deus ajuda quem sempre madruga

Deus ajuda quem sempre madruga? 6 motivos para você não acordar 5 da manhã

Preparamos este conteúdo para mostrar que nem sempre Deus ajuda quem sempre madruga e que o sucesso não depende da hora que você acorda!

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post! Deixe nos comentários o que achou.)

Ser um empreendedor de sucesso é o grande sonho de muita gente. Afinal, ver uma ideia tomando forma e conquistando o mercado é sempre uma realização. Mas, sabemos também, que o sucesso na gestão de negócio é um imenso desafio: é preciso enfrentar algumas dificuldades, conhecer o mercado e os concorrentes, superar as expectativas dos clientes e, principalmente, trabalhar muito, alcançando o máximo de produtividade.

E é nesse cenário que aparece o ditado tão conhecido: “Deus ajuda quem cedo madruga”. Mas será que é isso mesmo? Será que o sucesso de um profissional está necessariamente vinculado ao seu horário de sair da cama? Nós vamos mostrar que não!

Se você levanta cedo e gosta de começar o dia antes mesmo de o sol nascer, maravilha, pode seguir nesse modelo sem medo. Mas, se não é o seu caso, e se a função soneca costuma ser a sua maior aliada durante as manhãs, também não precisa se desesperar!

Muito mais importante do que madrugar, é encontrar o seu ritmo de trabalho e descobrir quais são as estratégias mais eficientes para aumentar a sua produtividade, independentemente da hora do dia.

Nesse artigo vamos avaliar seis importantes motivos para você não se preocupar com o horário que sai da cama! Acompanhe.

A importância do seu ritmo

O corpo humano é uma estrutura complexa, cheia de detalhes e particularidades. Cada corpo é único e de nada adianta tentar forçar o seu corpo a seguir as regras ou preferências de um outro.

Isso porque cada indivíduo tem um ritmo biológico diferente. Têm aquelas pessoas que têm hábitos diurnos e funcionam melhor logo no começo do dia, mas também existem aquelas cujo auge da atividade mental e produtividade se dá mais ao final do dia e, por isso, a tarefa de levantar cedo pode ser realmente difícil e sofrida.

E simplesmente não adianta alterar a sua dinâmica, tentando mudar, por exemplo os seus padrões de sono. Respeitar o ritmo do corpo é uma forma de se manter sempre bem disposto, ativo e produtivo. Portanto, a orientação é simples: conheça os sinais do seu corpo e respeite-os sempre.

Um bom começo é observar o seu ânimo e seu estado de espírito nos mais diversos horários do dia, procurando compreender, como é o seu rendimento em dias diferentes, ou seja, aqueles em que você madruga e aqueles em que dorme um pouco mais.

Escute o seu corpo e respeite as suas regras de funcionamento – sem dúvidas isso vai influenciar bastante em sua produtividade, bem-estar e até mesmo ter impacto direto na sua felicidade, o que é fundamental para que tudo mais dê certo, não é mesmo?

O planejamento diário

Nem sempre (ou quase nunca) a produtividade do dia está relacionada com o número de horas que você trabalha ou com a quantidade de coisas que consegue realizar ainda pela manhã.

O importante aqui é compreender as prioridades do seu dia a dia, para então entender seu conceito de produtividade. É claro que para aquelas pessoas que gostam e que conseguem acordar todos os dias às cinco da manhã, a sensação de realização pessoal ao meio dia é imensa. Afinal, já conseguiram fazer seus exercícios físicos, responder emails, solucionar uma série de questões. E isso é ótimo!

O que não pode acontecer é que você, que tem hábitos mais noturnos, que tem ótimas ideias à noite, que precisa dormir um pouco mais pela manhã para conseguir raciocinar, se sinta frustrado caso o seu dia esteja apenas começando no meio da manhã.

Lembre-se: produtividade tem a ver com o aproveitamento do tempo. Sendo assim, o melhor a fazer é planejar bem o seu dia e parar de procrastinar. Antes de concluir o dia de trabalho, procure listar as suas prioridades do dia seguinte, repassando tudo aquilo que deve ser realizado e até mesmo calculando quanto tempo será necessário para cada tarefa.

Planejar o seu dia, definir prioridades, listar tudo o que precisa ser alcançado em seu horário de trabalho ajuda bastante a conquistar as metas e obter melhores resultados. E o melhor: tudo isso sem culpa, caso você prefira acordar às oito, às nove ou, quem sabe, até às dez da manhã. A escolha é sua, desde que você consiga se organizar e aproveitar melhor o seu tempo.

Foco, foco, foco

Muitos empreendedores gostam de acordar bem cedo para aproveitar a calmaria e o silêncio do começo da manhã. Nesse momento, o telefone ainda não está tocando, os emails não começaram a chegar e é possível se concentrar naquilo que realmente importa no trabalho.

E essa é realmente uma boa estratégia, sobretudo se você tem dificuldades em se concentrar em ambientes e momentos mais movimentados. Entretanto, se você detesta acordar cedo, pode encontrar outras formas de concentração e melhoria do rendimento.

O fundamental é exercitar o seu foco. Algumas mudanças em seu dia a dia podem torna-lo um profissional mais focado e, consequentemente, mais produtivo. A meditação, por exemplo, pode ser um ótimo caminho para que você consiga compreender e educar a sua mente para manter a atenção plena em determinado assunto ou tarefa.

Outras possibilidades são exercitar a memória e até mesmo o corpo. Os exercícios físicos são tão benéficos para a saúde que melhoram, inclusive, o seu poder de concentração. Por isso, se quiser dormir até mais tarde, aproveite o tempo livre para se mexer!

Uma boa noite de sono faz bem para a saúde

deus ajuda quem sempre madruga

De nada adianta madrugar e passar o resto do dia cansado, indisposto e até mesmo mal humorado, não é mesmo? Acordar cedo demanda que você vá para a cama mais cedo, pois suas horas de sono são fundamentais para a saúde.

A média necessária para um adulto são 7,5 horas de sono. Portanto, se você vai dormir depois de 22h30, acordar às cinco da manhã significa dormir menos que o necessário. E esse, definitivamente, não é um bom caminho.

Uma boa noite de sono é importante para a saúde, para o seu rendimento no trabalho, para a sua produtividade. O mais adequado, então, é estabelecer uma rotina saudável e possível. Se você acaba saindo do escritório mais tarde, preserve as tão importantes horas de sono e saia da cama mais tarde também.

E lembre-se que o nosso corpo gosta de rotina. Tente estabelecer horários para as atividades, pois isso ajuda na construção do ritmo do seu corpo. A partir de então, a tendência é a de que tudo funcione cada vez melhor.

Corpo e mente descansados são fundamentais

Gerir um negócio demanda muita energia. São tantas decisões, envolvimento emocional, um imenso volume de trabalho e inúmeras responsabilidades, que é preciso estar preparado para o ritmo intenso, para liderar uma equipe e todos os  outros desafios do processo.

E isso só pode acontecer caso o corpo e a mente estejam descansados – o esgotamento é um dos principais vilões dos gestores. Muito já falamos sobre isso, mas vale a pena reforçar: não adianta impor um ritmo que não é o do seu corpo.

Gerir uma empresa requer que o profissional tenha habilidade, também, para cuidar da própria rotina, entendendo o que funciona melhor para o seu perfil particular. Vivemos uma rotina cada vez mais acelerada e intensa e é muito importante encontrar formas de preservar momentos de descanso e relaxamento – e o sono é um deles.

O trabalho em equipe

deus ajuda quem sempre madruga

Outro aspecto importante para determinar qual é a hora ideal de se levantar da cama é conhecer a sua equipe. Muitos dos processos dentro da organização dependem do engajamento da equipe e, por isso, é importante definir quais são os horários para que esses pontos de encontro acontecem.

E com essa rotina definida, o empreendedor consegue, organizar melhor o seu dia a dia. Estabelecer reuniões de equipe no começo da manhã pode ser muito sacrificante para todos aqueles que levantam mais tarde.

Por isso, vale a pena conhecer o seu time e procurar o equilíbrio, criando processos e rotinas que sejam o mais confortável possível para todos os envolvidos. E lembre-se: motivação do time tem tudo a ver com a produtividade. Portanto, tudo o que falamos sobre os cuidados com a saúde valem também para os seus colaboradores.

Viu só? O sucesso e a consolidação profissional, não dependem, definitivamente, do seu horário de sair da cama. Muitas outras questões influenciam no seu rendimento e produtividade ao longo do dia e, consequentemente, nos resultados do seu negócio.

Por isso, é muito importante conhecer os seus métodos de trabalho, o seu ritmo biológico, e suas estratégias de organização e realização de tarefas, buscando descobrir quais são as horas do dia em que está mais produtivo e como utilizar essa informação em favor da melhoria do seu rendimento.

A ditado popular Deus ajuda quem sempre madruga pode ser muito válida para muita gente no mercado, mas lembre-se que não existe receita para o sucesso! Se você não quer madrugar, é só encontrar formas eficientes de fazer o seu dia render cada vez mais, sem estresse ou culpa.

O importante é não se descuidar do seu negócio. Invista no marketing de conteúdo e esteja de olhos bem abertos para ver os resultados. Que tal ler esse guia que fala tudo o que você precisa saber promoção de conteúdo?

  • Carlos Silva

    Ditado errado!! Quem cedo madruga é o que dizem. Parei de ler logo no começo.

    • Renato Mesquita

      Fala Carlos, tudo certo?

      Conhecemos bem esse ditado e é aí que está o ponto do artigo.
      Eu recomendo a leitura!

      Obrigado pelo comentário!