Dica diária ao empreendedor 86: Bom atendimento - Agregue valor assessorando seus clientes

A dica de hoje foi dada por Carlos Alberto Júlio. Carlos é presidente da Tecnisa, palestrante e professor na ESPM, FGV e FIA/USP.

Quantas vezes você perdeu uma venda que já estava ganha porque o cliente foi buscar, num concorrente, uma informação adicional ou que lhe faltava, e por lá ficou?

É verdade, cliente mal assessorado acaba indo buscar assessoria nos seus concorrentes e, quando lá encontra um bom atendimento ou qualquer outro detalhe que o encante, acaba entregando aquele pedido que já lhe havia prometido ao concorrente.

Assessorar significa saber juntar todo o seu conhecimento sobre os produtos, serviços, concorrentes e complementos para dirimir as dúvidas do cliente e deixá-lo confiante na compra.

Economizar o tempo do cliente ou facilitar seu processo de compra por meio do fornecimento de informações confiáveis e relevantes é agregar valor. Os bons vendedores sabem usar o seu conhecimento para aproximar-se dos clientes, gerar credibilidade e, com isso, facilitar o fechamento do negócio.

Os vendedores bem informados que sabem demonstrar seu domínio do mercado sem arrogância ou soberba são procurados por seus clientes para novas compras ou quando têm dúvidas sobre o que comprar. Isso é poder.

Cliente bem assessorado não busca assessoria em outro lugar!

Se você tem uma dica sobre empreendedorismo, por favor, mande para [email protected]

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