Como a decoração do seu escritório afeta a produtividade? Descubra em 5 passos!

Você sabia que uma boa decoração de escritório pode aumentar a sua produtividade e o rendimento de uma equipe? Essa tática é seguida por gigantes como Google, Facebook e outras grandes empresas.

O mais interessante é que conceitos básicos de organização ajudam profissionais de todos os tamanhos, desde um freelancer que só quer montar um home office produtivo até um empresário que tem um escritório enorme para decorar.

Nós temos alguns passos simples que vão orientar o processo de decoração do seu escritório para garantir mais eficiência. Quer saber quais são eles? Então continue lendo!

1. Valorize a ergonomia dos móveis

Em um escritório, você ou seus colaboradores estarão trabalhando por horas e horas, normalmente em uma mesma posição. Esse hábito pode ser prejudicial para a saúde, em especial se a postura exigida na função não for adequada ao corpo da pessoa.

Por isso, valorize móveis com boa ergonomia, para garantir conforto e saúde. As cadeiras são os itens que merecem maior destaque. Escolha aquelas com braços amplos e alturas ajustáveis e que são desenhadas pensando na saúde dos usuários.

2. Priorize a organização do lugar

Alguns estudos indicam que um pouquinho de bagunça em um ambiente empresarial ajuda a estimular a criatividade dos funcionários. Mas só um pouquinho, para não ficar com cara de um ambiente estéril. Por isso, lembre-se de priorizar a organização do lugar, especialmente dos arquivos e documentos da empresa.

Consiga alguns pequenos blocos de montar ou acessórios de mesas para instigar a mente dos seus colaboradores. Mas também inclua no cômodo: armários, organizadores e arquivos para guardar planos, contratos e outros documentos do trabalho realizado no escritório.

3. Lembre-se de que descanso também é importante

Pode parecer contraproducente, mas um dos segredos para elevar o rendimento dos colaboradores em uma empresa é conceder algumas pausas estratégicas durante a jornada de trabalho. Existe até uma técnica para isso, chamada Pomodoro.

Basicamente, a ideia é fragmentar o tempo de trabalho em períodos menores, separados por pausas curtas de descanso. A proposta original é permanecer totalmente concentrado por “turnos” de 25 minutos e fazer intervalos pequenos entre eles, mas o tamanho perfeito depende do ritmo e das demandas de cada um.

Banner de eBook sobre conteúdo e comunicação interna.

Dessa forma, nosso cérebro consegue render mais do que quando fazemos muito esforço em uma jornada de 8 horas sem pausa.

Por isso, inclua um lugar para descanso em seu escritório e até mesmo a opção de um lanchinho para você e seus colaboradores. Mas lembre-se de oferecer frutas ou barras de cereais nessa hora, já que comidas menos saudáveis podem agravar a fatiga e diminuir a concentração.

4. Use cores e geometria para aumentar a produtividade

Essa é uma dica ótima que serve para decoração de home office ou de um escritório tradicional:* use o subconsciente para estimular a produtividade no local de trabalho.*

**As cores têm a capacidade de trazer benefícios e incentivar determinados comportamentos. **Veja algumas delas:

  • laranja estimula a criatividade e a força de vontade;
  • amarelo eleva os níveis de concentração;
  • roxo ajuda nosso cérebro a pensar fora dos padrões;
  • branco traz a sensação de limpeza e organização, que nos faz raciocinar com mais clareza.

Além disso, os revestimentos usados para o piso e paredes do seu escritório também podem auxiliar a aumentar sua produtividade.* A neurociência diz que formas geométricas ajudam a estimular a memória.*

Por isso, revestimentos com padrões geométricos podem manter seu cérebro mais afiado no local de trabalho.

5. Dê atenção à iluminação

Um ponto negligenciado em vários escritórios é a iluminação. Muitas empresas ignoram a importância de ter luz em abundância no local de trabalho.

Em efeitos práticos, pouca luz pode levar o profissional a forçar a visão, causando dor de cabeça e falta de concentração. Por isso é ideal garantir lâmpadas boas para quem trabalha durante a noite e janelas amplas, com boa incidência de luz solar, para os diurnos.

Seguindo essas linhas, fica mais fácil conseguir uma boa decoração de escritório, não é mesmo? Com as nossas 5 dicas, já dá para cuidar do básico e garantir a produtividade da sua empresa com estilo.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais e marque seus amigos para saber a opinião deles sobre o assunto!

*Texto produzido pela equipe [Pointer](https://www.pointer.com.br/)**.*
comments powered by Disqus