criatividade no empreendedorismo

Quais são as oportunidades que a criatividade no empreendedorismo gera?

Albert Einstein é considerado o maior físico de todos os tempos. Muitos dos seus ensinamentos podem ser facilmente aplicados no mundo do empreendedorismo, dentre eles, podemos destacar uma de suas famosas frases:

Albert Einstein é considerado o maior físico de todos os tempos. Muitos dos seus ensinamentos podem ser facilmente aplicados no mundo do empreendedorismo, dentre eles, podemos destacar uma de suas famosas frases:

Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

Pois bem, hoje há muitos empreendedores e empresas explorando as mesmas ideias e consequentemente fazendo as mesmas coisas, caindo na mesmice e, muitas vezes, no fracasso! Entendemos que você não quer trilhar esse caminho, não é mesmo?

Então é bom começar colocar a palavra “criatividade” no seu dia a dia empreendedor.

A grande questão é que se tornar um empreendedor de sucesso não é algo simples, por isso a criatividade pode ser um grande diferencial para ajudar nesse objetivo.

Ela trás consigo um processo de inovação que visa soluções diferentes para dores que já são conhecidas e ainda incomodam o público em geral.

Nas próximas linhas desse post, vamos mostrar quais são as oportunidades que a criatividade no empreendedorismo pode gerar! Acompanhe.

Empreendendo com criatividade

Para quem está começando a empreender ou também para quem já começou faz tempo, é preciso ter em mente que uma das principais virtudes do empreendedor é resolver problemas encontrando soluções efetivas para eles.

Porém, a vida do empreendedor não é somente isso, há também o desafio de buscar estratégias e ações que irão contribuir com constantes melhorias para o negócio. Por esse motivo, ser inovador é crucial para se dar bem nesse desafio.

A criatividade é a principal chave para a conquista desse triunfo: a inovação.

É preciso buscar fazer algo diferente, buscar soluções que quebrem padrões já estabelecidos e são consideradas alternativas.

Evitar a mesmice de seguir fórmulas e modelos tradicionais é de extrema importância.

Outra grande virtude também é ter um objetivo, focar no resultado que se deseja e sempre ter a cabeça aberta para buscar novos caminhos para alcançá-lo.

Mais do que uma palavra, a criatividade deve ser vista como uma ferramenta que, se usada da forma correta, pode fazer toda a diferença para o empreendedor e sua equipe.

Fazendo seu uso de forma constante, poderá ser o grande diferencial para destacar o empreendedor e sua empresa das demais.

A criatividade no dia a dia da empresa

A criatividade pode ser aplicada em todas as ações de qualquer empresa. Desde as áreas mais burocráticas tais como a administrativa e financeira, passando por marketing, vendas e também nas que visam o relacionamento com seus clientes, parceiros e outros stakeholders.

O grande segredo é ter um olhar de entendimento de como ela pode auxiliar na solução dos problemas, buscando novas rotinas e ações que otimizem a eficiência de processos que são considerados diferenciais e essenciais para o negócio.

Nesse processo de melhoria contínua, que a criatividade pode trazer, há grandes benefícios, tanto para a motivação da equipe, na sua produtividade, também na facilidade em escalar o negócio e na conquista de cada vez mais clientes, até porque as pessoas já estão cansadas das mesmas soluções, que não resolvem seus velhos problemas.

Na prática, há várias atividades que podem ser feitas para estimular a criatividade da empresa em geral, tais como estimular processos de brainstormings e outras ações que incentivem os colaboradores a expor suas ideias, empoderando-os de forma que entendam que elas podem sair do papel e trazer um benefício enorme para a empresa!

Dicas para desenvolver a criatividade no empreendedorismo

Se você chegou até aqui, já deve estar querendo saber como desenvolver melhor a sua criatividade e aplicá-la em sua vida empreendedora, correto?

Então para ajudá-lo, preparamos 5 dicas de como desenvolver a criatividade no empreendedorismo:

1 – Procure o seu bem-estar

O primeiro passo para ser mais criativo é contribuir com seu corpo e sua mente. São eles que te dão sustento e serão os principais responsáveis em estimular a sua criatividade.

Faça exercícios físicos de forma regular e deixe a preguiça de lado, eles estimulam sim a criatividade!

Outra prática que ajuda nesse processo é a meditação. Ela contribuirá para que você limpe sua mente e coloque suas ideias em ordem, que é essencial para ser mais criativo.

2 – Busque conhecimento e se informe

Há quem diga que conhecimento nunca é demais. E isso também vale para desenvolver qualquer habilidade criativa.

Buscar conhecimento, pesquisar e estudar (qualquer coisa) constantemente são essenciais para que você conheça novas teorias e formas de pensar. Isso irá contribuir constantemente com o seu lado criativo.

Além disso, se informar e ficar atento as novidades também é importante.

A cada dia as coisas estão acontecendo de forma mais rápida pelo mundo, ou seja, há novidades de qualquer assunto todos os dias. Pode ser que isso seja útil para você e seu negócio nesse sentido.

3 – Tenha um propósito

Quando se está empreendendo é necessário aquela motivação a mais para levantar da cama todos os dias, devido ao fato de ser uma tarefa árdua e com muitos desafios.

Porém, para quem tem um propósito definido isso fica um pouco mais suave e também fica mais fácil de colocar energia em todas ações para levar o negócio para frente todos dias.

Portanto, ter um propósito e ser apaixonado pelo que está fazendo irá facilitar também a pensar em cada vez soluções diferentes para problemas diferentes, estimulando a criatividade, além de contagiar o ambiente e as pessoas positivamente.

4 – Abra a sua cabeça

Se permita ter um novo olhar sobre todas as coisas. Tente encarar o mundo sem o julgamento do senso comum e liberte seu pensamento!

Essa prática poderá trazer novas ideias para as demandas mais complexas que você e seu negócio podem ter.

Junte isso com a busca de novos conhecimentos que fornecemos na dica anterior.

Além disso, seja curioso! Se você quer fazer algo diferente vai precisar disso. Então, reflita bastante sobre o problema que você está querendo resolver, pesquise bastante sobre ele e observe como as pessoas se comportam em relação a ele.

Ainda na linha da curiosidade, nunca tenha medo de perguntar nada para ninguém a fim de saber mais sobre a solução que está procurando.

5 – Lembre se que existem ferramentas e tecnologia!

Se você fazer uma pesquisa no Google sobre ferramentas que existem para ajudar em processos criativos, irá encontrar uma infinidade delas. Uma delas é a “tempestade de ideias” ou brainstorming.

Como essas ferramentas já existem, vale a pena consultá-las para auxiliar em processos que exigem criatividade ao invés de quebrar a cabeça tentando “reinventar a roda”.

Além das ferramentas, a tecnologia pode ser uma forte aliada na vida de qualquer pessoa que quer ser mais criativa. Afinal, nem precisa falar o quanto ela avançou nos últimos anos e também o quanto ela vem avançando mais rápido a cada dia!

Um grande ganho que a tecnologia já mostrou que pode trazer para a vida das pessoas é trazer produtividade em relação a qualquer tarefa, seja profissional ou pessoal, através de aplicativos e ferramentas, sendo que a sua grande maioria são oferecidas de forma gratuita.

Então que tal, deixar a tecnologia responsável por automatizar todas as suas tarefas para você ficar livre para pensar, ter novas ideias e ser mais criativo?

Já deu pra perceber como a criatividade no empreendedorismo é um grande diferencial para que qualquer ideia se transforme em um negócio de sucesso!

Porém, não é algo que é adquirido de um dia para o outro, exige muito esforço e dedicação. Mas com o tempo ela pode vir de forma cada vez mais rápida, basta não desistir facilmente e ter muita persistência e motivação em criar algo único, diferente e que cause impacto.

Gostou de entender como a criatividade pode lhe auxiliar na sua jornada empreendedora? Então Saiba como empreender na área da economia criativa!