Entusiastas: as pessoas responsáveis pelo marketing boca-a-boca

Entusiastas: as pessoas responsáveis pelo marketing boca-a-boca

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Valorize seus entusiastas
Tenha companheiros de viagem

As principais vantagens de valorizar seus entusiastas são: ganhar publicidade gratuita (boca-a-boca) e receber consultoria gratuita (feedbacks). A principal desvantagem é… hum… ah… bem, acho que não tem nenhuma.

Para ter uma ideia do poder dos entusiastas, seguem divulgações gratuitas que temos recebido graças a eles:

Valorize seus entusiastas
Companheiros de viagem fazem a jornada mais fácil

Crie algo que mereça entusiastas
Pessoas só se interessam por algo interessante. Se você faz um produto/serviço mediano, feito para pessoas medianas, igual a vários outros concorrentes medianos, por que alguém que não é da sua família iria ser seu entusiasta?

O filósofo japonês Sr. Miyagi já falava para seu pupilo: você pode andar de um lado ou do outro da rua, no meio da rua o caminhão te atropela.

Até o produto mais inútil do mundo consegue entusiastas, mas duvido que o produto mais mediano do mundo faça o mesmo.

Conheça seus entusiastas
Uma das coisas mais legais de ter um blog é que é muito fácil responder comentários e trocar uma ideia com as pessoas que se deram ao trabalho de deixar um comentário. Impressionantemente, muitas empresas simplesmente não respondem quem entra em contato. Como assim?!?!?

Responder e-mails e comentários rapidamente é algo que está enraizado na nossa cultura e é fundamental para nosso crescimento. Veja mais em Como a Empreendemia atende seus clientes.

Dê voz aos seus entusiastas
Ao planejar o marketing boca-a-boca, o pensamento é “Eu quero que pessoas falem bem da minha empresa sem que eu pague um centavo pra elas”.  Pra que isso aconteça, facilite ao máximo a vida da pessoa pra que ela fale de você.

É nesse ponto que a internet acelera as coisas. Ao clicar no botão do Twitter em cima desse artigo, você consegue facilmente mandá-lo para muitas pessoas. Ao clicar no botão “aumente sua rede”, os usuários conseguem convidar outros usuários para o Empreendemia. Usar ferramentas para que seus entusiastas espalhem a mensagem é fundamental.

Além disso, é importante criar motivos para que as pessoas falem de você. Um projeto muito legal que estamos começando é o Café com Negócios. Basicamente é uma rodada de negócios organizada de forma autônoma por empreendedores da nossa rede. Confira uma resenha do Café com Negócios realizado em Belo Horizonte.

Gratidão acima de tudo
Apesar de não estarem fazendo um favor propriamente dito, você deve no mínimo um agradecimento aos seus entusiastas.

Aproveitando o momento, agradecemos ao pessoal da Verticis e da Easy Office Poa pela organização das edições do Café com Negócios. Agradecemos também ao nosso leitor Alvaro Beckerig da Interligando que manda TODO DIA nossos artigos no Twitter. Um agradecimento especial também pra você que está nos lendo agora.

Conclusão
Imagine seu processo de marketing como um caminhão em movimento. O processo para conquistar entusiastas é lento e exige um grande esforço, mas quando sua empresa pegar embalo e tiver uma boa base de entusiastas, vai ser muito difícil pará-la.

Para ler mais artigos em que falamos sobre a importância do marketing boca-a-boca, confira a sessão entusiastas.

Abraços,
Millor Machado (entusiasta dos nossos entusiastas)