Entrevista: Como delegar tarefas no dia-a-dia

Alexandre-borinAlexandre Borin é fundador e CEO da Prestus, primeira empresa de assistentes virtuais do Brasil, fundada em 2009 e que tem como carro chefe o Número Mágico, que é um número de telefone exclusivo, para você direcionar as chamadas que não pode atender do seu celular ou fixo

1. Como surgiu a ideia de criar a Prestus? Você, como executivo de uma grande empresa, sentia dificuldades na hora de delegar tarefas?
Eu atuava como diretor em uma grande multinacional, cuidava de três áreas diferentes e compartilhava a secretária do meu chefe com mais de 150 pessoas.

Foi do mal uso do meu próprio tempo, que surgiu a idéia de um serviço que pudesse me ajudar 24h por dia, na rua, no trânsito, e nas mais diversas tarefas que consumiam o meu tempo, por um preço acessível.

**2. Para as pessoas que querem delegar, mas não sabem por onde começar. O que você recomenda? **
Existem diversas dicas bacanas, mas em síntese o mais importante é cada empreendedor se auto-observar durante o dia.

Estou focado nas coisas certas e que fazem a diferença para o meu negócio? Se a resposta for negativa, na maior parte do tempo, é hora de começar a delegar mais tarefas.

O empreendedor precisa ter foco no negócio e se dedicar a fazer as coisas que só ele pode fazer. Todo o resto pode e deve ser delegado.

Isto se faz desenvolvendo as pessoas e lançando mão de tudo o que estiver ao seu alcance, incluindo o uso de assistentes virtuais remotas.

**3. Quais tipos de “tarefas chatas” que o empreendedor consegue evitar ao contratar um serviço de assistentes virtuais? **
Nos produtos mais simples, já se inclui a retaguarda completa de um time todo de secretárias que operam em turnos. O cliente liga para a Prestus e, pelo seu número de telefone, já identificamos e o atendemos, na hora.

As solicitações mais comuns são:

  1. Informações, 24h por dia: esteja na rua ou no trânsito, conseguimos a informação certa, na hora que você precisa, seja um endereço, uma loja nas proximidades ou mesmo uma rota para fugir do trânsito;
  2. Ligar para call-centers, resolver problemas e tomar providências, em seu nome;
  3. Atender o seu celular remotamente, nos momentos que você perderia a chamada (e o cliente);
  4. Atender clientes, inclusive 24h por dia, através de um número exclusivo para a sua empresa (o Número Mágico), tomando pedidos e solicitações e repassando para você ou para o departamento responsável.

**4. Uma ideia muito comum é que ter secretárias ou assistentes é “coisa de rico”. Você poderia passar uma ordem de grandeza dos valores de um serviço que livre o empreendedor de dores de cabeça comuns do dia-a-dia? **
Uma secretária custa, a qualquer empresa: R$ 1200 (salário inicial, via sindicato) mais R$ 860,00 (encargos, transporte e pequeno vale alimentação), totalizando R$ 2060,00/mês (2013), para 8h/dia. Por outro lado, um Número Mágico 24h (nosso serviço) custa R$ 350,00/mês.

Quando criamos este serviço, lá em 2009, a intenção que tínhamos em mente era criar algo que fosse extremamente acessível, para qualquer profissional, fosse ele empregado ou empreendedor. Que o profissional pudesse ter sempre um assistente ao seu alcance e à sua disposição, para ser o mais produtivo possível, por 15% ou 20% deste custo, e ainda 24h por dia.

Nestes 4 anos, temos histórias incríveis de nossos clientes, que tem a “vida” salva por assistentes que estavam disponíveis, sempre que preciso.

**5. Para finalizar, qual sua mensagem para o empreendedor que acredita no “Se você quer algo bem feito, faça você mesmo”?  **
Ser empreendedor no Brasil tem um quê de ser “super-homem”. Temos que estar muito atentos com a tendência que temos de querer fazer tudo sozinho. Digo sempre nas palestras que dou: “Se quer bem feito 50 vezes, ensine 10 vezes, se for necessário!”.

Na Era da Colaboração, temos que atuar bem “em equipe”, e isto se faz através da confiança e do desenvolvimento de pessoas.

A tecnologia nos traz a sensação de que podemos e devemos resolver tudo sozinhos, mas a melhor tecnologia é o que faz o contrário: a que aumenta a colaboração entre as pessoas, e permite que fiquemos focados no que fazemos melhor e deleguemos o restante para o time.

Nota do editor: Se você se interessou pela ideia de assistentes virtuais, conseguimos em parceria com a Prestus (empresa do Alexandre), um pacote de degustação do produto Número Mágico, exclusivo para leitores do Saia do Lugar. Dessa forma você consegue experimentar o serviço e ver o impacto gerado na sua empresa.

A degustação inclui 10 atendimentos gratuitos sem compromisso. Se gostar, você pode adquirir um Número Mágico por apenas R$250 mensais. Já pensou que bacana seria ter uma secretária só por esse preço?

Se você quer que seu cliente nunca mais caia na caixa postal, veja mais informações aqui.

comments powered by Disqus