Ferramentas de produtividade não são nada sem disciplina

Ferramentas de produtividade não são nada sem disciplina

1121
1
SHARE

A dica de hoje foi dada por Tim Berry em seu blog Planning Startup Stories.

Este é você? Repetidamente, você cai em regulares e consistentes práticas organizacionais, tais como listas de tarefas, e-mails, planejamento, o backup de seu computador … até que você se depara com alguma ferramenta nova.

Você pula no comboio com entusiasmo, prometendo a si mesmo que você está indo finalmente se organizar e se manter organizado. Você passa horas felizes reorganizando tudo para se adequar a nova ferramenta. Então, ao longo do tempo, como a novidade desgasta rapidamente, você acaba de volta onde começou, com os mesmos problemas.

Então você encontrará um novo instrumento legal e irá executar o mesmo ciclo novamente.

Vou te dizer que este sou eu, definitivamente . Eu tenho feito isso toda minha vida. Eu mudo para um sistema novo de organização como um peixe idiota em busca de uma atração nova e brilhante na água. E eu vejo outras pessoas fazendo isso também, o tempo todo, tudo ao meu redor. Você não precisa de uma nova planilha, ou um software com lista to-do, ou um projeto de planejamento do sistema, você precisa usar o que você  já tem, e regularmente.

Eu acabo perdendo o tempo que levo para reorganizar a mentalidade do novo instrumento legal, repetidamente, em vez de gerir e acompanhar qualquer coisa consistente a longo prazo.

E o que funciona no mundo real não é a ferramenta, ou qualquer uma dessas ferramentas estúpidas, mas sim o acompanhamento. É o comportamento humano o que importa, os bons costumes, sempre aplicando métodos, e não ficando entediado com isso.

Peço desculpas pela mistura de metáforas no assunto, mas eu não posso resistir a fábula do Marinheiro Ancião, com “Água, água por toda parte, e nenhuma gota para beber.” Dado o mundo em que vivemos, os computadores  para a Web é algo como: “Há ferramentas, ferramentas em todos os lugares, mas nenhuma gota de produtividade.”

Quer saber como se organizar ou organizar melhor a sua empresa? Dê uma olhada na Lista de aplicativos web brasileiros para gestão.

Para dicas diárias sobre empreendedorismo, assine nosso RSS ou siga-nos no Twitter: @empreendemia.

  • Thiago Victorino

    Achei legal suas colocações Lucas. Porém eu penso o seguinte… As vezes mudamos de um processo de organização para outro, porque ainda não encontramos o software (Ferramenta) ideal que tenha a sua maneira de organizar. Eu mesmo uso papel e caneta, pois tentei vários programas e dava mais trabalho usá-lo do que me organizar. Não que sejam difíceis, só acho que não batem comigo.

    Após atingir um ponto de equilíbrio entre a metodologia e a praticidade, eu vou até tentar desenvolver algo para ajudar as pessoas a se organizarem como eu (Não sou nenhum SENHOR ORGANIZAÇÃO, mas to na luta ;)).

    Eu sou muito visual, gosto de ver tudo de uma vez, listas e menus não servem para mim.

    Abraços aí, seria bom trocarmos idéias para ver como se organizar melhor