento dos smartphones e tablets permitiram, entre diversas outras coisas, a possibilidade de passarmos mais tempo conectados. Entretanto, isso pode ser visto como bom ou ruim, dependendo de quanto tempo você permanece conectado.

Embora permanecer conectado o tempo todo pareça aumentar sua produtividade, na maioria dos casos não é isso que acontece. Manter-se conectado apenas fornece o sentimento de estar ocupado. Entretanto, estar ocupado não significa necessariamente que se está sendo produtivo. Na realidade, existe uma grande diferença entre os dois. Enquanto que no primeiro grande quantidade de tarefas estão sendo feitas, no segundo grande quantidade de tarefas estão sendo finalizadas.

Reflita se o hábito de estar constantemente conferindo o celular está realmente te ajudando a concluir seus projetos, ou se é apenas uma maneira de procrastinar e aliviar o sintoma de não estar sendo produtivo.

5. Não rastrear seus resultados
Diante da grande diversidade de softwares e aplicativos capazes de rastrear nossos hábitos, rotinas, metas e projetos, não existem mais desculpas para você não rastrear seus resultados.

Procure sempre escrever, seja em um caderno ou no computador, quais são foram os resultados que você conquistou no dia. Ao refletir e manter um registro diário das tarefas completadas no dia, você estará aumentando a perspectiva que possui sobre o trabalho que está fazendo, enquanto aumentará sua confiança quanto a habilidade de lidar com as suas tarefas.

6. Trabalhar sem intervalos
Para sermos mais produtivos, precisamos aprender a gerenciar corretamente nosso tempo, energia e atenção. Muitas vezes, falhamos ao pensar que ao trabalhar sem intervalos estamos otimizando nosso tempo. Isso é um erro, pois estamos nos esquecemos dos outros dois componentes necessários para nossa produtividade: energia e atenção.

Ao tirar intervalos regulares entre suas tarefas, você estará fornecendo ao corpo a possibilidade de reabastecer suas energias, enquanto melhora sua capacidade de foco e concentração.

Esse é também o princípio da “Técnica de Pomodoro”, na qual tiramos um intervalo de 5 minutos de descanso para cada 25 minutos trabalhados. Esse intervalo de descanso, embora seja curto, já nos fornece o necessário para voltarmos a ter outros 25 minutos de foco total.

Artigo relacionado: 3 Estratégias de Produtividade Essenciais para Microempreendedores

7. Planejar demais
Como chefes ou gestores, tendemos a querer manter todo o controle em nossas mãos, o tempo todo. Para isso, tentamos antecipar todos as situações e problemas que podem acontecer a frente, para que já fiquemos preparados.

Entretanto, essa estratégia geralmente leva a perda de produtividade por um efeito chamado “Paralisia por Análise”. Esse fenômeno ocorre quando permanecemos apenas analisando dados e não chegamos a um consenso de qual o melhor caminho a ser seguido. Então, procuramos mais e mais dados, culminando em falta de atitude.

Planejar é um dos grandes segredos para a sua produtividade, mas deve ser feito na medida certa. Se seu planejamento está atrapalhando sua capacidade de agir, esse é um grande indicativo de que está planejando demais.

8. Planejar de menos
Enquanto que alguns planejam demais, outros planejam de menos. Trabalhar sem planejamento pode impactar muitíssimo seu dia de trabalho. Faça o teste e avalie. Em um ou dois dias dessa semana, comprometa-se a escrever quais são as três tarefas ou metas que possui para o dia. Comprometa-se a trabalhar em outras tarefas apenas quando essas três tarefas forem completadas.

Nos demais dias da semana, trabalhe como já está habituado, sem planejamento. Você verá facilmente a distinção que o planejamento no início do dia terá sobre sua produtividade.

9. Fazer muitas reuniões
É muito difícil, tanto para você, quanto para seus empregados, manter um fluxo de trabalho quando existem constantes interrupções para reuniões. Em um mundo cada vez mais conectado, onde está cada vez mais fácil telefonar e mandar mensagens, não existem motivos para tantas reuniões na semana.

Para minimizar esse tipo de interrupção, busque não atender a reuniões que não estejam com um objetivo claro definido, e busque oferecer outras alternativas para reuniões que você acha que não estão adicionando valor.

Além disso, você verá que seus funcionários lhe agradecerão. Poucas coisas são tão apreciadas por funcionários quanto reuniões canceladas.

10. Apertar o botão “soneca”
Esse você não esperava, não é mesmo? Apertar o botão “soneca” é um hábito que muitos de nós nem mesmo paramos para pensar, mas possui um grande impacto sobre como nosso dia prosseguirá.

Desde o momento que você acorda, seu corpo permanece atento aos sinais que você fornece para ele, e utiliza esses sinais como indicativos de como o dia deve prosseguir. Ao apertarmos o botão “soneca”, estamos sinalizando ao corpo que a preguiça deve predominar, e que estamos desmotivados com a nossa vida.

Em contrapartida, quando levantamos assim que o despertador toca, sinalizamos que estamos dispostos a nos esforçar para ter um dia extremamente produtivo, com energia e motivação para seguir em frente.

Na próxima vez que seu despertador tocar, pense no que deseja comunicar a seu corpo. A primeira hora da manhã é a mais importante do seu dia, pois define como será todo o resto do seu dia.

Artigo relacionado: Rito Matinal: o Maior Segredo para Alcançar o Sucesso Empresarial

11. Utilizar computadores, tablets e celulares a noite sem proteção ocular
Nossos ciclos de vigília e descanso são amplamente influenciados por hormônios, sendo o principal entre eles a melatonina. A melatonina é responsável por regular o sono, tendo sua concentração aumentada quando nos encontramos em ambientes calmos e escuros. O espectro de luz azul influencia consideravelmente esse hormônio, e, portanto, deve ser evitado nas horas que precedem nosso descanso.

Dessa forma, recomendo a utilização de óculos que bloqueiem o espectro de luz azul, ou ao menos a utilização de aplicativos como f.lux para Mac, Windows e iOS, ou Twilight para Android. Essa simples mudança impacta enormemente a qualidade do seu sono e fará com que você acorde mais disposto no dia seguinte.

12. Não delegar
“A incapacidade de delegar é um dos maiores problemas que vejo com os gestores em todos os níveis. ” – Eli Broad

Não adianta, em um ponto ou outro das nossas carreiras, nos confrontamos com mais trabalho do que conseguimos lidar. É nesse ponto que devemos aprender a delegar nossas tarefas para outros membros da equipe, de forma que tenhamos mais tempo para as atividades de maior impacto dentro da organização.

Mesmo sabendo disso, a maior parte dos chefes e gestores que conheço tendem a resistir a essa tarefa, seja apenas por não saberem como delegar, ou pela dificuldade que possuem em não ter todas as tarefas da empresa sob sua supervisão.

Ainda assim, esse tipo de pensamento pode facilmente te levar a subutilização da sua equipe, enquanto seu prato continua cheio, o que pode prejudicar não só você, mas todo o seu negócio.

Artigo relacionado: Como delegar de maneira eficiente

Conclusão
Nossos hábitos correspondem a grande parte das nossas vidas. Se você realmente quer ter uma vida saudável e produtiva, invista seu tempo para se desvencilhar de hábitos improdutivos e tenho certeza que colherá ótimo resultados!

Para aprender mais sobre hábitos, rotinas e produtividade pessoal, acesse lpprodutividade.com.br

  • Michelle

    Olá! Adorei o post! Não encontrei o app f.lux! É esse mesmo o nome?!

    • Leonardo

      Olá Michele,

      O app é esse mesmo.
      Você pode fazer o donwload através do site:

      https://justgetflux.com/

      Infelizmente, você não vai encontra ele na App Store, já que a Apple não permite que aplicativos tenham acesso para fazer mudanças no sistema no aparelho, tal como a mudança na iluminação da tela.

      Ainda assim, no site do f.lux eles explicam direitinho como fazer para instalar o aplicativo.

      Espero ter ajudado!

  • http://resolvasuavida.com Áquila Adler

    Uma das coisas que matava minha produtividade, e eu nem percebia, era o fato de planejar demais. Felizmente isso já foi corrigido há algum tempo.

    Ótimo artigo.

    Apenas uma observação, o último link do artigo, que leva para o LP Produtividade, está quebrado.