Derek Sivers Derek Sivers já foi músico profissional e palhaço de circo. Em 1998 ele criou a CD Baby, maior loja de música independente da internet, vendendo CDs de mais de 150 mil músicos.

">

Entrevista com Derek Sivers sobre como criar uma empresa online bem sucedida

Excelente entrevista com Derek Sivers, falando sobre como começar uma empresa online bem sucedida. Um grande destaque são as dicas sobre como definir o modelo de negócios.

Derek Sivers Derek Sivers já foi músico profissional e palhaço de circo. Em 1998 ele criou a CD Baby, maior loja de música independente da internet, vendendo CDs de mais de 150 mil músicos.

Em 2008 ele vendeu a empresa por U$22 milhões e doou esse dinheiro para uma instituição filantrópica focada em projetos de educação musical.

Nota do editor: Junto com as perguntas, Derek mandou alguns vídeos que ajudam a ilustrar os pontos. Infelizmente eles não têm legendas, mas vale muito a pena dar uma conferida.

Como você decidiu começar seu negócio na internet? Você teve algum momento “Eureka!” ou simplesmente foi algo natural?
Não foi uma decisão que eu tomei conscientemente. Dizer “Vou começar um negócio” nunca é um bom ponto de partida.

Ao invés disso, você deve simplesmente prestar atenção em algo que as pessoas estejam precisando de ajuda. Daí você dá um jeito de ajudá-las de forma que elas irão ficar felizes em te pagar.

No meu caso, simplesmente criei um site para vender o meu CD, já que não havia sites que vendiam música independente. Depois de vender o meu CD pela internet, meus amigos músicos perguntaram se eu poderia vender pra eles. Foi simples assim.

(Link para o vídeo no Vimeo)

Uma das maiores desculpas que eu ouço para não começar uma empresa é a falta de financiamento. O que você tem a dizer para o cara que tem uma ideia e acha que não pode começar o projeto por falta de investimento?
Você pode começar do nada e isso te dará uma vantagem sobre aqueles que ficam só buscando por investimento ao invés de começar.

Comece com o que você já tem. Tem um papel e um telefone? É o suficiente para começar.

Comece com um cliente só. Ache uma pessoa que vai te pagar por um serviço que seja uma versão muito básica da sua visão grandiosa. Depois, cresça a partir disso.

(Link para o vídeo no Vimeo)

Muitos empreendedores online têm sérias dúvidas sobre como monetizar seus sites. Como você fez para definir o modelo de negócios da CD Baby?
Se as pessoas não sabem como ganhar dinheiro ou precisam usar a palavra “monetizar”, elas não estão criando algo que as pessoas precisam!

Se você quer ganhar dinheiro, você precisa escolher um trabalho pelo qual as pessoas fiquem felizes em te pagar. Ache uma maneira de ajudar as pessoas e faça suas vidas melhor de forma que elas te paguem por isso.

Uma vez que você descobriu isso, o modelo de negócio fica óbvio. Daí você pode ser criativo para pensar em parcerias ou outros canais de distribuição, mas é essencial começar com um serviço ou produto bem básico pelo qual as pessoas estejam dispostas a pagar.

Meu modelo de negócios levou 2 minutos para ser elaborado. Foi assim: meus amigos me pediram para vender seus CDs. Daí eu falei “Beleza”.

Me levou cerca de 45 minutos para configurar o meu site, então eu cobrei U$35 para compensar meu tempo.

Depois, eu gastava um pouco de tempo toda vez que alguém comprava um CD. Era necessário tirar o CD da prateleira, empacotá-lo e levá-lo ao correio. Então eu cobrava U$4 por CD vendido.

E isso foi tudo! Tudo girava em torno desses dois números: U$35 para configuração + U$4 por CD vendido. Esse foi o modelo de negócios que me gerou U$20 milhões.

(Link para o vídeo no Vimeo)

Qual é a importância de, mesmo sendo uma empresa online, entregar ao cliente uma experiência de consumo muito bacana? 
Isso é algo que faz toda a diferença do mundo. Existem milhares de aplicativos e sites por aí. A maioria deles nunca fala com os clientes.

Se você vai lá, conversa com o cliente e faz qualquer coisa que o deixe feliz, ele lembrará de você para sempre.

Além disso, essas atitudes também te deixam feliz. Você pode ir dormir toda noite com um sorriso, lembrando de todos os agradecimentos que recebeu, das risadas que ouviu e da felicidade que criou naquele dia.

Isso vale mais do que dinheiro.

(Link para o vídeo no Vimeo)

Se você pudesse voltar no tempo e conversar com sua versão mais nova, que conselho você daria para acelerar seu aprendizado sobre como ser um empreendedor online?
Comece. Agora mesmo. Sem desculpinhas. Sem esperar. Sem investimento. Faça algo de valor essa semana. Algo que alguém pague alguma coisa, mesmo que só U$1. Foque nisso.

Dinheiro não é nada mais que um símbolo de valor. Se o dinheiro não está vindo, isso significa que você não está criando algo que tenha valor para as pessoas. Ou então você está, mas está vacilando em não cobrar por isso.

Foque em fazer coisas de valor, em ser uma pessoa de valor e cobrar pelo que você faz. Isso coloca o seu na reta e transforma o seu hobby em um negócio.

Isso é assustador, mas é exatamente por isso que você precisa começar. Agora.

Nota do editor parte 2: Já faz um tempo que acompanho o trabalho de Derek pelo seu blog e por algumas palestras no TED. Porém o que me fez mesmo virar fã de carteirinha do cara foi seu livro “Anything You Want”.

Além de ser muito inspiradora a história da CD Baby, é simplesmente sensacional a forma que ele passa suas filosofias sobre negócios, o universo, a vida e tudo mais. Recomendo demais o livro dele. Veja mais aqui.

  • Alessandro Guimarães de Andrad

    Assunto super relevante! Ótimas dicas para quem tem ousadia.

  • Muito legal essa entrevista. O livro dele tem versão em português ?

    • Oi Robeilton, tudo bem?

      Que bom que gostou da entrevista! Foi muito legal trocar uma ideia com o cara.

      Do livro, acho que ainda não tem versão em português.

      Abraços!

  • Ex

  • Simplesmente fantástica essa entrevista…..adorei esse cara e ainda não o conhecia….parabéns Millor!

    • Que bom que gostou Anderson! O cara é realmente sensacional.

      Abração

  • Sensacional, me tornei fã desse cara 🙂