Uma forma fácil de parar de enrolar e ganhar novos hábitos –...

Uma forma fácil de parar de enrolar e ganhar novos hábitos – agora

987
0
SHARE

O artigo a seguir foi escrito por James Clear no portal Entrepreneur.com

Recentemente venho seguindo uma regra simples que me ajuda a destruir a enrolação e, ao mesmo tempo, torna mais fácil ganhas novos hábitos.

Quero compartilhar com você para que tente e veja como isso funcionará na sua vida. É uma estratégia simples e não poderia ser mais fácil de usar.

Veja o que você precisa saber.

Ganhar novos hábitos
Aprender a ganhar novos hábitos é uma excelente característica do empreendedor

Como parar de enrolar com a regra dos 2 minutos

Eu chamo essa pequena estratégia de “Regra dos 2 minutos” e seu objetivo é deixar mais fácil para que você comece a fazer as coisas que deveria estar fazendo.

A maioria das tarefas que você enrola não são realmente difíceis de fazer, você tem o talento e habilidade para terminá-las, você apenas evita começá-las por uma ou outra razão.

A regra dos 2 minutos supera a enrolação e preguiça tornando o começo tão fácil que você não pode dizer “não”.

Existem 2 partes para a regra dos 2 minutos.

Parte 1: Se leva menos de 2 minutos, faça agora

A parte 1 vem do best-seller de David Allen “A arte de fazer acontecer”.

É impressionante quantas coisas que nós adiamos poderiam ser feitas em 2 minutos ou menos. Por exemplo, lavar a louça logo depois de comer, colocar a roupa na máquina de lavar, tirar o lixo, limpar a bagunça, enviar um e-mail e por aí vai.

Se uma tarefa leva menos de 2 minutos para ser feita, então siga a regra e faça imediatamente.

Parte 2: Quando você começar um novo hábito, deve levar menos de 2 minutos para completá-lo

Todos seus objetivos podem ser feitos em menos de 2 minutos? Óbvio que não.

Porém, toda meta pode ser começada em 2 minutos ou menos e é esse o propósito dessa pequena regra.

Pode ser que essa estratégia pareça básica demais para suas metas grandiosas, mas eu discordo. Ela funciona para qualquer meta por causa de uma razão simples: a física da vida real.

A física da vida real

Como Sir Isaac Newton nos ensinou há muito tempo, objetos parados tendem a continuar parados e objetos em movimento tendem a continuar em movimento. Isso é tão válido para humanos quanto maçãs caindo de árvores.

A regra dos 2 minutos funciona para todo o tipo de objetivo por causa da inércia da vida. Uma vez que você começa a fazer algo, é mais fácil de continuar fazendo. Eu gosto dessa regra porque ela engloba a ideia de que todo tipo de coisa boa acontece na medida em que você sai do lugar.

Quer ser um melhor escritor? Escreva só um parágrafo (regra dos 2 minutos) e em algum momento você se empolgará e escreverá por uma hora.

Quer comer melhor? Coma apenas um pedaço de fruta (regra dos 2 minutos) e você ficará inspirado a comer uma salada também.

Quer ler mais? Leia apenas a primeira página de um novo livro (regra dos 2 minutos) e, antes que perceba, os 3 primeiros capítulos já passaram.

Quer correr 3 vezes por semana? Toda 2a, 4a e 6a simplesmente coloque o tênis de corrida e vá pra fora de casa. A empolgação vai bater e você verá suas calorias indo embora.

O mais importante de qualquer hábito é começar. Não apenas da primeira vez, mas todas as vezes.

Não é uma questão de desempenho, é tomar ação de forma consistente.

Em muitos casos, simplesmente começar é mais importante do que mandar bem na tarefa. Isso é especialmente verdade, já que no começo você terá tempo o suficiente para trabalhar no seu desempenho mais pra frente.

A regra dos 2 minutos não se trata dos resultados que você consegue e sim do processo de fazer alguma coisa. Ela funciona muito bem para pessoas que acreditam que o hábito é mais importante do que a meta.

O foco é sair do lugar e deixar as coisas fluirem a partir disso.

Tente agora!

Eu não consigo garantir que a regra dos 2 minutos funcionará pra você, mas eu garanto que nunca irá funcionar se você nunca tentar.

O problema da maioria do material que você estuda é consumir a informação e nunca colocar em prática. Por isso, quero que esse artigo seja diferente. Quero que você coloque em prática, agora mesmo.

Qual é a coisa que você pode fazer que leva menos de 2 minutos? Faça agora!

Todo mundo pode separar os próximos 120 segundos para começar algo importante. Use esse tempo para fazer algo. 

Vá!

Nota do editor: Se você se interessou em se aprofundar na arte de ganhar novos hábitos, algo que pode ser feito em menos de 2 minutos é ler o artigo Como transformar uma empolgação momentânea em hábito.

Se além disso, você decidiu colocar a teoria em prática e sentiu um resultado da regra dos 2 minutos, por favor compartilhe nos comentários.

P.S.: Créditos da imagem de disciplina Shutterstock