7 tipos de conteúdos para criar e aproveitar datas comemorativas

7 tipos de conteúdos para criar e aproveitar datas comemorativas

Sabemos da importância em criar conteúdos para web. Para ajudar nessa estratégia, separamos 7 tipos de conteúdos que você pode usar em datas comemorativas.

Se você tem um negócio digital, sabe a importância de criar conteúdos para suas páginas na web. Além disso, já deve ter percebido que alimentar redes como o Facebook ou um blog de Inbound Marketing requer dinamicidade — afinal, produzir sempre do mesmo pode fazer com que você perca público aos poucos.

Por isso, é interessante que você aproveite a versatilidade de conteúdos que a internet apresenta na hora de pensar suas publicações. E, uma ótima estratégia é ficar atento às datas comemorativas!

Aproveitar épocas como o natal e a páscoa, ou até mesmo comemorações menores, mas ligadas ao seu projeto — como o dia da literatura brasileira, se você produz conteúdo ligado ao ensino — é uma maneira de fazer seu público engajar com suas publicações. Por isso, procure sempre pesquisar sobre as datas comemorativas de cada mês e pense em quais você pode colar o seu discurso.

Para te ajudar nessa estratégia, separamos 7 tipos de conteúdos que você pode usar em datas comemorativas. Vamos lá?

1. Crie imagens comemorativas

Uma das formas mais básicas de aproximar sua marca de uma data comemorativa é por meio de uma imagem. Vale foto para post, capa de facebook ou twitter ou até mesmo a miniatura do perfil — pense no que vale mais a pena e seja mais funcional para o seu negócio quando se trata daquela data específica.

Lembre-se, no entanto, que a imagem não dá espaço para um grande número de informações, por isso, é uma maneira mais geral de tratar um assunto. A ideia aqui, portanto, é criar algo visualmente chamativo e se apoiar no texto da legenda para completar as informações, caso necessário.

Uma boa ideia é se você tem uma loja de roupas online, por exemplo, e publicar uma imagem comemorando o dia da moda. Essa estratégia pode ser uma ótima forma de engajar com seu público-alvo.

Você pode aproveitar o gancho da imagem, inclusive, para divulgar alguma promoção ou desconto que será oferecido pelo seu negócio devido àquele dia especial.

2. Monte listas

7 lugares para visitar na Europa”, “10 coisas que você deve fazer para ter sucesso”, “3 ferramentas para te ajudar no trabalho”… — você já viu como listas fazem sucesso na internet?

Com tantas pessoas atraídas pela ideia de listagem, nada melhor do que se aproveitar desse tipo de conteúdo nas datas comemorativas.

Se você tem um negócio voltado para produção de vídeos, por exemplo, pode se beneficiar do dia do cinema criando listas com temas como “10 cineastas brasileiros para se inspirar”. Ou se seu negócio aborda culinária, nada melhor do que aproveitar comemorações como o natal para criar listas com receitas fáceis para uma ceia em família, não é mesmo?

Aqui a regra é criatividade — pense em publicações divertidas e interessantes.

3. Faça um quiz

Basta uma passeada pela sua timeline do Facebook para perceber que outro conteúdo que tem muito potencial para engajamento e compartilhamento na internet são os quizzes.

Assim como na estratégia de listas, aqui é interessante que você pense em abordagens mais divertidas, que despertem a curiosidade do público a respeito do resultado. Você pode pensar em conteúdos como “quem seria você”, “qual seu destino” ou “descubra seu par”.

Se você trabalha com música, por exemplo, pode aproveitar o dia do músico para criar quizzes como “qual artista brasileiro você seria” ou “qual dessas bandas contemporâneas mais combina com o seu estilo”.

4. Crie gifs

Outro recurso interessante que você pode usar na hora de comemorar uma data especial é o gif.

Os gif são imagens animadas que, geralmente voltados para o humor, fazem bastante sucesso no mundo web e, portanto, chamam a atenção dos usuários quando encontrados em sua timeline. Essa estratégia é ótima para criar um clima descontraído com o público e causar sua identificação com a marca. A Drogaria Araújo, por exemplo, aproveitou o natal para fazer um gif divertido, que conseguiu gerar um ótimo engajamento com o público online e visibilidade para a marca.

5. Elabore uma playlist

Essa estratégia pode ser um pouco mais restrita, mas não deixa de ser uma opção para quem quer inovar no conteúdo. Para fazer bom uso de uma playlist, você pode escolher datas como o dia dos namorados e separar uma lista de músicas românticas ou o dia da criança para relembrar os clássicos de uma determinada geração, por exemplo.

6. Crie posts diferentes em seu blog

Se seu negócio faz uso de um blog de conteúdo, nada melhor do que aproveitar para criar um post temático e aumentar o fluxo no seu site. Pense em assuntos relevantes e discussões interessantes que podem ser levantadas pelo seu negócio em datas comemorativas e elabore um artigo sobre aquilo.

Aqui na Samba, por exemplo, a gente produziu um artigo sobre empreendedorismo feminino no dia internacional da mulher.

7. Produza vídeos

O vídeo é uma ótima estratégia para quem trabalha com marketing de conteúdo — e, portanto, uma ótima maneira de produzir conteúdo para datas comemorativas.

Com essa abordagem, você pode pensar nas mais diversas formas de comunicar com seu público. Seu vídeo pode ser uma narrativa tocante, ter um estilo mais de documentário, ser mais divertido e descontraído ou até mesmo tratar aquela data com um tom mais sério — aqui é o momento de ser criativo e pensar qual discurso casa melhor com a data comemorativa em questão.

Agora você pode aproveitar datas comemorativas para gerar engajamento com seu público!

E, se você tem dificuldade quando se trata de criatividade e acha que pode ter problemas com essa estratégia, não se preocupe — a Samba tem o material perfeito para você! Baixe nosso guia gratuito e descubra 10 técnicas para desbloquear suas habilidades criativas!

 

datas comemorativas abelhinhaArtigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.

Eleita a empresa mais inovadora da América Latina pela Fast Company, a Samba ajuda outras empresas a se comunicarem melhor utilizando vídeos online.