empreendertaxa de empreendedorismo atingir o número de 39,3%, a maior registrada em 14 anos. Indo além, a taxa é maior do que de países como Estados Unidos e Alemanha.

">

Empreender é fazer pequenos progressos todos os dias

Excelente análise sobre uma forma de empreender que exige progressos pequenos, porém constantes, focadas em remover os obstáculos entre você e seu sonho

Em 2015, o Brasil viu a sua taxa de empreendedorismo atingir o número de 39,3%, a maior registrada em 14 anos. Indo além, a taxa é maior do que de países como Estados Unidos e Alemanha.

Isso indica que o brasileiro, por si só, possui um espírito empreendedor e um grande interesse em ser dono do seu próprio negócio. Ao mesmo tempo, há uma visão deturpada e fantasiosa do que é, efetivamente, empreender e do que é necessário para alcançar o sucesso.

Na realidade dos fatos, o caminho do sucesso é constituído por pequenos progressos todos os dias. Para entender melhor o assunto, veja a seguir alguns pontos que você não deve desconsiderar!

O que é empreender?

Por definição, empreender significa o ato de começar ou de tomar a decisão de realizar uma tarefa difícil ou que seja trabalhosa. Partindo desse ponto, o termo também se relaciona ao mundo dos negócios.

Empreende não apenas quem cria um novo negócio, mas quem busca novas formas de criar valor para a sociedade, usando para isso uma nova forma de oferecer um produto ou serviço de interesse das pessoas.

Empreender nem sempre significa abrir um negócio totalmente novo, já que há modelos consagrados e que funcionam bem. Porém, é necessário que cada empreendimento tenha seus próprios diferenciais competitivos. Do contrário, já chega ao mercado fadado ao sucesso.

Nesse processo, tudo começa com uma ideia, mas se concretiza por meio de trabalho duro e paciência. Afinal, construir um negócio de valor não é algo que acontece da noite para o dia, mas, sim, aos poucos, dia a dia.

Por que as conquistas diárias são importantes?

É justamente por isso que as conquistas diárias são importantes. Mais do que um estrondoso sucesso momentâneo, são as conquistas do dia a dia que ajudam a estabelecer e a fortalecer o sucesso do negócio como um todo.

Diante das pequenas vitórias diárias o empreendedor também passa a ter uma ideia melhor de por qual caminho seguir e do que fazer para chegar onde se deseja. Quando algo é conquistado em um dia, normalmente é fruto de uma ação planejada com o objetivo de sucesso.

As conquistas cotidianas também servem como combustível para quem empreende. Ver que suas ações estão dando resultados normalmente é estimulante para os empreendedores de modo que eles possam continuar a crescer.

Em um mercado cada vez mais competitivo, movimento é vida. Por isso, essas conquistas são igualmente relevantes para garantir um destaque da concorrência ou, no mínimo, uma atuação equiparada. Ao final, o negócio fica mais fortalecido e mais robusto para se manter dentro do mercado de maneira geral.

O que é o perfil empreendedor e por que ele é importante?

Dentro de todo esse processo de empreender é preciso ter em mente que outra coisa também é muito importante: o perfil empreendedor. Basicamente, ele se trata das características necessárias que uma pessoa possui e que ajudam na tarefa de empreender.

Não existe um perfil único, mas normalmente estão envolvidas características como autonomia, esforço, comunicação, persuasão e paixão pelo que se faz. São muitas as características e quantas mais estiverem envolvidas, maiores são as chances de sucesso.

Diferentemente do que muita gente pensa, entretanto, essas características não são exclusivamente inatas. Embora muitos empreendedores tenham o perfil desde sempre, é possível desenvolver muitos desses pontos.

Assim, conhecer o perfil empreendedor é importante para desenvolver características importantes que são responsáveis pelo sucesso. A partir da aplicação prática dessas qualidades, o negócio ganha a chance de se devolver todos os dias.

O que é preciso para que ocorram pequenos progressos todos os dias?

Os progressos diários permitem que o negócio se estabeleça no mercado de maneira contínua. Sendo assim, é fundamental empreender de forma a ter novos e melhores resultados todos os dias para conquistar a permanência definitiva no mercado.

Mas, afinal, o que é preciso para conseguir esses resultados contínuos? A seguir, a resposta:

Planejamento

Dentro do mercado de negócios, é praticamente impossível conquistar resultados de maneira estruturada se não houver planejamento. Sem planejamento, o seu negócio pode até ter conquistas diárias, mas dificilmente elas vão se manter em médio e longo prazo.

Além disso, sem planejamento não é possível ter grande controle sobre que tipo de resultado seu negócio vai conseguir. Aumentar o número de vendas é positivo, mas pode não ajudar tanto o negócio quando o que conta mais é aumentar a lucratividade ou a retenção de clientes.

Com a definição de metas e estratégias, por outro lado, é mais fácil garantir que o negócio caminhe rumo aos pontos desejados, concretizando mudanças com mais assertividade.

Acompanhamento

Mesmo quando o resultado planejado é alcançado, é fundamental que o negócio faça um acompanhamento constante dos dados. A partir da definição de métricas e de indicadores de performance é possível entender melhor o comportamento do empreendimento diante de determinada situação.

Não apenas isso ajuda os planejamentos futuros, como também permite que o empreendedor identifique ameaças e oportunidades.

Se uma determinada meta for alcançada muito mais facilmente do que o esperado, por exemplo, há indícios de que há uma oportunidade a ser aproveitada. Por outro lado, se uma meta não foi cumprida como o esperado há a chance de haver uma ameaça ou erros envolvidos no processo.

Persistência

Empreender não é uma tarefa fácil e obter resultados nem sempre é possível do jeito que se deseja. Quem desiste, entretanto, jamais chegará onde deseja com o seu negócio. Em vez de desistir, o empreendedor precisa persistir frente às adversidades.

Nesse momento, inclusive, o planejamento é de grande auxílio. Mesmo diante das dificuldades, um bom planejamento ajuda a indicar a direção e o que deve ser feito para lograr o sucesso.

Muitas vezes, um empreendedor precisa insistir mais de uma vez com a mesma estratégia para obter sucesso, já que as contínuas otimizações tornam a atuação cada vez mais precisa.

Criatividade

Conquistar progressos todos os dias também exige criatividade. É fundamental que o empreendedor saiba que muitas vezes é preciso pensar fora da caixa para conquistar resultados diferenciados.

Na maioria das vezes o sucesso de um negócio não está relacionado tão somente à quantidade de recursos disponíveis, mas à forma como eles são usados. Se não fosse assim, startups não conseguiriam se destacar no mercado com seus modelos altamente escaláveis e o tradicionalismo sempre venceria.

É dever do empreendedor, portanto, ter novas ideias de maneira contínua, da gestão à apresentação do negócio, para conseguir novos resultados diários.

Apetite ao risco

Empreender significa também correr riscos. Por mais que sua ideia seja ótima e por mais que o público pareça ter interesse, não dá para prever o futuro. Uma nova solução de mercado pode surgir e colocar o negócio em xeque ou uma crise econômica pode surgir para complicar as finanças.

Há também riscos envolvidos em uma situação mais positiva. Expandir o negócio ou oferecer uma nova solução são atitudes que podem ou não dar certo e que, por isso, trazem riscos associados.

Com isso, o empreendedor precisa estar disposto a correr riscos de maneira controlada. Isso significa analisar a situação, entender o impacto de cada risco e agir, planejadamente, de modo a diminuir ao mínimo possível as chances de algo dar errado. Dessa forma, aumentam as chances de o negócio conseguir novos e melhores resultados, todos os dias.

Comprometimento

Todos devem estar comprometidos com o negócio se o objetivo é, efetivamente, chegar ao sucesso. Não existe um empreendimento que ofereça resultados diários sem que todos os envolvidos estejam realmente comprometidos em chegar ao sucesso.

Por parte do empreendedor, por exemplo, é necessário que ele saiba que é necessário trabalhar duro para chegar onde deseja. Os colaboradores, por sua vez, precisam oferece engajamento à ideia de negócio para que outras pessoas também acreditem e consumam.

Mais do que isso, o comprometimento garante que o negócio entregue o que prometeu com o máximo de qualidade.

Conhecimento

A verdade é que o mercado muda a todo instante. Continuamente surgem novas formas de consumo, o perfil dos consumidores vem mudando e a forma como a empresa deve se relacionar já não é mais como antes.

Estar atualizado com essas mudanças, portanto, é indispensável para qualquer empreendedor que deseje ter progressos diários em seu negócio. Do contrário, o empreendimento se torna ultrapassado e datado, ficando para trás dos negócios novos que surgem com muita vontade de dar certo.

Acompanhar o mercado, conhecer novas formas de gestão do negócio e estar sempre atento ao que vem pela frente são indispensáveis na busca por resultados.

Melhoria contínua

Depois de fazer tudo isso certo, o negócio precisa investir em continuar melhorando, afinal, não há algo tão bom que não possa ser otimizado no mundo dos negócios. Com a preocupação de melhoria contínua o negócio oferecerá mais informações e também mais resultados diários.

Ao agregar valor para o cliente, o empreendimento vai se tornando cada vez mais diferenciado e mais destacável em um mercado competitivo. Como a melhoria nunca tem fim, os resultados continuam surgindo, diariamente.

O ato de empreender, diferentemente do que muita gente pensa, envolve ter novas e pequenas conquistas todos os dias, em vez de apenas um grande sucesso único. Para isso, além do perfil empreendedor é preciso colocar em prática ações como planejamento, monitoramento de resultados e melhoria contínua.

Quer ter sucesso na tarefa de empreender? Então veja 10 passos para tirar ideias de negócio do papel.

  • Um texto muito bacana, parabéns.

    Acho válido reforçar também que empreender não é ficar rico do dia para a noite, é na verdade um processo de amadurecimento. Não pode desistir, tem que manter a empresa aberta até ela dar certo.


    Co-fundador do elaele
    http://www.elaele.com.br