descrições de vagas

Como atrair um profissional potencial usando as suas descrições de vagas

Quando estamos a procura de um novo membro para nossa equipe, sempre buscamos a pessoa ideal – um profissional comprometido, ávido por novas experiências e com habilidades coerentes com aquilo que a função exige.

Quando estamos a procura de um novo membro para nossa equipe, sempre buscamos a pessoa ideal – um profissional comprometido, ávido por novas experiências e com habilidades coerentes com aquilo que a função exige.

Cada cargo tem suas peculiaridades, mas uma coisa é certa: descrições de vagas bem feitas fazem a diferença na hora de fazer o processo seletivo.

Isso se deve ao fato de que a descrição da vaga é o cartão de visitas tanto do cargo quanto da empresa.

Sua função é determinante no momento de fornecer todas as informações relevantes sobre a função a ser exercida e pode ajudar o candidato a conhecer melhor a empresa contratante.

O que muitos não sabem é que o papel da descrição de vaga vai além de simplesmente auxiliar no processo seletivo.

Por isso, preparamos esse conteúdo especial que vai te deixar por dentro de todos os benefícios que uma boa descrição de vagas pode trazer para a sua empresa.

A importância de uma boa descrição de vagas

Mesmo com o aumento do desemprego, é importante lembrar que muitos candidatos não estão em busca de uma nova vaga por não terem um emprego, mas porque buscam uma oportunidade melhor do que a sua atual.

Por isso, deixar claro quais serão as atividades, responsabilidades e benefícios é importante; desta forma, a divulgação da vaga pode ser mais eficaz para encontrar o melhor profissional.

Além disso, uma vaga com uma descrição fraca pode atrair os profissionais com perfis muito diferentes do que você precisa.

Isso pode fazer com que você invista tempo em leitura de currículos,  entrevistas e dinâmicas que podem não levar ao colaborador que você espera.

Procure sempre fazer uma boa gestão do seu tempo para não desperdiçá-lo com retrabalho.

A descrição do cargo também tem a função de auxiliar na avaliação contínua depois que o candidato se torna funcionário. Esta avaliação pode ser feita por meio de feedbacks construtivos direcionados ao colaborador.

Para que este retorno seja eficiente, é importante ter em mente as características e habilidades que você definiu como importantes para o cargo – aqui entram as descrições de vagas.

Fornecer feedbacks periódicos é uma das nossas dicas para motivar seus colaboradores.

Promover a motivação dos funcionários é algo que está intimamente ligado às suas atitudes como líder, ao invés de chefe. Neste post falamos um pouco mais sobre isso.

Lembre-se: foi através da descrição que você atraiu o colaborador e por meio dela você poderá contribuir para o seu aperfeiçoamento profissional.

Agora você sabe a importância e as funções da descrição de vagas, vamos para a parte prática.

6 tópicos essenciais de uma boa descrição de vaga

Para te ajudar a construir uma boa descrição de cargo, separamos os principais tópicos que você precisa definir e preencher. São eles:

1. Ocupações do cargo

Aqui entra a definição de todas as atividades principais e secundárias do cargo, bem como ressalta as responsabilidades que estão incluídas no cargo.

Por exemplo, se a vaga for para um analista de compras, você deve listar atividades como “Acompanhamento e programação da reposição de estoques, prospecção de novos fornecedores”, entre outras.

2. Competências necessárias

As competências nada mais são do que as habilidades e conhecimentos teóricos e práticos relevantes para o cargo.

Aqui podem ser inseridas algumas obrigatoriedades para o cargo, como por exemplo um curso superior e/ou comprovação de experiencia profissional na área.

Voltando ao exemplo de analista de compras, esta parte da descrição pode ser algo como “Necessário curso superior em Administração de Empresas e no mínimo 2 anos de experiência na área”.

3. Benefícios

Como estamos falando sobre atrair bons profissionais, deixar em destaque os benefícios oferecidos pela empresa é uma boa isca.

Alguns benefícios básicos que podem ser destacados são os vale-transporte e vale-refeição, descontos para adquirir os produtos da empresa, auxílio médico, convênios e demais vantagens que você possa oferecer aos colaboradores.

4. Aptidões e qualidades

Neste tópico, a ideia é destacar as características relacionadas à atitudes que você espera dos colaboradores no ambiente profissional.

Algumas qualidades que você destacar seriam pró-atividade, aptidão para liderança, saber trabalhar em equipe e demais características que você considere importante para o cargo.

5. Informações da empresa

Como falamos no início deste post, a descrição da vaga será também o cartão de visitas da empresa. Por isso, é importante inserir algumas informações básicas da instituição e do ramo de negócio.

Procure levantar qualidades que possam encantar o candidato, como por exemplo o tempo de mercado e a missão, visão e valores.

Vamos exemplificar como poderiam ser as informações de uma loja de roupas: “Há 20 anos no mercado de confecções, a Empresa X hoje é a principal fornecedora de vestuário infantil e adulto da região Y.

Temos como visão representar nosso estado como e nossa missão é vestir bem a população”. Defina os seus diferenciais e coloque-os em destaque.

6. Informações complementares

Pode ser que a sua empresa ou o cargo possua alguma aspecto que valha a pena salientar. Neste caso, é bom inserir um tópico de informações complementares, caso não consiga enquadrar o dado em nenhum outro item.

Vale destacar que cada vaga e empresa tem suas peculiaridades, o que pode variar um pouco a forma de montar a descrição.

Lembre-se de sempre ser honesto, tomando o cuidado de não criar expectativas que a empresa não poderá cumprir, especialmente em relação aos benefícios.

Atraindo bons profissionais

Com a descrição bem feita, chega a hora de inciar o processo seletivo.

O primeiro passo é fazer a divulgação da vaga. Você pode fazer isso através de sites especializados ou até mesmo por suas redes sociais, caso sua empresa já faça o uso deste meio de comunicação.

Tudo isso vai depender do perfil de profissional que você pretende atingir e também do próprio estilo da empresa.

Em paralelo à divulgação, é importante definir quais serão as etapas do processo seletivo, de modo que seja possível avaliar as competências mais importantes do profissional para a vaga.

Por exemplo, se o cargo exige pró-atividade e postura de liderança, uma etapa que pode ajudar a avaliar isso seria uma dinâmica de grupo.

De qualquer modo, quanto mais objetivo o processo, melhor – tanto para você quanto para o candidato.

Assim que definir os primeiros selecionados para o processo, informe aos candidatos as datas, horários e a forma como será cada etapa, para que possam se programar e atender à todas da melhor forma possível.

Procure organizar-se para sempre fornecer feedback aos candidatos não-selecionados, contribuindo para melhorar o desempenho profissional destes que, mesmo não conquistando a vaga, demonstraram interesse em fazer parte da sua equipe.

As descrições de vagas podem parecer algo óbvio e burocrático, mas podem ser muito úteis e merecem uma atenção especial.

Muitos empresários subestimam a importância desta tarefa e acabam perdendo tempo e deixando de atrair bons funcionários por conta disso.

Confira mais exemplos de boas descrições na Rock Jobs, plataforma de divulgação vagas de marketing e vendas em todo o Brasil.

Até mais!