Dicas para empreendedores se destacarem nas redes sociais

Dicas para empreendedores se destacarem nas redes sociais

Hoje em dia as redes sociais são os melhores meios de comunicação para seu negócio estar mais próximo ao seu cliente e clientes em potencial.

Hoje em dia as redes sociais são os melhores meios de comunicação para seu negócio estar mais próximo ao seu cliente e clientes em potencial.

Estas ferramentas são perfeitas para favorecer seu negócio neste aspecto, pois além de baratas e fáceis de utilizar, possuem um grande público que as acessa, então nada melhor que utilizá-las à favor de seu negócio e assim tornar sua marca mais conhecida no ambiente online.

Seus clientes e potenciais clientes, ou seja, a maioria das pessoas que utilizam a internet e redes sociais, passam mais de 80% de seu tempo visitando estas plataformas, por isso você deve se atentar muito em como poder tirar proveito disso.

Se você possui um local físico para seu negócio, atraia os seus clientes para que visitem mais sua loja, como por exemplo através de promoções relâmpago.

Agora, se não possuir um local físico, invista na comunicação que conquiste o cliente pelo olhar e se interesse pela sua marca e diferencial.

Através destas redes sociais, você consegue dar maior força à sua marca, fidelizar os seus clientes, aumentar sua clientela, além de poder mensurar o que seus clientes pensam sobre sua empresa e que imagem você está transmitindo sobre seus produtos e serviços, afinal, a maneira que seus clientes enxergam sua marca, é de sua responsabilidade, correto?

Então o blog Saia do Lugar reuniu hoje, em parceria com a payleven, algumas dicas para você tirar o maior proveito das redes sociais em seu negócio:

1. Crie seu próprio conteúdo:

Após encontrar uma identidade própria de comunicação da sua empresa com seus clientes, seja criativo e crie seu próprio conteúdo nas redes sociais.

É importante criar assuntos relevantes e de acordo com seu negócio, para que seus clientes não confundam seu negócio com qualquer outro canal de entretenimento, como existem milhares atualmente.

Os conteúdos devem ornar com sua marca, de forma com que estas informações deem mais credibilidade à seus produtos e serviços.  

Mostre seu diferencial fazendo publicações diárias, mas também é preciso cuidado: evite se tornar uma metralhadora de postagens e com o excesso de texto durante as publicações, pode parecer chato e “cansar” seu cliente.

Reduza sua publicação para 1/3 do que realmente iria escrever, e use fotos e imagens, atraindo o olhar dos usuários.

Dados recentes do Facebook indicam que ter fotos em suas publicações podem aumentar até 35% das suas visualizações!

2. Anúncios:

No meio das publicações de conteúdos relevantes como informamos no primeiro tópico, publique e divulgue sua marca, suas promoções, e novidades de seu negócio. É importante compreender o que anunciar!

Aposte em anunciar promoções, kits promocionais, parcerias, vale-presentes e invista na forma de pagamento para seus clientes.

Você pode montar e anunciar kits promocionais de acordo com cada público, produto e faixa de preço. Promoções chamam a atenção das pessoas!

As parcerias com outros comércios também podem ser anunciadas, assim seu cliente compra de você, e ganha vantagens em outras lojas!

Isso fideliza e agrada e MUITO os clientes.

Não se esqueça de investir em facilitar o pagamento para seus clientes e anunciar esta vantagem.

Seu cliente poderá ficar receoso em comprar com você por não possuir uma máquina de cartão de débito e crédito, então conheça a payleven para entender melhor sobre esta vantagem.

3. Interaja com seus clientes:

Seja bastante sociável com seus clientes, e compartilhe o que realmente gosta. Responda o cliente pelo nome, e na maior brevidade possível que puder.

Não espere muito de seu público seguidor logo de início, aos poucos perceberão a real identidade da marca e assim lhe trarão maior retorno.

Não se esqueça de mostrar que se importa com a opinião de seu público, e que até compartilha algo que tenham comentado.

Mantenha as redes sociais atualizadas, e posteriormente, se puder, invista em produtoras especializadas na administração de mídias sociais.

4. Ouça:

Preste atenção no que seus clientes estão falando de sua marca, e também em seus gostos, publicações, compartilhamentos.

Todas estas informações poderão agregar ainda mais à seu negócio, tendo maior feedbacks do que pode ser melhorado em seu negócio, além de pequenos insights do que você pode apostar em seu negócio em um futuro, tomando à frente de sua concorrência.

5. Fique de olho na concorrência:

Acompanhe as redes sociais de seus concorrentes. É preciso estar atualizado sobre o que estão fazendo, como interagem com seus clientes, e suas promoções.

Verifique as reclamações, e como evitar ocorrências semelhantes em seu negócio.

Tente encontrar caminhos para que se destaque em relação à eles, seja no produto ou em promoções, e principalmente, no atendimento diferenciado e exclusivo que você pode proporcionar aos seus clientes.

Utilize todas estas informações à benefício de sua marca.

5 . Melhore suas estratégias de Marketing:

Cada rede social é focada em algo específico. Umas são focadas em imagens, outras em conteúdo, redes de relacionamento, e até redes sociais focadas em empregos.

Então avalie sua empresa, pense sobre o tamanho de seu negócio e encontre seus clientes nas redes sociais corretas, criando estratégias de Marketing específicas para àquela rede social, e ao público que a acessa.

Por exemplo, se seu negócio é focado na área de design, decoração, etc, invista bastante em imagens de qualidade e que chamem a atenção de seu cliente em redes sociais focadas em fotos, e arte, voltadas à este público.

Verifique sempre em qual rede social seu conteúdo ou produtos/serviços são mais compartilhados, comentados e curtidos, ou seja, qual rede social é mais ativa para seu negócio.

Reserve um tempo para colocar maior gás neste local e gerar ainda mais visibilidade tanto para quem já é cliente, quanto aos amigos e pessoas que os seguem.

6. Construa um relacionamento com outros sites/blogs/comunidades:

Procure por sites, blogs ou grupos nas redes sociais semelhantes à seu negócio e tente estabelecer um relacionamento entre estas mídias.

Faça comentários em nas publicações, curta estas páginas, responda à outros comentários, isso irá humanizar sua marca e trará mais ainda credibilidade à seus clientes, e melhor, tudo isso de forma gratuita!

Através destas dicas, construa um bom relacionamento com seus clientes no ambiente online e faça seu negócio crescer ainda mais! (Finalização à critério do blog).

Este é um artigo da payleven