Dica ao empreendedor: 5 dicas para tornar suas equipes mais produtivas

Dica ao empreendedor: 5 dicas para tornar suas equipes mais produtivas

924
397
SHARE

A dica de hoje foi mandada por Christian Barbosa através do blog Update or Die da HSM.

1 – Defina prioridades, explícitas, lógicas e que todo mundo entenda. O que deve ser feito primeiro quando tiver duas demandas urgentes para serem feitas? Do cliente mais chato? Do mais estratégico? Do mais rentável? Defina! Explique! Clarifique! Faça um quadro se necessário para expor isso!

2 – Faça 1 reunião de alinhamento semanal de no máximo 30 minutos. Foque em antecipar urgências da próxima semana e tarefas que estão pendentes entre os membros e terceiros.

3 – Exponha as tarefas. Na equipe, todos tem atividades que devem ser feitas no dia-a-dia, mas sem um sistema, cada um conclui, atrasa, enrola ou prioriza e ninguém fica sabendo (talvez só quando vira urgência). Quando você usa um sistema de colaboração de equipes, você expõe as atividades de todos, todo mundo vê o que tem para fazer, o que atrasou e o que está planejado. Magicamente, a produtividade começa a aumentar.

4 – Não tolere a ineficiência. Você dá feedback, conversa com o profissional, dá uma chance, dá treinamento, pede para a equipe apoiar e não tem resultados mesmo assim? É o momento de ajudar esse profissional a encontrar outro rumo.

5 – Gerencie a equipe, não as tarefas da equipe. Sabe qual a forma mais rápida de ficar totalmente sem tempo? Querer administrar o planejamento individual da equipe. Coloque metas de prazo, crie atividades bem específicas, mas nunca entre para saber se vai fazer na segunda ou terça-feira! Esse problema não cabe a você. Você pode ajudar a priorizar, mas deixe o profissional livre para gerenciar sua semana.

  • Outra coisa que aumenta a produtividade é documentar conhecimento e procedimentos em um wiki para a equipe. Aqui na na Credishop, temos um wiki que facilita muito o acesso às informações, principalmente para os novos funcionários.

  • Outra coisa que aumenta a produtividade é documentar conhecimento e procedimentos em um wiki para a equipe. Aqui na na Credishop, temos um wiki que facilita muito o acesso às informações, principalmente para os novos funcionários.

  • Outra coisa que aumenta a produtividade é documentar conhecimento e procedimentos em um wiki para a equipe. Aqui na na Credishop, temos um wiki que facilita muito o acesso às informações, principalmente para os novos funcionários.

  • Muito bom, principalmente o item 5. Por muitas vezes, o líder acha que faz melhor que o profissional que lidera. Tem que haver confiança e gerir as pessoas, e não como ela faz para resolver os problemas.

  • luizpiovesana

    Oi Fábio, tudo bom?

    Também considero esse o ponto mais importante: você não consegue gerir
    pessoas de acordo com o tempo, mas sim com resultados, usando metas
    concretas.
    A gente pratica muito aqui a questão de qualquer um pode trabalhar quanto
    tempo quiser por dia, desde que entregue o que tem que entregar.

    Abraços,
    Luiz

  • Pingback: Dica ao empreendedor: 5 dicas para tornar suas equipes mais produtivas « Rafael Roque()

  • Curioso

    pagar mais ninguem cogita…. acho mto legal estas teorias modernas……

  • Boas dicas!! Valeu!!! Mas como manter os profissionais motivados??

  • Marcelo Nascimento

    Excelentes dicas! Muitas eu já utilizo no dia-a-dia e outras aprendi agora e começarei a utilizar.
    Parabéns pelo post.

    Abraços,
    Marcelo Nascimento

  • Pingback: Global Comunic – Comunicação Integrada » 14 dicas para reuniões, encontros e conversas produtivas()