Dicas para cultivar talentos

Dicas para cultivar talentos

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Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.

Todos sabemos o quanto custa desenvolver pessoas. Sabemos também que muito embora as publicações especializadas sobre gestão e negócios alardeiem dia e noite sobre o quanto o profissional do futuro está preparado, ou está se preparando etc etc etc.. (o eterno blá…blá…blá), encontrar gente de qualidade não é tarefa das mais fáceis.

Nessa onda onde a realidade quase nunca tem relação com aquilo que se lê, muitos empresários são acusados de serem centralizadores, de não saberem delegar ou de agir de forma excessivamente conservadora, mas o fato é que muitos deles adorariam dividir o peso de suas responsabilidades com um equipe eficiente, preparada e comprometida. O problema é que construir um grupo assim e mantê-lo muitas vezes não passa de um sonho.

Mas um sonho possível, se esse empreendedor estiver disposto a valorizar o acervo humano que desenvolveu, fugir das modinhas corporativas onde alta rotatividade virou (não sei como, mas virou) sinônimo de agressividade profissional e competitividade e passar a valorizar o longo prazo, a construção, a curva de aprendizado (tão cara e tão desperdiçada).

Para que você não caia nessa armadilha preparamos algumas dicas:

1- Deixe claro desde o início ao colaborador que está entrando, que a empresa investirá no seu desenvolvimento e que desejam construir uma relação duradoura com ele. Isso afastará os andarilhos profissionais, pois esses tem pavor de qualquer coisa que sugira compromisso;

2- Aprenda a tratar eventuais equívocos e erros como situações naturais, e inevitáveis em um processo de evolução. Cuide apenas para que tragam na sua esteira o devido aprendizado;

3- Crie um programa meritocrático de evolução profissional, com regras claras e benefícios concretos;

4- Caso seja tentado a agir intempestivamente e demitir um colaborador, avalie a situação com frieza, considerando os motivos de sua decisão (evidentemente que questões relativas a conduta ética e honestidade merecem decisões imediatas), pois com o funcionário demitido, vão embora os eventuais problemas, mas também vão atravessar a porta da rua o investimento do aprendizado, as informações e muito conhecimento adquirido;

5- Evite criar um clima organizacional muito complexo ou excessivamente sofisticado. A inconsistência desses modelos acaba por afugentar as pessoas competentes;

6- Estabeleça objetivos explícitos, distribua metas realistas e possibilite com que trabalhem com regras claras isso. Isso reduz a tensão e oferece transparência para as avaliações de desempenho;

7- Mesmo que sua estrutura seja mínima, faça avaliações de desempenho;

8- Aprenda a escutar os seus colaboradores. Não deseje ser temido. Prefira ser respeitado e admirado.

Por último selecione com cuidado, e não economize em conversas e entrevistas antes de contratar.

Boa sorte e até o próximo.

Gustavo Chierighini, da Plataforma Brasil

Para ler outros textos da coluna da Plataforma Brasil no Saia do Lugar, clique aqui.

  • Mariomagalhaes

    Em minha modesta opinião tudo isso é valido, mas faltou o principal. Toda pessoa( pelo menos a mioria) acima da média tem um apetite de aprendizado  diferenciado e precisa ser permanentemente capacitada, bem como, desafiada. A maioria das empresas hoje em dia acabam sem perceber, entrando num ciclo vicioso de reconhecimento até chegar a margem da bajulação e desprezam  os fatores acima citados e por isso acabam perdendo alguns talentos.
    Obrigado pela oportunidade de expressar minha opinião  

  • Rose Mary

    A import^ncia da clareza ao contratar um funcionário é fundamental. E também valorizar o seu desempenho é o que muitos empresários esquecem. O tratamento ao funcionário é fundamental, para que ele trabalhe com tranquilidade e produza o necessário e até mais. Isso depende muito dos dirigentes. Curti o que você escreveu, serve para muitas empresas que estão aí só pensando no seu bem estar e se esquecendo de seus funcionários leais, honestos e trabalhadores.