Dicas para o empreendedor manter o foco

Empreendedor, ainda dá tempo de queimar seus barcos

A importância do empreendedor manter o foco e correr sempre atrás dos seus objetivos

O artigo de hoje foi escrito por Bruno Perin: empreendedor, palestrante e escritor 

Todo empreendedor que eu conheço possui uma mente super ativa e está sempre buscando oportunidades, criando suas próprias estratégias para ter um grande diferencial no mercado. Tudo isso por uma grande missão ou um propósito de vida maior.

No seu caso, você tem realmente se dedicado com foco total a esse objetivo? 

Pois é, para fazer grandes realizações é preciso manter o foco. Assim, você terá todas as suas forças voltadas a um único proposito. Porém, não pense que fazer isso é algo tão fácil assim.

Quantas vezes, quando algo não está indo bem, você foge do problema ao invés de enfrentar as dificuldades? Ou inventa logo novas formas de fugir? Ou então dá desculpas e cai fora?

Aqui nesse mundo maluco do empreendedor é realmente preciso ter coragem para superar limites, vencer desafios e se fortalecer nos momentos de turbulência, para assim merecer o direito de vitória e alcançar o objetivo desejado.

Lembre-se: “Não são as vitórias que fazem as pessoas serem grandes e sim a habilidade de lidar com as dificuldades”.

Acredito que todo bom empreendedor possui inúmeros projetos em mente e cada um mais ousado, inovador, genial e mirabolante do que o outro. Porém, é preciso se manter firme e não se desviar do caminho que você planejou. Do contrário, tudo será somente mais um sonho deixado de lado.

De tanto ouvir uma velha história, comecei a perceber alguns fatos que poderiam ser aplicados nesse nosso universo e é aqui que entra “o queimar dos barcos”.

A história fala sobre uma tropa pequena que partiu para o combate com uma tropa gigantesca de soldados.

Ao chegar no campo de batalha, o general da pequena tropa não pensou em recuar, mesmo estando em desvantagem. Ele utilizou uma estratégia certeira para ir com ainda mais força para o combate e tentar a vitória mesmo sendo estando em menor número.

A ação dele foi de queimar todos os barcos que eles mesmos haviam acabado de atracar lá na costa.

Daí você pensa: Esse comandante estava doido, maluco ou pirado ao queimar o seu único meio de voltar a terra firme.

Não, é justamente aqui que está a grande sacada da história.

Quando se tem muitas alternativas ou fontes de fuga, a atenção é dividida e não ficamos 100% focados em um único objetivo. Ao tomar essa atitude ousada, o comandante fez com que seus soldados, que até então tinham a alternativa de fugir, ficassem com um único foco, lutar ou lutar. Agora, mais do que nunca, eles tinham que vencer.

Qual o fim da história? Quem venceu a batalha?

Justamente a pequena tropa, que estava 100% focada no seu objetivo. Mesmo o adversário estando em maior quantidade, eles não estavam em sintonia. Ao ver toda aquela fome de vencer da pequena tropa, cada um optou por sua própria fonte de fuga, perdendo a concentração e assim acabando a luta.

Exemplo muito simples, mas, que tem feito enorme diferença em minha vida.

Então, quando dificuldades aparecerem, não pense mais em criar novas alternativas. Queime logo os seus barcos e continue focado no seu objetivo e sonho maior.

Campeão, grandes realizações estão por vir, continue a jornada…

Nota do editor: Você pode conferir mais sobre o trabalho de Bruno nos seguintes canais:

P.S.: Créditos da imagem Shutterstock