eBooks como ferramenta diferenciada de Marketing Digital

Ganhar alguns minutos de um potencial cliente tem se tornado cada vez mais difícil, até mesmo na Internet. Com a facilidade de criar um blog ou uma conta no Twitter, diversas empresas vêm se aventurando nas mídias sociais e a disputa por um pouquinho de atenção tem sido feroz.

Já vimos aqui mesmo no Saia do Lugar que uma das melhoras formas de superar a concorrência é partir para o novo, fazer o que ninguém faz. E isso se aplica também ao Marketing Digital.

Ainda são pouquíssimas as empresas do Brasil que trabalham bem com ferramentas um pouco mais incomuns, como podcasts, videocasts e eBooks, que são o tema desse post.

Com apenas um mês na nossa recém-lançada Startup – a Resultados Digitais – lançamos nosso primeiro eBook sobre Monitoramento na Internet. O objetivo do eBook era atrair uma nova leva de assinantes através de um conteúdo diferenciado, além de gerar Leads para que pudéssemos expor e pedir feedback sobre o produto de Marketing Digital que estamos desenvolvendo. Logo depois lançamos um segundo eBook sobre o tema Relacionamento com Email Marketing.

Mesmo com a empresa ainda pouco conhecida, fomos indicados por diversos experts nas mídias sociais e conseguimos ótimos resultados com as ações. Por isso dividimos com os leitores do Saia do Lugar os grandes motivos para você também criar eBooks como ferramentas de marketing:

Exercer papel de referência

Um eBook pode te ajudar muito a se firmar como referência no assunto. Primeiramente porque escrever um eBook e organizá-lo como um guia exige muita pesquisa e conhecimento do tema. Depois porque geralmente os blogs abordam conteúdos espalhados, ideais para quem já está familiarizado com o blog e com o assunto, enquanto um iniciante no tema precisa de uma sequencia lógica de aprendizado.

Se um novato pede recomendações de um material para estudar determinado assunto, adivinhe quem vai ser o indicado… o seu eBook!

Alta viralidade

Como já adiantamos, o eBook ainda é uma forma de compartilhar conhecimento muito pouco explorada pelas empresas brasileiras. O assunto “Monitoramento na Internet”, tema do nosso primeiro eBook, por exemplo, já tinha sido abordado de forma pontual em diversos blogs, mas não encontramos nenhum eBook completo sobre o assunto.

Como o material é útil e pouco comum, muitas pessoas viram mais valor e divulgaram muito mais do que se fosse um post simples, por exemplo.

eBooks atuam como iscas

Todo mundo sabe que para pescar alguma coisa é necessário utilizar uma isca no anzol. No meio digital, o eBook funciona muito bem como isca.

Alguns de nossos posts já tinham sido retwitados em bom volume e trouxeram bom tráfego para o blog, mas muita gente lê só o post indicado e abandona a página. Como o eBook gera mais valor que um post, as pessoas não se importam em deixar o email e mais alguns dados em um formulário.

Assim você pode usar essas informações de contato para diversas coisas: adicionar o usuário a uma lista de newsletter, entrar em contato para uma pesquisa ou mesmo para vender o seu produto.

Ajuda o potencial cliente a mudar o momento de compra

Quem você acredita que compre uma câmera fotográfica profissional da mais alta qualidade? Aquele que já conhece ao menos o básico da fotografia. Só quem entende de vinhos se disponibiliza a pagar o preço de uma bebida da mais alta qualidade. Teríamos diversos outros exemplos nessa linha.

O fato é que conhecer mais do assunto faz enxergar melhor as oportunidades e mudar o momento da compra. Não duvido que gente que nunca pensou em empreender começou a considerar a opção ao ler o Saia do Lugar.

O melhor é que se alguém se dispôs a dar os dados para ter acesso ao conteúdo do seu eBook, é porque já está interessado no assunto, o que faz com que seja mais fácil para sua empresa vender para ele.

É produzido gratuitamente

É verdade que escrever um eBook exige um certo tempo e algumas pesquisas, mas não há envolvimento financeiro no processo. Você pode começar hoje mesmo e publicar no seu próprio site, usando as mídias sociais para espalhar a mensagem.

Nós não investimos nenhum tostão em publicidade e tivemos um ótimo retorno com os nossos eBooks.

Esperamos que nosso aprendizado tenha servido para vocês. Se precisarem de alguma dica de Marketing Digital é só passar no Blog Resultados Digitais.

Um abraço,
André Siqueira e Equipe Resultados Digitais

Caso queira trocar uma ideia e cartões de visita com André, seguem seus contatos no Empreendemia:

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