empresas de marketingredes sociais são um ótimo meio para interagir, engajar e divulgar produtos ao consumidor, ninguém duvida. Afinal, o brasileiro gasta uma média de 650 horas mensais acessando as praças virtuais. Quando se fala em Facebook, a plataforma mais utilizada no País, os usuários passam mais de 6% do tempo útil conectados. Portanto, todo empreendedor já deve ter se perguntado: Afinal, qual o melhor horário para postar no Facebook?

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Quais são os maiores desafios das empresas de marketing?

Um dos assuntos mais comentados nos últimos tempos é o fato do marketing estar assumindo cada vez mais um papel fundamental em qualquer negócio. Ele vem ganhando espaço a cada dia, se tornando o principal responsável pela sobrevivência das empresas.

Um dos assuntos mais comentados nos últimos tempos é o fato do marketing estar assumindo cada vez mais um papel fundamental em qualquer negócio. Ele vem ganhando espaço a cada dia, se tornando o principal responsável pela sobrevivência das empresas.

E como já dizia uma famosa frase das histórias em quadrinhos que foi parar nos cinemas: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades!”

Ou seja, o marketing também está sendo cobrado por trazer resultados, mas também está cada vez mais empoderado com recursos para ganhar eficiência em suas ações e também mensurá-las de forma efetiva.

Afinal, já deu pra perceber que muita coisa mudou no jeito de consumo com a chegada do ambiente web na vida do consumidor, que influenciou totalmente em sua jornada de compra.

Se antes as pessoas eram fortemente influenciadas pelos canais tradicionais, hoje a internet tomou conta disso, o que abre um bom espaço para que qualquer empresa consiga concorrer de forma justa com as grandes e tradicionais, já que o ambiente é mais dinâmico e flexível.

E claro que para as empresas que tem o marketing como atividade principal, isso não é diferente. A pressão e os desafios para empresas de marketing se adaptarem à essa nova era do consumo são ainda maiores, pois dependem disso.

Principais desafios para empresas de marketing

Dentro desse contexto, vamos apresentar aqui os principais desafios que essas empresas enfrentam, independente do seu tamanho.

Pois como já falamos anteriormente, eles são similares para todas, pois o ambiente e a influência no consumidor mudou através da internet, que possui “regras” mais democráticas, dando a possibilidade para que todos tenham o mesmo espaço, ao contrário dos canais tradicionais.

Segue abaixo alguns desses desafios e também algumas dicas para superá-los:

Ser autêntica e entender o seu público – alvo

Com toda essa nova realidade do marketing no Brasil, é inevitável que isso vire uma moda, então nos deparamos com várias empresas de marketing prometendo a solução perfeita que vai resolver a vida de qualquer cliente.

Sendo assim, perguntamos: O que faz da sua empresa diferente de tantas outras que existem por aí? Todo mundo está falando que o marketing digital é a solução para qualquer negócio. Por isso é preciso ser autêntica, o que significa ter empatia com o próprio negócio e elaborar uma comunicação que seja estratégica em seus canais de comunicação.

Utilize isso aliado à empatia com seu público-alvo também. Isso irá garantir que a sua empresa irá atrair os clientes certos e que irão se beneficiar dos serviços que oferece, desenvolvendo a famosa parceria ganha-ganha.

Como resolver? Entenda seu público-alvo através das suas personas, desse modo tente entender a real dor delas e o que as levaria a contratarem os seus serviços. Pensar fora da caixa e conhecer os melhores canais para atingir esse público também faz parte da autenticidade da empresa.

Segmentar: Dividir para conquistar

Entender a cabeça do consumidor é um primeiro grande passo para ter sucesso com as estratégias de marketing. E nesse sentido, muitas empresas ainda insistem em manter um mesmo padrão de comunicação para todos os seus perfis de potenciais clientes.

A consequência disso é o afastamento do seu público-alvo a cada dia que se passa, pois ele chega a conclusão de que a empresa sabe cada vez menos sobre suas necessidades e muito menos sobre seus interesses.

Dessa maneira, a ideia de que “só estão querendo me vender algo” prevalece em relação a “estão querendo me ajudar” na cabeça daquela lead.

Por esse motivo é importante que você trabalhe fortemente com a segmentação desses contatos para conseguir direcionar a melhor comunicação possível, assim abre-se a possibilidade para que ele sinta que sua empresa está lá para ajudá-lo.

Não sabe por onde começar? Que tal começar a trabalhar com uma régua de relacionamento? É simples, basta fazer campanhas com esses seus contatos em prol de entender os seus interesses e necessidades. Entendendo isso, você já tem condições de dividi-los para poder se comunicar e atendê-los da melhor forma possível.

3 – Inovar na Jornada de Compra

Como a internet vem mostrando que tem cada vez mais um papel decisivo na jornada de compra do consumidor, deixando-o cada dia mais empoderado, não basta focar as ações somente na última etapa dessa jornada que é a decisão de compra.

É preciso entender que a empresa tem papel fundamental em todas as etapas, desde quando aquela lead está aprendendo sobre o tema, até quando ela reconhece que precisa de uma solução para seu problema e decide agir sobre isso.

O modelo tradicional de vendas não é tão efetivo como antigamente, não basta simplesmente colocar um vendedor na rua para empurrar um produto ou serviço para qualquer um.

Portanto, é preciso inovar e fazer algo diferente do que todo mundo vem fazendo por aí, através de estratégias diferentes.

Como inovar? Tente entender toda a jornada do seu cliente e verifique como você pode ajudá-lo nesse caminho. Estude os gatilhos que irão lhe mostrar em qual etapa o cliente estará e aplique técnicas de Inbound Marketing para poderão ajudá-lo.

Lembre-se de que quanto mais o seu potencial cliente se sentir ajudado nesse caminho, mais confiança ele vai depositar na sua empresa.

Produzir Conteúdo

Aproveitando que falamos da importância de atuar em todas as etapas da jornada do cliente, agora vamos falar do caminho para realizar isso de forma excelente: Trabalhando com Marketing de Conteúdo!

Não há maneira melhor de ganhar a confiança do público do que fornecer conteúdo de qualidade e que vai atender às sua necessidades ou interesses naquele momento.

Parece simples, não? Pois é, mas ainda há várias empresas que ainda sentem dificuldade nesse ponto. Mas calma, nunca é tarde para agir sobre isso! A produção de conteúdo pode começar de maneira simples, com posts no blog da empresa, por exemplo.

A grande vantagem de conseguir emplacar a produção de conteúdo, é que se os conteúdos produzidos forem relevantes, a empresa terá a possibilidade de educar o seu mercado e se posicionar como referência naquilo que está falando.

Como começar? A produção de conteúdo começa com o interesse genuíno de ajudar a persona a se informar sobre um assunto ou resolver um problema. Se possível, peça auxílio para os especialistas sobre determinado tema dentro da empresa, para cumprir essa missão.

Outra maneira de começar é também verificar o que a empresa já tem a disposição de conteúdo pronto que pode ser útil para o seu público-alvo, após isso, basta transformá-lo em um post no blog ou em materiais ricos (guias, ebooks, ferramentas, etc).

Não serem invasivas

Infelizmente, o marketing trouxe uma herança não muito legal dos tempos passados, que são as ações baseadas em propagandas frias e totalmente invasivas. Já está bem claro que o consumidor está mais informado sobre qualquer coisa e isso o faz mais exigente também.

Por isso, qualquer comunicação que ele não achar adequada irá somente queimar a empresa,  que perderá um potencial cliente naquele momento, além da sua confiança e credibilidade. Em casos como esse, dificilmente o cliente voltará atrás em sua decisão.

Como agir? Ajude primeiro e depois venda! Essa regra está muito ligada a quase todos os desafios que apresentamos até agora. Por isso, a sua comunicação deverá estar muito alinhada com a jornada de compra do cliente, a oferta de conteúdo de qualidade e sempre abordando no momento certo sem querer avançar etapas de forma prematura.

Trabalhando dessa maneira, a empresa reduzirá a chance de perder potenciais clientes por ser considerada invasiva.

Mensurar Resultados e comprovar ROI

O fato dos resultados das ações de marketing serem cada dia mais mensuráveis é a felicidade de alguns, mas também é o pesadelo de outros.

Principalmente para quem está acostumado a trabalhar da maneira tradicional nas quais as ações eram mais subjetivas, pois assim era fácil também trazer resultados subjetivos.

Por esse motivo, o desafio de comprovar o ROI (Retorno sobre Investimento) é um dos que mais mexem com a cabeça de qualquer profissional de marketing, pois existe uma pressão por resultados que não permitem que muitos erros sejam cometidos.

Essa mudança, fez com que “métricas de vaidade” sejam a cada dia mais deixadas de lado. Ou seja, métricas relacionadas à conversão são muito mais valorizadas do que simples ações tal como o compartilhamento de um post em redes sociais.

O que mensurar? Para comprovar o ROI das ações de marketing é preciso estar atento a dados como custo de aquisição de clientes (CAC), ciclo de vendas, entrega de oportunidades para equipe de vendas e até a influência do marketing no próprio processo de aquisição de clientes.

Encontrar Talentos

Por fim, o último desafio tem a ver com uma das principais partes de qualquer negócio: As pessoas. Encontrar talentos vem se tornando um desafio cada vez mais árduo, para qualquer empresa.

E na área de marketing não é diferente! Até porque profissionais dessa área estão cada vez mais completos, ou seja, tem a capacidade de executar boa parte das atividades do escopo da área.

Sendo assim, a régua de qualificação aumentou, fazendo com que esses profissionais sejam fortemente requisitados e até escassos no mercado.

Como encontrar talentos? A grande dica é investir em pessoas dispostas a aprender e crescer nessa área, dando a chance para pessoas que estão interessadas em construir uma carreira nessa área.

Formando esse profissional de forma qualificada, o próximo desafio será valorizá-lo para que seu trabalho conquiste grandes resultados e para que se sinta valorizado na própria empresa.

Agora que você já conhece boa parte dos desafios de empresas e profissionais de marketing, entenda o perfil de profissionais que são requisitados nesse mercado, consultando as vagas que estão abertas no portal rockjobs!