equipe fazendo o desenvolvimento de produtosdesenvolvimento de produtos, por isso a gestão dessas etapas é muito importante. Por isso, a comunicação entre as áreas da qualidade, da engenharia, do comercial, do financeiro, do marketing, da produção, da logística, entre outras, deve fluir sem ruídos.

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6 passos para se destacar na hora do desenvolvimento de produtos

Neste artigo, vamos explicar o processo do desenvolvimento de produtos e apresentar estratégias que o destacará em meio a tantos outros. Acompanhe a leitura!

Muitos são os processos que envolvem o desenvolvimento de produtos, por isso a gestão dessas etapas é muito importante. Por isso, a comunicação entre as áreas da qualidade, da engenharia, do comercial, do financeiro, do marketing, da produção, da logística, entre outras, deve fluir sem ruídos.

Pois, as tarefas são interligadas e cada setor fica responsável por uma demanda específica, a fim de que todas as informações sejam executadas com eficiência. Afinal de contas, a construção de um produto ou serviço exige técnica e estratégia. Pois só assim é possível entregar algo de valor e se destacar no mercado.

  • Qual é o seu objetivo com a criação de determinado item?
  • Existe a possibilidade de as pessoas se interessarem pelo projeto?
  • Qual será a tecnologia aplicada?
  • Existe algum requisito?
  • A funcionalidade é algo que faz parte da criação?
  • Trata-se de uma inovação?

Esses são alguns dos questionamentos que devem ser feitos, no intuito de estudar a viabilidade da proposta. Porque mesmo uma ideia genial deve se enquadrar nos critérios mercadológicos, tendo em vista que a criação de um produto é implementada para suprir necessidades e criar desejos.

A partir dessa análise conseguimos compor o problema e adequar a solução mais apropriada para o caso. Em outras palavras, é importante coletar o máximo de dados para que o produto seja capaz de atender às exigências previstas.

Neste artigo, vamos explicar um pouco do processo do desenvolvimento de produtos e ainda apresentar algumas estratégias que o destacará em meio a tantos outros. Acompanhe a leitura!

1. Entenda a importância do desenvolvimento de produtos

A criação de um novo item é imprescindível para qualquer empresa, pois estabelece uma vantagem competitiva e ainda abre possibilidades de geração de lucro. Mas ele também deve atender às seguintes demandas:

  • Agregar funcionalidades;
  • Reduzir custos;
  • Aprimorar a qualidade;
  • Inovar;
  • Ampliar o portfólio.

Até o produto chegar ao consumidor final, ele precisa passar por diferentes procedimentos, pois, como mencionamos, há normas que viabilizam e validam o projeto. E, numa visão mais abrangente, a execução das etapas fazem a diferença, portanto:

2. Crie o conceito

O primeiro passo é criar uma diretriz para a ideia, deixando claro a estrutura, as funções básicas, mensagens associadas, entre outros.

Pois, com o objetivo definido é possível implementar pesquisas, definir os recursos tecnológicos, bem como a quantidade de pessoas envolvidas e, até mesmo, a viabilidade econômica do projeto.

É nessa fase que aprofundamos os conhecimentos sobre os requisitos dos clientes, bem como os assuntos voltados ao benchmarking, ao planejamento estratégico e às questões internas.

3. Implemente o desenvolvimento

Antes de partimos para uma escala de produção, é imprescindível elaborar um projeto do produto, no qual definiremos os componentes, o custo, o estilo.

E isso é feito por meio das anotações — pois tudo é documentado — dos testes, das homologações, bem como por meio das criações de protótipo e embalagens. Ou seja, é o momento de materializarmos o conceito, dando a ele uma alegação mais concreta.

4. Dedique-se ao lançamento

O processo de realização, quando o produto, de fato, começa ser produzido para o mercado, é a etapa em que o planejamento se direciona para uma outra esfera.

Nessa fase é importante manter a atenção no treinamento das pessoas envolvidas, pois estamos falando do momento de validação e fornecimento. Ou seja, é a chance de experimentar tudo aquilo que foi planejado e implementado gradativamente.

Por isso, planejar o uso de materiais e utilizar equipamentos de linha, ajuda no controle da execução do lote piloto, o que já prepara para a liberação de 100% da produção, após a aprovação do cliente.

Mas é importante dizer que a liberação para o mercado não significa conclusão total do produto, porque ainda devemos considerar as influências externas.

Afinal, convivemos em um mundo onde as pessoas são diferentes umas das outras, portanto, abra a mente e permita que os consumidores moldem ideia, segundo as suas necessidades. Esteja tento a isso!

5. Diferencie o projeto

A gente sabe que precisa definir o conceito de criação no planejamento. No entanto, há distinções de delineamento na hora de escolher o propósito do projeto. Isto é, são informações adicionais para ajudar você a pensar sobre a finalidade do escopo e ajustá-las à realidade.

  • Nacionalização: são adaptações feitas pela filial — do projeto da matriz — a fim de atender às demandas locais.
  • Plataforma: conservam a estrutura básica, mas implementam reparos significativos.
  • Incrementais: metodologia usada para a redução de custos com a produção, resolver entraves de qualidade ou fazer pequenas correções em produtos concorrentes.
  • Inovadores: promove alteração significativa no processo de fabricação ou no produto. Além disso está relacionado aos produtos inovadores, cuja intenção é a de criar novos segmentos.

Sempre há intenções que acompanham o desenvolvimento de produtos, portanto eles são constituídos a partir de táticas e expectativas corporativas. Sobre isso, podemos considerar, pelos menos, quatro estratégias:

  • Dependentes: empresas que terceirizam, por não deterem autonomia para lançar seus próprios produtos.
  • Ofensivas: empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento, pois querem se manter no topo.
  • Tradicionais: voltadas para aquelas que atuam em mercados estáveis, em que não há uma grande demanda por mudanças.
  • Defensivas: companhias que seguem as empresas líderes. Essas não investem em pesquisa e desenvolvimento e não se arriscam em novos mercados.

6. Aprenda com os exemplos

Nos quatro cantos do mundo a maioria das pessoas já ouviram falar na Apple.

A empresa está sempre inovando e se enquadra, perfeitamente, nas características de uma companhia ofensiva, pois não abre mão de investir para conquistar novos mercados.

Para que você tenha ideia, foram investidos mais de US$ 2,5 milhões em pesquisa e desenvolvimento em 2016, o que significou um aumento de 31,6% em relação aos anos anteriores.

Inclusive, a marca pretende abrir um centro específico para isso na Indonésia. Ou seja, a maça mais famosa de todos os tempos, não quer perder espaço para a concorrência.

O desenvolvimento de produtos exige habilidade da equipe que o implementa e ainda pede uma atenção especial em relação ao mercado. Com as mudanças frequentes, para agradar o consumidor, é preciso bem mais do que uma embalagem bonita.

Agora que você já sabe como é o processo de desenvolvimento de produtos, veja como inserir a sua criação no mercado.