criar uma página no facebook

Passo a passo de como criar uma página no Facebook para seu negócio!

Durante a Campus Party de 2016, o diretor de parcerias estratégicas do Facebook, Ime Archibong, divulgou dados sobre a rede social no Brasil.

Segundo ele, 8 em cada 10 brasileiros estão conectados no Facebook, o que equivale a 99 milhões de usuários ativos todos os meses.

Por isso, é difícil imaginar uma estratégia de marketing digital em que a plataforma não seja utilizada.

Neste artigo você aprenderá a criar uma página no Facebook (fanpage) para os seus negócios, possibilitando a comunicação com o seu público-alvo. Confira!

Passo 1: Iniciando

Faça login na sua conta do Facebook e, a seguir, clique no menu em formato de seta na parte superior, à direita da tela.

Ao abrir as opções, clique em “Criar Página”.

Passo 2: Tipo de página

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Essa sessão é muito importante, pois ajuda nos filtros de segmentação para anúncios e páginas relacionadas.

As opções indicadas para negócios são “negócios locais ou local”, “empresa, organização ou instituição” e “marca ou Produto”.

Se a sua empresa estiver ligada a uma pessoa, escolha “artista, banda ou figura pública”.

Há ainda as opções “entretenimento” e “causa ou comunidade”.

Se você optar pela primeira opção, você deverá selecionar a categoria que se refere ao assunto da sua fanpage — além de preencher o nome e o endereço do seu negócio.

Caso escolha qualquer uma das outras opções, será necessário inserir apenas o assunto e o nome. Feito isso, clique em “Começar”.

Passo 3: Sobre

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Aqui é onde você deve colocar a descrição da sua página.

Fique bem atento, pois ela deve relatar exatamente sobre o que se trata o seu negócio e representar o que você tem a oferecer ao usuário.

É possível que ela seja, também, o primeiro contato do consumidor com a sua marca.

O limite é de 155 caracteres, então utilize-o sábia e resumidamente.

Depois, insira o seu site. Confira se você digitou o endereço eletrônico corretamente, pois esse será um link regularmente clicado.

Passo 4: Foto do perfil

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Agora você deve escolher uma foto. Basta escolher se a sua imagem está salva no seu computador ou se será importada de um site.

Geralmente, os negócios são representados por uma logomarca anteriormente definida.

Certifique-se de que a sua imagem conterá apenas isso, pois ela será visualizada em miniatura quando você fizer postagens na sua fanpage.

Passo 5: Adicionar aos favoritos

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A plataforma sugerirá que você adicione a sua fanpage aos seus favoritos, para que você receba notificações automáticas sempre que houver alguma interação.

Essa prática é extremamente recomendada, pois permite que o administrador acompanhe o desempenho da página e responda mensagens e comentários rapidamente.

Passo 6: Público preferido da página

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O Facebook possui um algoritmo que tenta conectar usuários a seus interesses regularmente.

Isso é benéfico para ambos os lados, já que o internauta receberá sugestões de páginas e publicações de seu interesse, e a fanpage terá comunicação com o público-alvo.

Portanto, você deve segmentar com o máximo de precisão a sua audiência.

Primeiramente, escolha a sua localização. É possível selecionar uma cidade, país, estado/região, um código postal específico ou um endereço.

Há ainda a possibilidade de optar por uma área de mercado designada, caso o seu negócio queira alinhar estratégias no Facebook com campanhas de TV.

Você ainda pode decidir-se por múltiplos locais, clicando em “Adicionar locais em massa”.

Depois, selecione a relação do público com o local: pessoas que morem no local indicado, pessoas que visitaram o local recentemente, ou pessoas que estão visitando esse local.

Este último é indicado, por exemplo, para negócios voltados ao turismo, como atrações regionais e hotéis.

A próxima segmentação diz respeito à idade, que vai de 13 a 65 anos ou mais.

É comum que o público-alvo seja formado por maiores de idade, pois possuem maior poder de compra, mas existem segmentos de mercado indicados ao público adolescente.

Utilize a sua análise estratégica e defina a variação. De modo similar, defina o gênero entre “todos”, “homens” ou “mulheres”.

A partir daí, você deve definir os interesses da sua audiência. Você pode buscá-los digitando as áreas de atuação do seu negócio ou segmentos específicos de mercado.

Ao passar o mouse sobre as sugestões que a plataforma fará, é possível observar o número de usuários relacionados a cada um dos interesses.

Você pode optar por selecionar múltiplos interesses. Por fim, escolha um ou mais idiomas.

Passo 7: Capa

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A capa de uma fanpage é o background da sua foto de perfil e, juntas, elas serão responsáveis pelo primeiro contato visual do cliente com a sua marca.

Capriche no design para que ela desperte a atenção dos usuários logo no primeiro olhar.

Passo 8: Configurações

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Agora você já tem o visual da sua fanpage. Portanto, é hora de acrescentar informações adicionais aos usuários que a visitarão.

Clique em “Sobre” no menu à esquerda e uma nova página será aberta. Aqui, além de alterar as suas configurações iniciais, você pode inserir mais detalhes sobre o seu negócio.

Insira a data de início de suas atividades, o seu endereço, o horário de funcionamento, uma segunda descrição mais longa e específica, informações gerais, a missão da sua empresa, a data de fundação, seu número de telefone e e-mail.

Todos esses dados serão extremamente relevantes para o seu público.

Passo 9: Convites

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Clique em “Página” no menu superior e busque, em um pequeno menu à direita, a opção “Convidar amigos para curtir essa página”.

Não importa o tamanho da sua organização, pessoas conhecidas serão grandes aliadas na divulgação do negócio. Ao clicar nessa opção, você poderá convidá-los a curtir a sua fanpage.

Essa ação é recomendada, pois, somente após conquistar 50 curtidas, é que será possível criar um nome de usuário para a página.

Em resumo, esse é o nome que se encaixará na sua URL logo depois do domínio do Facebook.

Ao fazê-lo, você terá um endereço original no formato www.facebook.com/nomedoseunegócio.

Além de otimizar sua página para os mecanismos de buscas, isso passa credibilidade aos usuários.

Para realizar essa ação, volte à aba “Sobre” e clique em “Criar nome de usuário da página”.

Passo 10: Chamada para a ação

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Ainda na página inicial da sua fanpage, você observará um botão logo abaixo da capa com os dizeres “Adicionar um botão”.

Ao clicá-lo, você poderá inserir uma chamada para a ação e otimizar as conversões do seu negócio.

Uma conversão é um objetivo definido pela empresa, que pode ser uma compra, um acesso a uma página de destino, entrar em contato, inscrever-se em uma newsletter, instalar um aplicativo, etc.

Já as chamadas para a ação são os gatilhos utilizados para fazer com que o usuário complete um procedimento, como por exemplo, “reserve agora”, “envie uma mensagem”, “compre agora”, “cadastre-se” e “assista ao vídeo”.

Essa é uma opção muito interessante para o marketing digital dos empreendimentos.

Passo 11: Guias

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As guias são as opções que ficarão em destaque na sua fanpage em um menu à esquerda.

Para gerenciá-las, clique em “Gerenciar guias”. Você pode alterar a ordem em que elas aparecem para os visitantes.

Porém, o recurso mais importante nessa sessão é o de adicionar aplicação, os chamados API’s (Interface de Programação de Aplicativos).

Você pode, por exemplo, colocar abas de acesso ao Twitter, Instagram, Pinterest e outras redes sociais, ampliando assim o acesso às suas páginas e reforçando sua presença online.

As abas também possuem aplicativos para promoções, lojas virtuais, formulários para conquistar novas inscrições em um site, jogos, etc.

É possível até mesmo customizar uma aba.

Existe uma série de API’s desenvolvidos para o Facebook, e cabe ao administrador estabelecer quais deles são ferramentas aplicáveis ao negócio.

Aqui você pode conferir alguns dos mais indicados.

Passo 12: Facebook Insights

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Na página inicial da sua fanpage, clique em “Informações” no meu superior.

Essa é uma das mais incríveis ferramentas disponíveis no Facebook, pois permite ao administrador acessar dados e informações relativas ao público e ao desempenho das postagens.

Você pode ter acesso a relatórios de métricas que medem o engajamento, crescimento de curtidas, ações na página, visualizações, alcance e envolvimento.

Também é possível definir um determinado intervalo de tempo para análise, além de descobrir os melhores horários, regularidade, formatos e tipos de conteúdo a ser publicado.

Ao clicar em “publicações”, você pode observar o desempenho individual de cada uma das postagens, além de ter acesso a dados relativos a eventos e analisar o progresso de todas as atividades da sua página.

Dessa forma, torna-se viável realizar testes, comparando diferentes publicações e alterando elementos como linguagem, tamanho do texto, assunto, etc.

Passo 13: Promoção

Se o seu negócio possui recursos para investimento, é possível acionar o Facebook Ads, a plataforma de anúncios da rede social de Mark Zuckerberg.

Na própria página inicial da fanpage haverá um botão com a opção “Promover página”, mas é recomendado que você siga outro caminho.

Clique novamente na seta do menu superior à direita e abra o menu. A seguir, clique em criar anúncios.

Depois de cadastrar o seu cartão de crédito e completar informações de cobrança, localização, fuso horário e moeda, você estará apto para iniciar uma campanha.

A plataforma é bastante intuitiva e é possível direcionar os gastos a objetivos específicos de negócio, como impulsionar uma publicação individual, promover uma fanpage para conseguir mais seguidores, aumentar o reconhecimento da marca e gerar branding, instalar um aplicativo, gerar tráfego para um website, otimizar as conversões e gerar leads.

Não existe uma opção melhor que a outra, tudo depende da estratégia do seu negócio.

Assim que você criar a sua primeira campanha, basta ativá-la e esperar a aprovação da plataforma para que ela comece a ser veiculada na timeline e nas laterais do feed de notícias dos usuários.

Vale lembrar que o Instagram é uma ferramenta vinculada ao Facebook, onde você também pode anunciar.

Passo 14: O primeiro post

Agora que você já sabe tudo sobre as páginas de Facebook, é hora de criar a sua primeira postagem.

Na página inicial da sua fanpage, bem ao centro, há um espaço em branco, logo abaixo de “Status”, onde você pode escrever a sua publicação.

Você também pode optar pela adição de fotos/vídeos, já que o Facebook oferece uma vasta gama de recursos como carrosséis, álbuns de fotos e apresentações multimídia.

Há ainda a possibilidade de criar ofertas (altamente recomendada para negócios), eventos, marcos (como a mudança de endereço, o aniversário da empresa, etc) e notas.

Práticas recomendadas ao criar uma página no facebook

Invista na qualidade dos posts

O Facebook possui um algoritmo que privilegia o usuário.

Ele entende que quanto maior o número de interações (curtidas, compartilhamentos, comentários, cliques), mais relevante ele é.

Portanto, quando há alto engajamento com uma postagem, o alcance orgânico (ou gratuito) também cresce.

Nunca use perfis de usuário para negócios

A prática da utilização de perfis de usuários para empresas é punida severamente pelo Facebook, até mesmo com a exclusão da conta.

Portanto, se você pretende divulgar o seu negócio, invista nas fanpages.

Use os grupos para divulgação

Existem muitos fóruns de discussão no Facebook, muitos deles voltados para determinados segmentos de mercado.

Descubra quais deles possuem relação com o seu negócio e divulgue os seus produtos e serviços.

Responda todos os comentários e mensagens

Tanto para SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) quanto para interações, o Facebook é uma ótima ferramenta.

O relacionamento e a qualidade dos serviços prestados é um grande diferencial na era digital.

Use a ferramenta de grade para anúncios

Muitos administradores de fanpages têm seus anúncios negados por possuírem uma grande quantidade de texto nas imagens.

Para descobrir se as suas fotos se encaixam no padrão da rede social, acesse a ferramenta de grade.

Realize testes rotineiramente

Não existe um padrão para postagens no Facebook, pois cada público-alvo reage de uma forma.

Portanto, os testes serão muito importantes para compreender se a sua audiência tem preferência por textos curtos ou longos, linguagem formal ou personalizada, se prefere imagens ou vídeos, etc.

Pronto! Agora você já sabe como criar uma página no Facebook e está apto a utilizar dessa maravilhosa ferramenta para otimizar os resultados do seu negócio!

E então? Você gostou desse artigo? Confira nosso artigo com 22 dicas incríveis de como fazer um bom marketing para sua empresa e entenda ainda mais sobre o assunto!

  • jayme

    excelente artigo. parabéns conteúdo simples , prático e rico.

    • Letícia Abrantes

      Obrigada pelo feedback, Jayme! Ficamos felizes em ler isso 🙂