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Equipe de marketing: 8 dicas para montar uma equipe eficiente

Uma equipe de marketing eficiente é uma ferramente potente para qualquer empresa. Não importa o tamanho e não importa o momento.

Uma equipe de marketing eficiente é uma ferramente potente para qualquer empresa. Não importa o tamanho e não importa o momento.

Agora, no atual contexto econômico e de instabilidade que vivemos, ela passa a ser um diferencial para quem quer continuar crescendo, mesmo na recessão.

Porém, montar esse dream team do marketing não é tão simples assim.

Tal qual um time de basquete, também é necessário que cada funcionário saiba exatamente sua função, que trabalhem em harmonia e que tenham claras as metas aspiradas pelo treinador a cada momento.

Por isso, nesse artigo, reunimos oito dicas para que você consiga montar uma equipe de marketing eficiente e consiga alavancar os resultados de sua empresa.

1 – Trace objetivos concretos

O primeiro passo para conseguir guiar sua equipe rumo aos melhores resultados possíveis é, você mesmo, saber onde quer chegar.

A cada momento, uma empresa está com um objetivo diferente.

Ela pode estar interessada em conquistar um novo público ou em cativar mais o público que já possui. Quem sabe até encontrar novas oportunidades de produtos e serviços ou identificar.

Para saber mais sobre público alvo, leia esse post. 

Esse objetivo precisa estar claro em um Plano Estratégico e dividido em metas mensuráveis para ser alcançado.

Só a partir dessa primeira definição, que é realizada pelos tomadores de decisão, é que será possível estabelecer uma equipe preparada e eficiente.

Afinal, se você não sabe onde quer chegar, como poderá descobrir quais os melhores profissionais para o ajudar a chegar “lá”?

2 – Entenda os profissionais que você possui

O segundo passo é conhecer melhor quem já trabalha com você.

Essa etapa é importante pois ajudará você, a partir dos objetivos que traçou, a entender que habilidades vocês já dispõe e quais você ainda precisa encontrar no mercado.

Treinar ou afinar as capacidades de um funcionário já contratado é muito mais rápido e barato do que contratar um novo, que precisará se adaptar à realidade e a cultura de sua empresa.

Além disso, ao entrevistar e buscar compreender as habilidades e anseios de seus funcionários você poderá reduzir as distâncias das pessoas com quem você trabalha, será capaz de incentivar cada um da forma correta e conseguirá resultados muito melhores.

Comumente as pessoas decidem abandonar os empregos em que se encontram por não se sentirem motivadas ou fazendo aquilo que as inspira.

Uma tática eficiente para minimizar esse índice de rotatividade é justamente identificar onde cada empregado pode oferecer mais para sua empresa.

3 – Capacitar quem já está com você

Antes de iniciar sua caçada na selva do mercado, invista naqueles que já fazem parte do seu time.

Agora que você sabe onde chegar e entende melhor quais são as características das pessoas que trabalham contigo, é o momento de incentivar o crescimento dos que estão com você nesse momento difícil.

Grandes lideranças podem surgir a partir de um simples incentivo vindo do superior, se for feito da forma correta.

Se, enquanto os concorrentes estiverem demitindo, você estiver se esforçando para garantir que seus funcionários deem o melhor de si, pode ter certa que o diferencial vai aparecer nas estratégias de marketing definidas.

Se nada disso lhe convenceu ainda de que olhar para dentro da empresa é um movimento inteligente, saiba que custa menos. Exatamente, é bem mais barato.

Lembre-se do valor financeiro e de recursos humanos demandado na hora de contratar.

Se já passou por isso, sabe das dificuldades para encontrar bons candidatos, a maratona de entrevistas, a metodologias de escolha, etc. É claro que, em alguns momentos é necessário, porém, economia inteligente nunca é exagero.

4 – Selecionar as pessoas certas

A próxima etapa, se você já esgotou totalmente as possibilidades internas de potencial da sua equipe marketing e ainda precisa ampliar a força de seu negócio, é partir para o recrutamento.

Saiba exatamente o que você está procurando, voltando à estratégia do funil de marketing. De uma forma simplificada, esse funil pode ser dividido em três grandes etapas, atrair, convencer e fechar.

Quanto mais investimento em uma relação de qualidade construída nas primeiras etapas, mais orgânica será a transação nas etapas finais.

Por isso, caso você possa investir em uma equipe de marketing mais robusta, invista primeiramente na capacitação dos profissionais responsáveis por atrair os potenciais clientes e em convencê-los dos benefícios de seus produtos e/ou serviços.

5 – Escutar é essencial

Conforme você deve ter percebido, utilizamos a palavra “relação” para definir o tipo de laço que você deve buscar ter com seus públicos.

Isso porque essa é uma palavra ideal para destacar a importância de escutar nesse processo.

Mas não escutar de forma pouco inteligente, mas cativar os feedbacks e incorporá-los de forma inteligente ao seus processos.

Em outras palavras, os profissionais de marketing de uma equipe eficiente estão atentos às pistas que clientes, fornecedores e consumidores potenciais dão a respeito das marcas para ás quais trabalham.

Isso significa compreender as necessidades dessas pessoas, atraí-las ao demonstrar os pontos fortes da marca e converte-las em potenciais clientes, passando assim para os responsáveis pela venda.

A equipe de marketing é a que melhor precisa conhecer a empresa e seus pontos fortes e fracos, pois é a responsável por definir que estratégias serão usadas em quais cenários.

Por isso, ela deve ser capaz de extrair essas informações dos públicos e receber o maior número de dados possíveis dos demais setores do desenvolvimento ao comercial.

6 – Identifique onde melhorar

Mesmo depois de novos membros inseridos na equipe e da capacitação dos antigos, é essencial estar sempre monitorando o roll de habilidades que você dispõe na sua equipe de marketing para entender onde pode ser melhorado.

Assim como outros aspectos da vida corporativa, o marketing está sempre se atualizando, novos conceitos e estratégias nascem, são testadas e comprovadas a cada dia.

Compare, quais eram as melhores estratégias para alcançar seu público nos anos 2000?

E hoje em dia, com a variedade de redes sociais e acessibilidade do desenvolvimento de sites e de veículos de mídia totalmente diferentes?

Então, tudo está em constante evolução e é preciso se certificar de que você continua realizando as melhores práticas para o setor da sua empresa.

Não vacile em investir em cursos, seminários, congressos e outras formas de ampliar as capacidades do seu time!

7 – Conceitos para não perder de vista

Pode parecer óbvio para quem tem alguma experiência na área de marketing ou mesmo para administradores com uma formação mais formal, porém muitos empreendedores não estão realmente familiarizados com os termos e funções do marketing.

Então, dê uma olhada em algumas expectativas que você pode ter em relação a sua equipe de marketing.

  • Análise de comportamento do consumidor;
  • Integração de comunicação interna e externa;
  • Gestão de preços;
  • Marketing digital;
  • Pesquisa de mercado;
  • Estratégias de marketing de produtos e serviços;
  • Marketing digital;
  • Gestão de marcas;
  • Posicionamento de marcas.

Cada uma dessas funções está perfeitamente inserida dentro do que se espera de um bom profissional de marketing e de uma equipe eficiente. E são ferramentar super importantes para alcançar os objetivos principais da companhia.

Por isso, mantenha pessoas que consigam executar o máximo dessas funções de forma competente e eficaz.

Mas, há um quesito que merece destaque e é uma das principais vantagens de se ter uma equipe de marketing competente: inovação.

Bons profissionais de marketing trabalham com a criatividade a flor da pele. Essa obsessão por encontrar novas soluções não poderia ter momento melhor para ser aproveitada.

Em tempos de crise, uma equipe de criativos dentro da empresa, competentes e afiados, podem ser seu diferencial para conseguir reduzir custos e aumentar as vendas.

8 – Não menospreze o potencial da harmonia

Esta é uma dica importantíssima e neglicenciada por muitos empregadores. É preciso se lembrar que uma equipe eficiente de marketing trabalha junto.

É muito trabalho coletivo, internamente no grupo e em relação com demais setores da empresa.

Por isso, o funcionário ou o grupo de funcionários precisa ter uma boa convivência com os colegas.

Não deixe que pequenos desentendimentos sejam alimentados e se tornem grandes conflitos.

Esteja sempre atento à capacidade de seus funcionários em trabalharem juntos, combata fofoca e comportamentos destrutivos porque eles podem se voltar contra os resultados da empresa como um todo.

Em último caso, ao identificar alguém que cause problemas e tenha uma postura inflexível, considere seriamente retirar esse funcionário do marketing.

Essas são algumas das principais dicas para você construir uma equipe de marketing eficiente.
Não se esqueça do funil de marketing, colocando mais força na atração e convencimento. Além de estar atendo para um equilíbrio inteligente das competências dos seus empregados.
E, por fim, foque em criar um ambiente de trabalho harmonioso, que instigue o melhor de cada um deles.
Com essas dicas campeãs, com certeza você será capaz de otimizar a atuação do marketing de sua empresa!
Agora que você já sabe como montar uma equipe de marketing eficiente, acesse este artigo para descobrir como montar uma estratégia de marketing campeã.
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