Cursos de gestão financeira: o que essa formação pode ensinar para você?

Se você é um pequeno empreendedor em fase de aperfeiçoamento, é natural que tenha dúvidas sobre assuntos do universo empresarial. Mas, você sabia que existem cursos de gestão financeira que podem ajudar a desmitificar essa responsabilidade?

É verdade que gerir as finanças de um negócio é uma tarefa complicada. Especialmente quando começa a desenvolver e o fluxo de dados e números torna-se mais complexo. Por outro lado, isso é um bom sinal e demonstra que seus esforços estão sendo recompensados.

A melhor saída é procurar aprender mais sobre o assunto e dedicar-se para que sua empresa conquiste a tão sonhada estabilidade financeira.

Para te ajudar, reunimos algumas informações importantes sobre os cursos de gestão financeira. Quer conhecer melhor essa opção de aperfeiçoamento? Prossiga com a leitura!

O que são e como funcionam os cursos de gestão financeira?

*“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”. *

Leonardo da Vinci

Aprender está na essência do ser humano. Desde que nascemos estamos sempre buscando descobrir coisas novas e, assim, alcançar novos horizontes. No universo empresarial, não é diferente. Um empresário é, antes de tudo, alguém disposto a se dedicar a um sonho e buscar os conhecimentos necessários para chegar ao sucesso.

Mas, é certo que nem todo conhecimento é útil. Por isso, encontrar a fonte certa é o segredo dos grandes empreendedores. Surge então a necessidade de falarmos sobre os cursos de gestão financeira — poderosas ferramentas de aprendizado.

Esse curso pode ser desenvolvido em formato de graduação ou não. A ideia é proporcionar ao empreendedor os conhecimentos  necessários para assegurar a saúde financeira de seus negócios.

Portanto, há inúmeras possibilidades para você que busca por esse tipo de ensino, desde os cursos longos aos mais pontuais e rápidos. Lembrando que não existe hierarquia entre as formações. Você pode (e deve) optar pelo que melhor lhe atende e se encaixa à sua rotina.

Presencial ou EAD, tecnólogo ou bacharel: o que quer dizer cada um desses termos?

Quando você começa a pesquisar as opções existentes no mercado, encontrará cursos em diversos formatos. Obviamente, alguns são mais completos e outros possuem uma duração menor e são mais específicos. O importante, entretanto, é entender as nomenclaturas e escolher aquele que está de acordo com sua realidade.

No caso da graduação, é possível que você receba o título de bacharel ou tecnólogo. A diferença básica entre eles é a duração e profundidade dos cursos. O bacharel é um profissional mais capacitado que concluiu uma graduação de, em média, 5 anos. Já o tecnólogo em gestão financeira, teve uma formação mais focada, com uma duração média de 2 anos.

**Ambos são reconhecidos pelo MEC e estão aptos a produzirem e repassar conhecimentos importantes aos estudantes. **Basta analisar as grades curriculares e encontrar o que lhe atenderá melhor. Além disso, para fazer uma boa escolha, é necessário conhecer bem a reputação da instituição, do curso, dos professores e da metodologia aplicada.

Já o curso rápido em gestão financeira costuma durar algumas horas, semanas ou meses e podem ser feitos na modalidade online. Alguns excelentes exemplos gratuitos disponíveis no mercado são:

A modalidade online também é conhecida como EAD (educação a distância). É uma ótima opção para quem dispõe de pouco tempo livre ou deseja investir em uma instituição que não possui sede em sua cidade. As aulas presenciais, por outro lado, proporcionam um contato direto entre professor e aluno.

Lembrando que tanto as graduações, como os cursos rápidos podem ser desenvolvidos nas duas modalidades, EAD e presencial, sendo que alguns mesclam esses dois formatos.

O que é possível aprender nesses cursos?

Conforme mencionamos, nem todo conhecimento pode ser útil aos seus propósitos. Por isso, é importante que você conheça o que aprenderá em um curso de gestão financeira. Desse modo, você evita perder tempo e procura algo que esteja de acordo com as suas necessidades.

Em geral, a grade desse tipo de formação costuma ser variada e englobar aspectos essenciais à gestão financeira da empresa. Para que você entenda melhor, separamos os principais pontos existente nas ementas. Acompanhe!

Planejamento e orçamento financeiro

O planejamento é a base de qualquer estratégia empresarial. Quando falamos sobre finanças, não há como deixar de seguir à risca essa metodologia. No entanto, mesmo com tamanha relevância, é comum encontrarmos empreendedores com dificuldades em organizar, planejar e estruturar o orçamento da empresa.

Por isso, essas aulas ajudam o indivíduo a analisar os resultados financeiros obtidos e planejar melhor suas ações em busca de melhorias.

Você aprenderá a entender melhor os números existentes em seus relatórios, a planejar e definir um orçamento coerente e eficiente e, claro, monitorar os avanços ao longo do ano. Conhecimentos essenciais, não é mesmo?

Contabilidade empresarial

A contabilidade e todos os seus termos e cálculos podem assustar muitos empresários. Mas não há nada que o estudo e a dedicação não superem. Destaca-se que essa é uma área muito ampla e há muitos detalhes a serem absorvidos nas aulas, como:

  • processos fiscais e tributários;
  • obrigações previdenciárias;
  • atendimento à legislação empresarial;
  • análise de relatórios sobre a situação econômica do negócio.

Em resumo, aqui você aprenderá tudo o que é necessário para assegurar que sua empresa atue em conformidade com as exigências legais. Conquistando processos contábeis dinâmicos, organizados e eficazes.

Matemática financeira básica

Não importa o ramo em que você atua ou o porte de seu negócio, dominar aspectos básicos da matemática é fundamental para a sua saúde financeira. Afinal, para captar recursos e realizar bons empréstimos e investimentos, é necessário saber calcular juros, taxas e descontos.

Lembrando que essas habilidades também ajudarão a elaborar seu orçamento anual e a planejar aspectos relevantes de seu negócio, principalmente durante o processo de expansão.

Controle de caixa

Você sabe realizar um bom controle de caixa? Caso ainda tenha dificuldades ou deseje aprender um pouco mais sobre o assunto, os cursos de gestão financeira são uma excelente opção.

Dentre os conhecimentos aprendidos, conhecer, entender e controlar o seu fluxo de caixa são alguns dos mais importantes. Um empreendimento dificilmente prospera se não possuir um caixa organizado. Por isso, é essencial buscar mais conhecimentos na área.

Você aprenderá a anotar e gerir suas entradas e saídas, organizar seu rendimento ao longo do ano, controlar melhor seus custos fixos e variáveis, identificar seu lucro líquido e ainda implementar ações que permitam um melhor aproveitamento de suas receitas.

Formação de preço

Pode parecer estranho, mas não é incomum encontrarmos empreendedores que não sabem como precificar seus produtos. Isso acontece porque essa é uma decisão que envolve inúmeros aspectos e se baseia em dados concretos sobre os custos de produção.

A precificação incorreta traz prejuízos ao negócio e impossibilita que ele alcance bons lucros. A longo prazo, o erro  pode comprometer todo o seu desenvolvimento. Assim, é importante adquirir mais conhecimentos sobre o tema e aprender a formar um preço que seja justo, atrativo e favorável à empresa.

Análise econômica

Você já parou para pensar no quanto o cenário econômico do país pode influenciar o dia a dia de sua empresa?

Um país em crise acaba afetando o poder de compra do consumidor e, consequentemente, as estratégias empresariais. Como o cliente está mais resistente a comprar, é preciso entender o contexto e traçar métodos eficazes para superar essa fase.

Quando você aprende a fazer esse tipo de análise, consegue preparar seu negócio para tais desafios. Além de encontrar oportunidades em um cenário que os demais empreendimentos só visualizam problemas.

Gestão de custos

Outro aspecto bastante trabalhado nos cursos de gestão financeira é a gestão de custos. Nos últimos tempos, essa abordagem tem sido muito valorizada dentro das empresas. Inclusive em pequenos empreendimentos, visto que o crescimento depende de um controle eficaz dos gastos empresariais.

É possível aprender mais sobre a definição e classificação dos custos, os métodos de custeio e as ferramentas para gerir e controlá-los. Em geral, pretende-se educar o gestor sobre a importância de manter os gastos empresariais em um patamar estável e sobre como planejar investimentos e empréstimos que não afetem a estabilidade do negócio.

Depois de conhecer melhor os cursos de gestão financeira, fica mais fácil dar o próximo passo rumo ao crescimento profissional e empresarial.

Estar aberto para novos conhecimentos é uma das grandes qualidades de um empreendedor competente. É importante que você entenda que nunca é tarde para aprender algo novo, especialmente quando isso tem o poder de impulsionar seu negócio.

Por isso, pense melhor sobre tudo o que falamos neste post e estude a possibilidade de investir um pouco do seu tempo (e até dinheiro) em busca de mais informações sobre administração financeira empresarial.

Se você gostou deste material, acreditamos que o nosso eBook: Educação Financeira para Empreendedores também será bastante útil. Baixe-o agora mesmo. É rápido, simples e totalmente gratuito!

eBook sobre educação financeira.

comments powered by Disqus