16 atitudes que irão aumentar sua produtividade

16 atitudes que irão aumentar sua produtividade

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A dica de hoje foi dada por Ricardo Jordão, empreendedor da BizRevolution, em seu Twitter @bizrevolution

  1. A maneira mais eficaz de se livrar de uma tarefa é deletá-la. Se não precisa ser feita, não faça.
  2. Sem um foco claro, é fácil se distrair. Defina as metas do dia de amanhã HOJE. Decida o que fazer, e então faça!
  3. Para vencer a procrastinação, faça o que te incomoda na parte da manhã, não deixe para o final de tarde, você acaba não fazendo.
  4. Identifique os momentos que você tem todo o gás do mundo para trabalhar, e agende as tarefas mais importantes para esses momentos.
  5. Reserve blocos de tempo ininterruptos para trabalho solo onde você precisa se concentrar. Não venha com desculpas, dá para fazer!
  6. Quando começar uma tarefa, defina um objetivo, não levante da cadeira enquanto não alcança-lo. Exemplo, escrever 20 linhas.
  7. Defina períodos fixos de tempo para trabalhar, tipo 30 minutos para escrever o texto X. Quando você define um tempo, você cumpre.
  8. Acorde mais cedo para fazer o que é mais importante para você. Você consegue fazer + antes das 8 do que a galera o dia inteiro.
  9. Seja pró-ativo com a Velocidade. Ande mais rápido, fale mais rápido, digite mais rápido, vá mais cedo para casa.
  10. Deixe CLARO para aqueles que vão se encontrar com você qual será a agenda dos encontros com você.
  11. Acabe com a procrastinação ao agir imediatamente a determinação do objetivo.
  12. Uma vez que você tenha a informação que você precisa para tomar a decisão, conte 60 segundos, e tome a decisão.
  13. Comprometa-se publicamente com as suas metas, as pessoas vão te ajudar (cobrando) a cumprir as suas promessas.
  14. Dê a você mesmo prêmios por atingimento de metas. Vá ver um filme, ler um livro, fazer uma massagem, pegar uma praia.
  15. No final do dia, identifique a 1a coisa que você vai fazer amanhã, e deixe tudo pronto para começar imediatamente no dia seguinte.
  16. Identifique um novo hábito que deseja ter, e comprometa-se a fazer a mesma coisa durante 30 dias seguidos.

Uma coisa que pra mim ficou muito clara é que fazer mais coisas em menos tempo é simplesmente uma questão de fazer mais coisas. Quando incorporamos a disciplina como um hábito, é impressionante como ganhamos mais tempo pra fazer as coisas.

Para se aprofundar no tema organização pessoal e gestão do tempo, recomendo 2 artigos:

Falando em hábitos produtivos, que tal receber diariamente nossas dicas pelo RSS ou pelo Twitter: @empreendemia?

  • http://twitter.com/ivosantiago Ivo Santiago

    Sobre a dica “16. Identifique um novo hábito que deseja ter, e comprometa-se a fazer a mesma coisa durante 30 dias seguidos.” existe um site ( http://habitforge.com/ ) que ajuda a pessoa a se policiar se está cumprindo com as tarefas.

    Eu uso e recomendo

  • http://www.saiadolugar.com.br Millor Machado

    Ivo,

    Muito obrigado pela dica! Não conhecia essa ferramenta, atualmente uso a boa
    e velha to-do list. Vou testar o HabitForge.

    Abraços!

  • http://orkutcidio.deliriocoletivo.org Peterson Espaçoporto

    Hmmm quantidade desnecessária de dicas, hum? Umas 12 podiam virar uma só com “pare de enrolar”…

  • Daniel Alencar

    Na minha opinião, a dica 13 é um tanto quanto “ilusória”, acredito que empreendedor não devem depender das cobranças externas para poder realizar seus objetivos.

    E concordo com Peterson, muitas dicas desnecessárias que poderiam ser apenas substituídas com “pare de enrolar.”

  • http://twitter.com/felipemendes87 Felipe Mendes

    Millor, já que você falou do Christian, acho que vale muito a pena indicar o blog dele, onde as pessoas podem, como eu, descobrir sua metodologia, seus livros, seus cursos e terem sua vida mudada: http://blog.maistempo.com.br/.

    Abs.

  • Nerylane_parintins

    Muito bacana!!! Nota 10

  • Fabio

    Ivo, recomendo o http://www.neotriad.com, muito bom!

  • Mariana

    Muito boas e realistas estas dicas.
    OBRIGADA!

    @MarianaKirstus

  • Saulosboccanera

    Excelentes dicas…Concordo com as colocações, pois são de extrema importância e validade aos nossos afazeres diários. PARABÉNS e obrigado por compartilhar conosco esta matéria

  • http://twitter.com/peixotmarc peixotmarc

    Uma das melhores maneiras de gerenciar o tempo que já utilizei e ainda utilizo é a Técnica do Pomodoro, existem muito material em inglês e alguma coisa em português. Vale mesmo a pena ler e usar. E fecha com o que está sendo dito no post.

  • http://twitter.com/peixotmarc peixotmarc

    Uma das melhores maneiras de gerenciar o tempo que já utilizei e ainda utilizo é a Técnica do Pomodoro, existem muito material em inglês e alguma coisa em português. Vale mesmo a pena ler e usar. E fecha com o que está sendo dito no post.

  • Agenciacatapimbanuclear

    Genial. As dicas são de ouro. Precisamos agora de uma dica para conseguir seguir esta lista. Empreendedores que são procrastinadores são como viciados em recuperação: um passo de cada vez. haha

  • Caroline

    Na dica 8 creio que a ” velocidade” deva ser um hábito de quem pense rápido e que também seja criativo ( inclusive nas respostas)…
    Algumas pessoas quando tentam ser mais ágeis, acabem não pensando antes de falar.
    Andar rápido? Depende, é necessário andar rápido para quê? Se você está em uma sala de chefia para ir até a sua, a demanda não vai ficar pronta enquanto você não se sentar;
    Ir mais cedo para casa, não depende somente da própria vontade, existem as demandas que surgem às vezes no momento em que está indo embora, por isso grande parte dos recrutadores dão ênfase em : ” Que tenha disponibilidade de horário” Ou seja, se tiver que ficar um pouco mais, fique! Fora os fatores externos, trânsito, engarrafamento… etc.
    Dentre todas as outras o foco deve ser a disciplina, com isso já é um bom caminho. Ser Pontual – também deveria ser uma dica importante.
    Ser Colaborador- Assim as coisas acontecem mais rápido.
    Evitar Fofocas em ambiente de trabalho- Se você não tá cuidando da vida dos outros, você tem mais tempo a se focar no seu TRABALHO.

  • Caroline

    Se “livrar ” de uma tarefa não tem nada de produtivo.
    Se você tem uma, tem que fazer e ponto! (não importa o grau de importância) Relevante seria apontar as mais urgentes como prioridades e as que não fossem, ficariam como atividades a serem feitas depois destas.

  • Juliane Andrade

    Demais, parabéns pelo artigo.

    • http://saiadolugar.com.br Millor Machado

      Muito obrigado Juliane! Bacana que tenha gostado.