Como incentivar sua equipe de vendas

Como incentivar sua equipe de vendas

714
7
SHARE

A dica de hoje foi dada por Sylvio Ribeiro no blog Pequeno Guru.

Todas as organizações de vendas bem-sucedidas oferecem constantemente uma rodada de incentivos, prêmios, reconhecimento e reuniões para levantar a moral. Por mais que se diga aos vendedores cujas propostas não foram aceitas que “não é pessoal”, os gerentes de vendas profissionals percebem o quanto a rejeição solapa a auto-estima. Tentar manter a motivação e a moral elevada em seu pessoal é um esforço sem fim. O que se aplica aos vendedores também se aplica ao restante da força de trabalho. Todos precisam se sentir apreciados.

A maior parte dos empreendimentos não tem muito glamour. Eu posso me entusiasmar por envelopes, mas, para a maior parte das pessoas no ramo, não passam de um mero trabalho. Se você deseja levantar um pouco a moral dos seus gerentes de nível intermediário, dê a eles um reconhecimento inesperado. Para a maioria das pessoasl, receber elogios é tão importante quanto dinheiro.

Mande alguns de seus melhores funcionários para uma ou duas convenções ou seminários. Dê a eles o tratamento completo. Sem que esperem, chame-os e diga que, embora o ano não tenha sido tão bom assim para a empresa, você reconhece o excelente desempenho deles,  e vai mandá-los para um curso, seminário ou convenção qualquer. Se quiser aumentar ainda mais o ânimo da pessoa, mande junto uma passagem para o marido ou a esposa. Claro que precisarão fazer um relatório sobre o que aprenderam, mas deixe claro que as escolheu porque são o tipo de pessoa que deseja ver representando a empresa, e que quer recompensá-las por isso. Em seguida, faça circular um memorando explicando exatamente o que acabou de dizer a elas, ou comente o assunto na publicação interna da empresa.

Você alcançou vários objetivos: disse a seu pessoal que repara e aprecia um bom trabalho e criou um incentivo de desempenho sem ter que se prender a um programa caro de melhorias. Isso, claro, somado ao já existente programa de reconhecimento e premiações.

____

Lembre-se de que também é sempre importante ajudar a desenvolver as habilidades dos membros de seu time. Por isso, recomendo o post: As 12 habilidades fundamentais de um bom vendedor.

Para dicas sobre vendas e empreendedorismo, assine nosso RSS ou siga-nos no Twitter: @empreendemia.


  • Rodrigo

    Gostaria de compartilhar minha opinião com esse artigo. Achei muito pertinente.
    http://www.programacases.com.br/artigo/qual-o-seu-maior-patrimonio

  • Rodrigo

    Gostaria de compartilhar minha opinião com esse artigo. Achei muito pertinente.
    http://www.programacases.com.br/artigo/qual-o-seu-maior-patrimonio

  • Anônimo

    Quer dizer que é só dar uma viagem para ele e para sua família e pronto? Tudo resolvido? Que artigo ridículo.

  • Has901

    Sobre empreendedorismo; vai acontecer um seminário dia 14 de maio em ipanema com W. Mansur, o preço original é R$ 1.380,00 mas no site vitrine coletiva esta saindo por R$ 290,00. O seminário é muito bom, fui na 6ª edição e valeu a pena. Fica a dica para os interessados.

  • http://www.gruposupera.com.br lorenzo busato

    Excelentes lembranças, as vezes esquecemos que temos seres humanos na equipe.
    Abs
    lorenzo busato
    http://www.gruposupera.com.br
    Baixe GRÁTIS o livro Marketing & Criatividade Casos Práticos

  • William

    Acho que a motivação tem que vir do próprio vendedor… mas concordo que cara com motivação própria e sangue nos olhos está difícil…

  • Luciano

    Não concordo! Vendedor bom supera adversidades que vêm a ele. Incentivar sim, mas apoiar fracasso, não!