empreendedor de sucessoempreendedores de primeira viagem, sempre cheios de dúvidas.

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Como ser um empreendedor de sucesso: 9 passos para sair do lugar agora!

Você já decidiu que tipo de negócio quer começar. Já sabe onde e com quem irá abri-lo.

Você já decidiu que tipo de negócio quer começar. Já sabe onde e com quem irá abri-lo.

Já conheceu fornecedores e fez contatos com parceiros. Você já tem até algum capital para investir e conta com um time disposto a apoiá-lo.

O que falta então para você começar a empreender?

Começar um novo empreendimento é sempre arriscado.

É claro que, assim como um lance na bolsa de valores, tudo depende de muito estudo, pesquisa e conhecimento de mercado, mas a decisão de levar uma ideia de negócio adiante também tem um quê de palpite.

Apesar de muitos economistas e administradores tentarem sem descanso, prever totalmente o futuro do mercado é impossível.

Na era digital, nunca podemos ter certeza absoluta sobre qual tendência irá surgir de repente e tomar o lugar de um negócio que, até a noite anterior, parecia o investimento mais seguro do mundo.

Mas calma! Ninguém quer que você desista de tudo e vá vender sua arte na praia (a não ser que esse seja o seu sonho, então está liberado!).

Muito pelo contrário, queremos mostrar aqui como alguns passos simples podem ajudar você a se tornar um empreendedor de sucesso mesmo quando a maré não estiver favorável para os negócios.

Afinal, um bom empreendedor sempre sabe como vender seu peixe, não é mesmo?

Defina seus objetivos

Ter objetivos bem definidos é o primeiro passo para se tornar um empreendedor de sucesso.

É preciso ter certeza do que você quer fazer antes de investir seu tempo e dinheiro em uma ideia: afinal, ninguém acerta um alvo atirando para todos os lados.

Para definir suas metas, é fundamental se conhecer bem.

Pergunte-se o que você pretende alcançar com a sua ideia, que problemas os seus possíveis clientes terão e como você poderá ajudá-los a resolver essas questões.

Isso o auxiliará a traçar um plano de negócios alinhado aos seus objetivos e às suas estratégias de vendas, criando mais autoridade para o seu negócio e conquistando a confiança de investidores e clientes.

Definir objetivos também será importante mais adiante, quando você for treinar seu time e ensiná-los a se superarem dia após dia.

Propósitos bem definidos ajudam a estabelecer metas diárias para você e para a sua equipe, além de auxiliarem na hora de decidir quais métricas testar para avaliar a eficácia da sua estratégia.

Na vida de um empreendedor, todo dia é um aprendizado constante!

Saia da zona de conforto

Nenhuma ideia se torna milionária de um dia para o outro. Se nem Steve Jobs conseguiu enriquecer da noite pro dia, não somos nós, meros mortais, que iremos provar o contrário.

Esqueça também aquela ideia de que existe “hora certa para investir”: você precisa criar a sua oportunidade.

Para saber em qual mercado investir, é preciso estudar e pesquisar muito, mas verdade seja dita, todo investimento é um risco. E para se arriscar, é preciso sair da sua zona de conforto.

Guarde o conhecimento profissional que você adquiriu até aqui para mais tarde: ele ainda será muito útil, mas o que você precisa agora é pensar como um empreendedor e agir para conseguir o que for necessário para levar sua ideia adiante.

Citando Paul B. Brown em seu artigo para a Forbes Magazine, comece com pequenos passos, mas ande para a frente: o importante é agir, aprender, construir e repetir o que funcionou para o seu negócio!

Estabeleça um método

Como em qualquer investimento a longo prazo, o empreendedorismo também traz o risco de surpresas desagradáveis.

Para não se surpreender quando um obstáculo surgir, o ideal é definir um método empresarial baseado no método científico.

Segundo estudos realizados na University of Virginia’s Darden School of Business, nos Estados Unidos, os empreendedores de sucesso têm, entre muitas coisas, um ponto fundamental em comum: a forma de pensar.

Após pesquisas com mais de 30 empreendedores reais, que obtiveram sucesso em pelo menos 2 de seus investimentos, a professora Saras Sarasvathy concluiu que esses profissionais priorizavam a inclusão do aprendizado acima de tudo em sua trajetória empresarial.

Lembra do mantra “agir, aprender, construir e repetir”? Pois foque em aprender na hora de definir seu método.

Teste cada ideia e registre todos os resultados relevantes. Repita o que funcionou, alternando as variáveis. Ensine o que você aprendeu à sua equipe e colha os resultados.

Crie algo novo

O mercado está cheio de pessoas tentando fazer as mesmas coisas, das mesmas formas.

Mas será que isso é ser empreendedor? Se você respondeu não, parabéns!

De fato, ser empreendedor não consiste em seguir às cegas o fluxo do mercado, nem em tentar as mesmas estratégias só porque todos estão fazendo isso.

Para ser um empreendedor de sucesso, criatividade é essencial.

É claro que ninguém aqui está sugerindo que você se mate de pensar em uma ideia tão revolucionária quanto o Whatsapp, nem que surja de repente com um negócio tão grandioso quanto a Apple. É muito mais simples do que isso.

Cada empreendedor é único e possui ideias próprias.

O que você precisa é descobrir como fazer aquela coisinha que ninguém no seu mercado de atuação fez ainda, aquele diferencial que fará com que clientes e investidores escolham você em vez do seu concorrente.

Lembra da dica do autoconhecimento? Aqui ela também será valiosa.

Descubra em que você se destaca e teste estratégias até descobrir qual delas funciona para o seu negócio.

Depois, aprenda com o que você testou e aplique esse conhecimento em novas estratégias, recomeçando o ciclo a partir daí.

Seja prático

Um erro comum que muitos investidores iniciantes cometem é complicar demais uma ideia ou a forma de colocá-la em prática.

Se você acha que complexidade é sinônimo de inovação ou domínio de mercado, pare! Você está fazendo isso errado.

Quanto mais simples for a sua estratégia, mais chances você terá de colocá-la em prática com maestria.

Ainda que a sua ideia seja um pouco complicada, seus processos devem ser sempre práticos e transparentes, principalmente se você conta com um time para te ajudar a tocar o negócio.

Mas nem tudo precisa cair sobre você.

Se gerir processos não é o seu forte ou se você simplesmente não tem tempo para isso, não hesite em pedir a ajuda de um especialista: só não vale deixar de fazer!

Hoje, existem empresas e softwares de gestão prontos para agilizar sua rotina e otimizar seu tempo, liberando você para se dedicar ao que realmente importa: o seu negócio.

Para te ajudar na praticidade, recomendamos a ferramenta Guru PME.

Mantenha-se atualizado

Outro erro comum, dessa vez até entre os empreendedores experientes, é achar que já sabe de tudo sobre o seu negócio.

Vivemos em uma era tecnológica onde tudo se transforma da noite para o dia: uma prática de mercado comum hoje já pode estar obsoleta amanhã.

Uma rede social que funcionava bem para a sua empresa pode dar lugar a outra completamente diferente, com novos recursos.

Por isso, um empreendedor de sucesso nunca deixa de estudar e de se atualizar.

Ele sabe que estar em dia com o mercado e com as tecnologias é fundamental para descobrir novas formas de crescer seu negócio e manter clientes e investidores por perto.

Afinal, no mundo dos negócios nada é garantido, e uma empresa que para no tempo pode perder até seus clientes mais fiéis.

Portanto, não importa se você está começando agora ou se já é velho de casa: participe de palestras e seminários sobre o seu negócio, troque ideias com seu time, participe de fóruns de discussão e acompanhe pelo menos 5 blogs sobre a sua área de atuação.

Lembre-se ainda de ficar de olho no que os seus concorrentes estão fazendo: eles também podem pensar na solução que faltava para alavancar seu investimento.

Use a internet

A internet é um mundo de possibilidades de todos os tipos, e você deve utilizá-la a seu favor.

Não tem a verba necessária para tocar seu investimento de primeira?

Experimente desenvolver sua ideia no meio virtual antes de trazê-la para um espaço físico.

Já tem parte do capital, mas ainda falta um pouquinho pra fazer as coisas do jeito que você quer?

Talvez o crowdfunding funcione para você.

No caso de você já ter iniciado seu empreendimento, lembre-se de manter seu site e suas redes sociais atualizadas.

Um site confuso ou redes mal geridas podem influenciar negativamente a visão de clientes e investidores sobre a sua marca, comprometendo a seriedade do seu negócio.

Um empreendedor de sucesso deve saber reconhecer quando esse trabalho está sendo bem feito dentro da empresa e quando ele deve ser delegado para uma agência especializada.

Trabalhe com o que você gosta e assim você tornará um empreendedor de sucesso!

Sair de um emprego para se dedicar a um empreendimento novo, ou simplesmente tentar uma forma nova de complementar sua renda pode ser frustrante caso você não faça o que realmente gosta.

Um bom empreendedor sabe que pode demorar alguns anos até que uma ideia comece a gerar frutos, e esse cultivo requer dedicação constante.

Portanto, não corra o risco de se prender a algo que você não quer muito fazer.

Lembre-se que a vida é curta e que ainda existem muitas coisas (inclusive outras ideias) que podem deixá-lo realizado!

Agora que você já sabe o que é preciso para se tornar um empreendedor de sucesso, que tal continuar acompanhando nosso blog? Separamos aqui 8 dicas para ajudar você a investir mesmo em momentos de crise. Até a próxima!

  • Realmente para ser um empreendedor de sucesso não e fácil.
    Precisa de muita dedicação, estar atento a tudo e a todos.
    E se você pretende trabalhar através da internet, primeiro de tudo precisa tirar da cabeça que dinheiro cai do Céu.
    Pra ter sucesso como Empreendedor precisa ter uma ideia inicial, se tiver essa ideia repentina procura colocar no papel. Mas só tem um detalhe. Antes de tirar essa sua ideia, esse seu projeto do papel, procure saber se o que vai oferecer e NECESSARIO para alguém.
    Um segundo ponto crucial também trazer algo (PRODUTO) que ira solucionar problema dessa sua Persona.
    Uma dica que eu Também dou Procure parceiros, se conseguir, o bom e com quem está no mercado, mas sempre procurando empreendedores relacionado ao tema que você aborda (Nicho)
    Mas se querem saber mais sobre esse assunto, abordado aqui no artigo, que por sinal são dicas valiosas, quero convidar você a ler uma artigo no meu blog, dentro do artigo tenho um PRESENTE, um E-book Gratuito aonde abordo mais sobre esse tema que e essencial na vida de um empreendedor, que queira ter sucesso, Segue o Link http://empreendedorismodigital.net/empreendedor-de-sucesso/

    Muito Obrigado, Sucesso!