Desenvolvimento de produtos: A importância de uma boa demonstração

Terminando nossa série de artigos sobre desenvolvimento de produtos, vou falar sobre a última etapa do processo desenvolvimento, a demonstração do produto.

![Demonstração do iPhone](http://files.saiadolugar.com.br/uploads/2009/08/0110iphonebig-150x150.jpg "Demonstração do iPhone")iPhone no seu lançamento
**Porque preparar uma demonstração do produto? **Você está desenvolvendo um produto novo**, **isso****significa que as pessoas não o conhecem, portanto ainda não o acham a coisa mais linda do universo. Seu objetivo é que após a demonstração, as pessoas vejam uma luz branca saindo do céu e ilumine toda a terra ao som de anjos querubins cantando o bolero de Ravel.

Ou seja, você precisa convencer a platéia, seja ela um cliente em potencial ou o seu chefe, de que o produto é bom. Cair nas graças da platéia te fará uma pessoa feliz, simples assim.

Quando devo demonstrar o produto?
Sempre! Uma boa demonstração será útil tanto para mostrar sua visão para equipe de projeto ou para vender o produto para um cliente ou investidor.

Como fazer para demonstrar o produto?
Um produto é definido pela sua forma e pelas funções que ele executa.

Se o seu diferencial é o design, prepare uma “casca” que mostre para as pessoas o quão bonitão ele é, sem necessariamente ter todas as funções. Caso o produto tenha alguma função inovadora que seja o seu destaque, uma caixa de papelão que execute as funções já mostra as características.

Analise o que a platéia quer ver e entregue isso. A velha política do pão e circo ainda vale para os dias atuais.

**Características de uma boa demonstração
**Assim como o produto em si, a demonstração precisa ter os atributos CUS.

  • Credibilidade: Você precisa mostrar que o produto “aguentará o tranco” na hora de ir pro mercado. Imagina que feio falar sobre o seu hipercomputador e ele travar na hora da apresentá-lo?
  • Utilidade: Não corra o risco de passar vergonha fazendo uma mega apresentação sobre algo inútil. Demonstrar de forma magnífica um cometa para um dinossauro só incomodará o dinossauro e desperdiçará seu tempo.
  • Simplicidade: Quase ninguém se importa com “como o produto foi feito”. Mostrar ele funcionando na prática e convencer as pessoas de que isso fará a vida delas melhor é tudo que você precisa.

Demonstração de boas demonstrações

Borracha protetora: Aos 25 segundos é provado por A+B que o produto é confiável. Mostre o vídeo para seus amigos e repare na reação deles ao ver esse trecho do vídeo. (link no Youtube)

Liquidificador: A Blendtech fez alguns vídeos demonstrando seu liquidificador. Nesse vídeo um iPhone é testado, confira o resultado. (link no Youtube)

Mais vídeos da série Will it Blend aqui.

Conclusão
Uma imagem vale mais do que mil palavras. Quantas imagens será que valem uma boa demonstração?

Abraços,
Millor Machado (estimulando o canto dos anjos querubins)

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