Desenvolvimento de produto: Projete seu sistema pensando nas pessoas que farão "caquinha"

**A dica de hoje foi dada por Seth Godin em seu **blog

Se você pedir a 100 pessoas pra fazer uma tarefa (especialmente relacionadas a seguir instruções ou usar um computador), saiba que 2 delas farão “caquinha”.

Não importa se você usa TODAS AS LETRAS MAIÚSCULAS. Não importa se suas instruções são a coisa mais clara do mundo. Não faz diferença se você as faz assinar um termo. 2% irá sempre fazer besteira. E não são sempre os mesmos 2%, então remover os perdidos não irá funcionar.

Isso significa que você só tem 2 opções:

  • Projetar um sistema que tenha bom senso e graça para permitir que os 2% continuem nele
  • Perturbar, aterrorizar e perder essas pessoas

As pessoas que mexem com tecnologia odeiam essa escolha, mas é a mais pura verdade. Você precisa se planejar para falha humana e parte do seu trabalho é ter os recursos e ajudar as pessoas a permanecer na sua Tribo mesmo que não consigam seguir uma simples instrução.

[Só para deixar claro que a primeira opção não é a única. Muitos projetistas bem sucedidos (incluindo a Apple) se orgulham de escolher a segunda opção. Agradar a todos não é necessário. Escolher fazê-lo intencionalmente sim]

Obs.: Para entender melhor o conceito de ser líder através da formação de Tribos, confira o vídeo aqui.

Para mais dicas sobre quem está sentindo na pele a emoção de criar uma nova tecnologia, siga nosso Twitter: @empreendemia

comments powered by Disqus