Consultoria empresarial: entenda como potencializar o sucesso da sua empresa

Apesar da alta taxa de empreendedorismo brasileiro, muitos empresários não dominam noções básicas de gestão de empresas e acabam enfrentando problemas para crescer e conquistar o sucesso.

No entanto, com a ajuda de uma consultoria empresarial é possível superar os desafios dessa atividade e alcançar resultados promissores.

Diante desse cenário, preparamos um material para abordar e demonstrar como essa ajuda profissional pode ajudá-lo a alavancar sua empresa e colocá-la em uma posição de destaque no mercado.

**Se você é um pequeno empreendedor que deseja ver seu negócio prosperando e se tornar um gestor mais eficiente e qualificado, não deixe de acompanhar os tópicos a seguir. **

Continue a leitura e aprenda um pouco mais sobre a consultoria empresarial!

O que é uma consultoria empresarial?

Muitas vezes, o espírito empreendedor e a vontade e determinação para fazer um negócio se desenvolver não são suficientes para se alcançar o sucesso.

Naturalmente, o empreendedor não consegue ter conhecimentos aprofundados em todas as áreas de sua empresa e, nesse caso, a ajuda de um profissional pode ser uma boa saída.

A consultoria empresarial, executada por uma empresa de consultoria ou por um consultor, tem como foco solucionar dúvidas e problemas do empresário e colocar o negócio no caminho do crescimento saudável.

De modo geral, ela pode ser desenvolvida em qualquer setor, dos quais podemos destacar:

  • financeiro;
  • marketing;
  • contábil;
  • tributário;
  • vendas;
  • gestão de pessoas;
  • atendimento ao cliente.

Portanto, trata-se de um processo que visa auxiliar gestores e empreendedores que estão passando por dificuldades ou que possuem dúvidas sobre como potencializar seus resultados.

Ao final, você estará mais perto de seus objetivos e desfrutará de inúmeros benefícios.

Como funciona uma consultoria empresarial?

Depois de entender melhor o que é a consultoria empresarial, é provável que você esteja com dúvidas sobre como, de fato, funciona esse processo.

Antes de falarmos diretamente sobre isso, é importante que você compreenda que esse tipo de estratégia não se destina apenas a grandes empreendimentos.

Na verdade, todo negócio pode receber a orientação de um consultor, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.

Assim, normalmente, é contratado um consultor — pessoa externa à empresa — que fará uma análise da situação em que o negócio se encontra, traçando um plano de ação para intervenções e auxiliando os gestores a colocá-lo em prática.

Além disso, existem alguns pontos importantes sobre esse trabalho que precisam ficar claros para você. Veja a seguir:

O empreendedor não perde o controle das decisões

É comum encontrarmos empresários receosos em contratar uma consultoria empresarial por acreditarem que perderão o controle sobre as decisões da empresa.

**Trata-se de um mito, pois o empresário e os gestores continuarão a ser os principais responsáveis pela tomada de decisões. **

Na verdade, o consultor, com toda a sua experiência e conhecimento, apresentará sugestões de atuação, cabendo aos responsáveis a escolha de segui-las ou não.

A consultoria pode ser executada em empresas de pequeno porte

Ainda que você tenha uma pequena empresa ou mesmo um negócio familiar, é possível contar com esse tipo de auxílio.

O objetivo principal de uma consultoria é potencializar seu crescimento e, obviamente, a vontade de crescer e alcançar o sucesso está presente em qualquer empreendimento.

Portanto, não deixe de pensar nessa possibilidade apenas por possuir uma empresa pequena. Lembre-se de que o consultor pode ser a peça chave para o seu sucesso.

O sucesso do procedimento depende da correta identificação de suas necessidades

Outro ponto que deve ser enfatizado é que o sucesso da consultoria empresarial depende de uma correta identificação de suas reais necessidades.

Em outras palavras, de nada adianta passar por uma consultoria de marketing, quando os seus problemas estão relacionados à organização financeira.

Antes de contratar um consultor, é preciso avaliar e definir que tipo de auxílio sua empresa mais precisa e, a partir disso, encontrar a consultoria que melhor se encaixa à sua realidade e aos seus objetivos.

O trabalho é executado em forma de parceria

Contratar uma consultoria e aguardar de braços cruzados os resultados é um erro que impede seu negócio de prosperar. Isso porque, esse procedimento deve ser encarado como uma parceria e precisa da atuação do empreendedor para funcionar.

imagem do eBook Gerindo a sua empresa: dicas para maximizar seu sucesso.

Se, por exemplo, o trabalho tiver a duração de um semestre, é preciso estar preparado para participar de reuniões, fornecer dados, relatórios, análises e avaliar todas as sugestões de intervenção apresentadas.

Assim sendo, é fundamental que os gestores trabalhem em conjunto com o consultor e fiquem atentos às dicas e dados apresentados.

Em geral, são apresentadas informações de extrema relevância e que podem contribuir para a manutenção do crescimento mesmo após a finalização dos trabalhos.

Os resultados são percebidos ao longo do tempo

Por último, é necessário deixar claro que os resultados de uma consultoria são percebidos ao longo do processo e, até mesmo, após seu término. Isso acontece porque o foco desse procedimento é a conquista de um objetivo, a construção e modificação de algo.

Como estamos falando de melhorias para o futuro, é natural que o resultado não seja percebido imediatamente, ainda que bons frutos já estejam sendo colhidos.

Assim, se você apostar em uma consultoria para posicionamento de marketing, é possível que sua empresa já experimente bons resultados logo no início, mas isso só poderá ser comprovado após um certo tempo.

Quais os benefícios desse procedimento?

Se após todas essas informações, você ainda não se convenceu de que passar por uma consultoria empresarial pode ser importante para sua empresa, é interessante acompanhar as informações a seguir.

Reunimos os principais benefícios obtidos por meio de uma consultoria empresarial e que farão toda a diferença para que você alcance seus objetivos. Acompanhe:

Possibilita maior controle financeiro e estratégico da empresa

A consultoria é um meio para se alcançar os objetivos traçados e, de modo geral, os empreendedores passam a ter mais controle sobre suas finanças e estratégias.

Como empresário, você conseguirá contabilizar melhor seu fluxo de caixa e observar alterações que indicam a necessidade de adequações em outros setores, como vendas e marketing.

Melhora a tomada de decisões

Tomar decisões acertadas é um grande desafio para empreendedores iniciantes, especialmente porque eles tendem a se sentir inseguros em relação aos caminhos e estratégias a serem adotadas.

Porém, como o procedimento se baseia em uma análise precisa e aprofundada de toda a situação do empreendimento e apresenta sugestões eficazes, a tomada de decisões se torna muito mais segura e rápida.

Com informações confiáveis em mãos e auxílio de um profissional qualificado e experiente, fazer as escolhas certas se tornará muito mais simples.

Por isso, se essa tem sido uma de suas dificuldades, saiba que é possível evoluir por meio de uma consultoria.

Auxilia na qualificação do empreendedor

O networking, bem como o contato direto com os consultores durante todo o procedimento, são excelentes oportunidades para o empreendedor se qualificar melhor e aprender conceitos básicos de gestão empresarial.

Observar o trabalho desses profissionais e ouvir atentamente suas sugestões, análises e relatórios é uma forma de aprender mais e de uma maneira eficiente.

Todo empreendedor de sucesso sabe que, no mundo dos negócios, o aprendizado deve ser constante e há sempre algo novo e interessante a descobrir. Por isso, aproveite esses momentos, participe ativamente das reuniões e extraia o máximo de conhecimento que puder com essa experiência.

Aumenta a produtividade da empresa

Ao colocar em prática as sugestões e propostas de intervenção indicadas pela consultoria, a empresa conseguirá encontrar seu ponto de equilíbrio e se tornar mais produtiva e rentável.

Ter maior domínio da situação, além de eliminar a sensação de impotência perante um problema, traz mais foco e motivação para trabalhar pelo crescimento de seu negócio, o que reflete em resultados ainda melhores.

Preserva a saúde física e emocional do empreendedor

**Por último, é importante enfatizar que apostar em uma consultoria não traz benefícios diretos apenas à empresa. **

Em geral, o próprio empreendedor é beneficiado com esse processo, principalmente no que diz respeito à sua saúde física e emocional.

O preço psicológico de ser um empreendedor não é algo tão simples de suportar e passar por problemas financeiros na empresa costuma afetar bastante seu equilíbrio emocional.

Desde incansáveis horas extras a noites de sonos perdidas, tudo pode prejudicar sem bem-estar e suas relações sociais.

Desse modo, é possível concluir que a consultoria também traz benefícios para sua vida pessoal. Ao conquistar um negócio mais seguro e estável, o empresário tem sua tranquilidade assegurada e consegue trabalhar e viver de maneira mais saudável.

Diante de tudo o que foi exposto, nossa dica final é que você estude e observe como anda a gestão de seu negócio.

Caso sinta a necessidade de receber um auxílio, busque por profissionais capacitados e que poderão ajudar a superar seus desafios.

Gostou do post de hoje? Que tal aprender um pouco mais e conhecer as 8 técnicas indispensáveis para aumentar a produtividade e crescer seu negócio? Temos certeza de que também será útil!

comments powered by Disqus