Em 2010 o bom atendimento vai reinar

Em 2010 o bom atendimento vai reinar

728
30
SHARE

Contribuindo também com o projeto do Fabio Camatari com previsões para 2010, o meu ‘chute’ é que o bom atendimento subirá no ranking de ‘diferencial’ para ‘obrigação’ (finalmente!) em grande parte das empresas – então, ou a empresa atende bem, ou já era.

Para ver os demais posts da série, confira o blog Almanaque do Bem.

O atendimento tem que ser daqui, ó!

Bom atendimento não começa do dia pra noite

Atender bem o cliente é algo que deve estar enraizado na cultura da empresa, algo em que não só os fundadores e diretores acreditem, mas que qualquer um em qualquer função saiba que isso é a prioridade. Não só pelo dinheiro, mas também pela satisfação em ver um cliente feliz, contente e saltitante – como diz o Culture Book da Zappos: “A pessoa talvez não se lembre do seu nome ou o lugar ou o que você fez, mas ela sempre se lembrará de como ela se sentiu”.

Porque nem sempre foi assim: Reputação 1.0

Até outro dia, os canais de comunicação eram escassos e unilaterais (ex. tv, rádio), por isso eram como feijões mágicos: era só plantar que dali nascia um monstro em vendas. Claro, o boca-a-boca sempre existiu e com certeza foi responsável pelo insucesso de várias empresas, mas nada que pudesse realmente destruir uma marca. O poder era dos comunicadores e, se não fizessem caquinha, o negócio tinha muita chance de dar certo (independente de tratar bem o cliente ou não) e pronto, a reputação estava lá.

Uma nova esperança: Reputação 2.0

Com a internet por aí, qualquer um pôde se tornar gerador de opinião (através de blogs, páginas toscas etc.) o negócio começou a mudar. Pessoas começaram a encontrar outras pessoas que pensavam a mesma coisa e isso só aumentou com a web 2.0 e as mídias sociais: agora existem pessoas reunidas em torno de causas/opiniões, trocando mensagens instantâneas sobre todos os assuntos, fazendo vídeos (united), fotos etc.

Isso significa que, se uma empresa pisar na bola com algumas pessoas, muita, mas muita gente mesmo vai ficar sabendo e a imagem da empresa em muito pouco tempo vai ser prejudicada por e diante de milhares de pessoas.

Pois então, “comofas”? Até hoje vimos muitas empresas com péssimas experiências em redes sociais (vários exemplos) que simplesmente tentaram interagir, mas que devido à falta de devida atenção aos seus clientes e de entendimento do ambiente, simplesmente fracassaram.

As dicas

  • Esteja onde seu cliente está: não adianta usar twitter se nenhum dos seus clientes estiver lá.
  • Conheça o meio e não subestime a inteligência do cliente: não adianta fazer um twitter corporativo pra lotar de spam ou perfis fakes no orkut pora falar bem da marca – as pessoas sempre descobrem algo anormal.
  • Responda rápido e resolva o problema: tempo é um bem muito valioso, respeite o do seu cliente e não demore 2 semanas pra responder que não poderá ajudá-lo.

2010 tem tudo pra ser um marco: se as empresas não fizerem nem o básico acima, algum concorrente fará.

Abraços,

Luiz Piovesana (pela felicidade geral da nação em 2010)

Outros artigos da blogagem coletiva:

Almanaque do Bem (Fabio Camatari) – “Previsões do bem” para 2010
Dinheirama (Ricardo Pereira) – Previsões econômicas para 2010
Dinheirama (Bruno Biscaia) – Comportamentos e atitudes que gostaria de ver em 2010
Dinheirama (Conrado Navarro) – Mais humildade e planejamento em 2010
Gestão Feminina (Re Alves e Laryssa Martins) – O que queremos para 2010
Administrando.biz (Claudinei Costa) – Os Meus Objetivos para 2010
Saia do Lugar (Millor Machado) – 2010: O ano em que a gestão vai para as nuvens
Saia do Lugar (Luiz Piovesana) – Em 2010 o bom atendimento vai reinar
Receita do Sucesso (Pedro Cardoso) – O que eu quero em 2010: tecnologia
Beto Veiga – Postagem que gostaria de fazer em 2010
MacMinds (Gino Olivato) – iTablet: Uma tecnologia para viver em 2010!
Sobre Administração (Gustavo Periard) – Desejo de grandes mudanças para 2010
Sucesso News (Vinícius Mont Serrat) – Bola de cristal 2010 – 5 previões certeiras para o ano novo
Admit (Estêvão Soares) – Previsões para 2010 – Conheça o seu futuro
Escorpião no Bolso (Aécio Santos) – Previsões 2010 do Escorpião no Bolso
Empreendedorismo do Bem (Horacio Poblete) –  Imagine o futuro, antecipe-se e influencie
Quero Ficar Rico (César França)Quero Continuar Ficando Rico – Previsões para 2010 (Parte I)
Quero Ficar Rico (Rafael Seabra)Quero Continuar Ficando Rico – Previsões para 2010 (Parte II)
Chapa Branca (Hélio Teixeira)
Desejos e “previsões” para 2010
Produzindo.net (Talita James) Algumas promessas para o ano novo