Empretec, o melhor curso de empreendedorismo que já fiz

Empretec, o melhor curso de empreendedorismo que já fiz

5959
30
SHARE

Quando me formei em Sistemas de Informação, já trabalhava em uma empresa da família (escritório de contabilidade) e tinha sempre a ideia de ter meu próprio negócio, dentro da minha área de formação e paixão. No último ano da faculdade, em 2002, convidei 2 colegas para serem meus sócios. Estava fundada a empresa, com 3 pessoas totalmente técnicas, que sabiam desenvolver softwares, mas que entendiam quase nada de gestão.

Empretec

Depois de 2 anos de empresa, estávamos progredindo, mas em ritmo lento. Precisava de uma reciclagem para estimular o lado empreendedor, algo que pudesse acelerar isso tudo. Foi quando em uma conversa com um cliente, ele me falou do curso EMPRETEC. O curso possui uma metodologia criada pela ONU, para desenvolver empreendedores ao redor do mundo. No Brasil, o Sebrae é o responsável por aplicar o curso.

Uma curiosidade interessante é que no início do curso, as pessoas entram se achando a “bolacha mais recheada do pacote”, ou então “a última coca-cola no deserto”. Isto é, até mesmo pela maioria do pessoal ter experiência como empreendedor, acha que vai estar dentro da turma para ensinar, para mostrar para os outros suas experiências empreendedoras. Ledo engano.

Afirmo isso porque passei por essa situação e pelo que pude conversar com as outras pessoas, eles também. Os facilitadores te estimulam a enfrentar situações que, naturalmente, você pode errar ou até mesmo planejar pensando pequeno. É exatamente nessas horas que você precisa ser humilde para aceitar o feedback.

Infelizmente não posso relatar as atividades que acontecem no curso, não somente pelo contrato que assinamos, mas pela experiência de enfrentar as situações simples, onde o perfil empreendedor aparece. Por isso é importante que quem for fazer o curso, não saiba o que vai enfrentar por lá.

Quando fiz, eram 9 dias consecutivos. Atualmente, são 6. Mesmo assim, desde já aconselho:

Esqueça sua rotina de trabalho diário
Não fique no curso pensando nos emails que você deve checar e enviar depois, a noite, por exemplo. O curso também tem atividades para o tempo fora dele. Uma sugestão é aproveitar uma semana de folga ou férias mesmo.

Caia de cabeça
Não fique com receio ou envergonhado para realizar as atividades propostas pelos facilitadores. Viva o curso! Eu garanto que a experiência será muito melhor compreendida.

Tenha muita persistência e humildade
Dependendo dos facilitadores, os feedbacks podem ser muito intensos, principalmente quando são negativos. Isso é exatamente para estimular você a pensar grande, a enfrentar de frente os desafios e obstáculos (pelo menos eu vi assim).

Com isso, durante o EMPRETEC, criei uma espécie de mantra para mim. Algo que me estimulasse todos os dias e que fizesse parte também dos meus princípios: “Just do your best, always!” (Apenas faça o seu melhor, sempre!)

Resultado
Foi o melhor curso que fiz, perdi 2,5 Kg nesses 9 dias e aprendi coisas que mudaram meu jeito de enfrentar a vida, de empreender, não somente na empresa, mas também na vida pessoal.

Vale muito a pena! Recomendo!

Abraço e sucesso.

Cristiano Silveira dos Santos

Por sinal, se você estiver no momento de começar a sua empresa, temos um site específico para te orientar nesse momento. É o Abra Sua PJ.

Além de conteúdo bem didático sobre o processo de registro do CNPJ, temos uma equipe especializada para tirar todas as suas dúvidas e a realizar a abertura da sua empresa. Veja mais aqui

  • http://twitter.com/MundoADM Daniela Baumgarten

    Oi Cristiano,
    Muito legal o seu relato sobre o Empretec. Também foi o melhor curso de empreendedorismo que fiz e sem dúvida um dos mais marcantes de todos.
    Um abraço!

  • http://www.twitter.com/cristianosilver @CristianoSilver

    Olá Daniela.
    Que bom que gostaste do relato.
    Como descrevi naquele item “Caia de cabeça”, acredito que se a pessoa se dedicar ao curso, possivelmente será também para ela um dos melhores.
    Abraço e sucesso!

  • ingoporto

    Hehehehehe… Não tiro uma linha do que você escreveu.
    Fiz o Empretec há uns 2 anos. É muito bom mesmo! São 9 dias sem respirar, só levando lapada. Me senti no BOPE dos empreendedores.
    E no final, hein? Ainda tem aqueles maleditos selos de CCEs? (kkkkk)? E os iô-iôs, qual o seu resultado?
    Ah! Acabei de lembra da amarelinha no início do curso e do vídeo no fim.

    Acho melhor parar por aqui. Vou acabar dizendo o que não devo. 😛

    Para quem ainda não fez, é mais que recomendado. Para quem já tá pensando em fazer, só digo para ter cuidado com o bode na metade do curso. A luz está apagada, mas ele fica sempre no canto direito da sala. (ups! teclei de mais). KKKKKKKK….

  • http://www.twitter.com/cristianosilver @CristianoSilver

    Acho que você falou agora uma definição para o Empretec que não tinha pensado ainda e que resume toda a intensidade do curso: é o BOPE do Empreendedorismo!
    Excelente!!! 😀

    Abraço e sucesso.

  • http://twitter.com/flpgoulart Felipe Goulart

    Olá Pessoal, eu fiz a versão de 6 dias, pelo que o instrutor nos falou a intensidade é maior, pois o conteúdo é o mesmo de 9 dias mas com pequenas alterações… teve o grande dia que tivemos que virar a madruga, aprendi muito com uns karas tupetudos que tinham no treinamento (aprendi pq eles colocavam as asinhas de fora, se estrepavam e vinha o feedback, rsrs), a parte das CCEs é pra deixar o cabloco de cabelo em pé, teve um amigo meu que com ajuda de outros empretecos conseguiu ganhar muito dinheiro (na semana do treinamento)….

    Vale muito a pena, mas como o Cristiano falou, precisa entrar de cabeça para aproveitar cada instante… É retorno garantido, e outra coisa legal é que alí vc pode errar, no mundo dos negócios não….

    Abraços,
    Felipe Goulart

    • Wanderson_anzolin

      O certo mesmo para o termo feedback é FODEBECK

  • Roberto Fermino

    Sempre quis fazer o Empretec, mas acabei deixando de lado. Agora, tô querendo fazer! Deve ser o tipo de coisa que vc se arrepende por não ter feito antes hehe. Bons negócios galera!

  • Renan de Oliveira

    Eu fiz também Empretec. Fiquei em primeiro lugar quando fiz. 😀

    Foi MUITO bom! Recomendo pra qualquer um.

  • http://twitter.com/denisjob Denis Job

    Sempre que um aluno meu vem me perguntar opinião sobre uma idéia de negócios, pergunto: você já fez o Empretec? Se a resposta for negativa eu digo: primeiro faça o curso e depois conversamos sobre sua idéia…
    Fiz e recomendo para todos…

  • João Gomes

    Eu AINDA não tenho meu próprio negócio, mas pretendo ter em breve…
    Gostaria de saber se você recomenda mesmo assim?
    Valeu Millor, parabéns pelo blog.

  • http://www.twitter.com/cristianosilver @CristianoSilver

    Olá João.
    Não sei se a pergunta foi para mim, mas mesmo assim vou responder usando as palavras do Denis Job, do comentário anterior: primeiro faça o curso. Isso vai lhe dar a segurança suficiente para começar o seu próprio negócio com outra visão, mais precisa e determinada.
    Usa a experiência e capacitação do curso, alinhado com os artigos que o Saia do Lugar posta direto, como apresentação de ideias e criação de plano de negócio. Somando tudo isso, você começa com grandes chances de sucesso!
    Abraço e sucesso!!!

  • João Gomes

    Obrigado Cristiano!
    Utilizarei suas dicas.

  • http://twitter.com/simoesrenan Renan Simões

    Eu fiz o Empretec e me orgulho muito!

    Foi uma experiência incrível na minha vida, abriu muitos caminhos na minha mente, o curso faz você quebrar todas as suas barreiras comportamentais e psicológicas.

    Hoje sou empresário, casado e tenho um filho.

    Vejam só o resultado: http://www.rogerstenis.com.br

  • http://twitter.com/patricknasc Patrick Nascimento

    To muito afim de fazer esse curso.. quais os pré-reqs?

  • Frueda

    olá, veja nosso blog, acabamos de fazer o empretec, vamos trocar experiencias e contatos. abraços

    http://www.sgcmarketing.com.br/v1/blog-frueda

  • Luiz Fernando

    Amigos, estou concluindo o Empretec amanhã (dia 30/10/10) e já sinto uma expressiva mudança no modo de agir. Compartilho com vocês a minha empresa CRIA. Até amanhã, é possível concorrer ao sorteio do prêmio (iPod nano 8gb) que será transmitido ao vivo pela web. Sucesso!

    • ivan mendes

      Ola boa noite, preciso de uma dica sobre a empresa a cria, hoje foi meu primeiro dia empretec

  • Patriciafroner

    Eu também fiz o Empretec.. Sinto que estava em “coma”.. risos… Realmente foi o melhor curso que fiz na vida e depois disso minha empresa decolou… Recomendo…

  • Clubedodvdbrasil

    No momento de empreender um negócio, ninguém gosta que lhe expliquem como reagir quando seu sócio, que dois meses antes estava fascinado por aquela ideia, lhe diz, de repente, que não vê as coisas claramente, deixando-o sozinho diante do perigo. Tampouco gostam que digam que sua grande ideia não é tão importante assim, ou que sua vontade de empreender é, na verdade, uma reação ao repentino e universal desejo de dar uma pancada no pescoço de seu chefe, bem ali onde terminam suas costas, ou que não tem coragem suficiente para ser um empreendedor.

    nao deixe de ler esse livro
    http://olivronegrodoempreendedor.blogspot.com/

  • Paolandia

    FAZER O EMPRETEC É SABER QUE VAI TER QUE TER UM COMPROMISSO MAIOR COM
    SUA EMPRESA BUSCANDO COMPROMETIMENTO EM BUSCAR PLANEJAMENTO E METAS
    PARA SER BATIDAS EM CURTOS ,MEDIOS E LOMGOS PRAZOS .
    EU SOU CESAR TAMBEM UM EMPRETECO QUE TENTO COLOCAR AS 10 CCE DENTRO
    DA EMPRESA.

  • Vera Simões

    Estou ansisosa pra fazer o curso, já a inscrição, e dia 07 de fevereiro será a entrevista, estou animadissima! Na verdade AGORA fiquei mais animada, pq vc falou que perdeu 2,5 kg. Esse curso de fato faz MILAGRES!! rs !Valeu a dica Cristiano

  • Valeria Nakamura

    Sou facilitadora do Empretec desde 2000, dicas para quem quiser fazer: o Empretec não é santo milagreiro, o resultado e as mudanças dependerão do que cada um fizer no seminário. Jogue-se nas atividades, pois não terá outra oportunidade. Aproveite, pois poderão ser os melhores dias de sua vida. Boa sorte ou melhor bom trabalho a todos!!!

    • Flávio Nastas

      concordo, serão dias importantíssimos na vida. Fiz o empretec há 11 anos atrás e até hoje lembro de cada momento vivido. Sinto apenas não ter “mergulhado de cabeça” e vivenciado cada momento em toda plenitude. Fui umpouco receoso, mas até esse receio ajudou no aprendizado.
      REcomendo a todos 

  • Sergiomolicawa

    Quando fiz o Empretec em Setembro/2009,tinha uma vaga idéia do que seria o curso,pois qdo morava no Japão assistia o reality show “O Aprendiz”,onde a maioria dos participantes haviam feitos o curso.Como havia retornado ao Brasil recente e não tinha idéia do que faria,resolvi fazer o curso,fui aprovado nas entrevistas e veio o grande dia do seminário! No 1o dia foi um choque,muitos desafios e pura dinâmica,ter que realmente produzir e realizar algo foi um grande desafio.Pensei será que realmente era p/estar ali?Sai naquele dia assustado, e no dia seguinte fui conversar c/alguns facilitadores questionando o fato de eu estar ali em meio a empresários e futuros empreendedores.Eu não tinha nada de concreto e estava apenas na fase das pesquisas.Mas para meu alivio,informaram-me que se fui selecionado era porque estava no auge do perfil empreendedor que atendia os critérios do curso.Foi uma semana cansativa,estressante em que não dormi e nem comi direito,perdi 5kg,mas o que ganhei em aprendizado nenhuma faculdade ou escola ensina.Superei meus medos e desafios, e mais aprendi a conhecer-me e a pontuar meus comportamentos.No último dia encerrei com uma corrida de 10km,cumprindo meu objetivo satisfatoriamente.O EMPRETEC foi isso para mim,o melhor curso que fiz.Hoje sou sócio numa empresa que estamos reestruturando,e sempre aplicando os ensinamentos que tive durante o EMPRETEC …. Abraços a todos… Sergio Molicawa Campo Grande/MS

  • Anderson Santos

    Não posso deixar de recomendar o Empretec para todos os empreendedores que conheço. Me tornei empreteco em 2010 e hoje lancei meu primeiro projeto online que permite criar sites para pequenas e médias empresas, chama Siteface ( http://www.siteface.com.br ) !!! Sem o Empretec provavelmente não conseguiria tirar esta ideia do papel.

  • Jnunes Souza886

    Quando li seu comentario fiquei muito enteresado em fazer este cursso,

  • alessandra

    mim de uma idea sobre a cria

  • Lauro Barbosa

    Estou fazendo agora e oferendo este produto à todos que já fizeram o seminário. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-221111188-camiseta-empretec-by-personart-_JM

  • Lourian

    Realmente é o melhor curso de empreendedorismo, já fiz mas perdi meu manual e agora estou me preparando para montar meu próprio negocio, mas nao sei como fazer para adquirir novamente.

  • Luiz

    Fiz o EMPRETEC na primeira turma de Pancas ES, posso dizer que valeu muito a pena, façam  com muita dedicação que vai lhe servir não só na sua empresa mais também em tudo que voce faz em sua vida.
    Luiz