concentraçãoExecutar um trabalho bem-feito é uma tarefa difícil, ainda mais quando temos que nos preocupar com a falta de concentração, com a procrastinação e com as consequências da improdutividade.

">

4 hacks para ajudar a aumentar a sua concentração!

Anda muito distraído? Nós reunimos as melhores dicas para aumentar a sua concentração!

Executar um trabalho bem-feito é uma tarefa difícil, ainda mais quando temos que nos preocupar com a falta de concentração, com a procrastinação e com as consequências da improdutividade.

Qual é a saída para resolver esse problema? Qual é a melhor forma de lidar com as distrações na hora do trabalho? Confira as dicas que separamos neste post e aumente sua produtividade!

1. Mantenha o ambiente de trabalho organizado

Um dos principais problemas de quem precisa se concentrar é a falta de organização no ambiente de trabalho. Mesas bagunçadas, documentos perdidos, arquivos digitais não classificados e outras coisas acabam demandando mais tempo de quem precisa apresentar resultados rápidos e efetivos.

Por isso, sempre que possível invista tempo na organização (física e virtual) dos seus documentos de trabalho. Essa estratégia pode economizar minutos valiosos da sua rotina quando você estiver à procura de arquivos, livros, emails e outras informações importantes.

2. Faça pausas periódicas para descansar a mente

Por mais profissional que alguém seja, é praticamente impossível manter o mesmo nível de produtividade sem apresentar sinais de esgotamento ao longo de um dia inteiro de trabalho. É por essa razão que muitos especialistas recomendam a realização de pausas estratégicas entre uma tarefa e outra, principalmente aquelas que demandam mais concentração.

Aproveite esses intervalos mais curtos para ir ao banheiro, esticar as pernas, verificar suas mensagens pessoais (que devem ficar desabilitadas durante o horário de mais concentração) e beber água ou café. Essa é uma forma de descansar a mente, recuperar a energia e voltar ao trabalho com mais foco e ideias inovadoras.

3. Alimente-se bem durante o dia para melhorar a concentração

Estar saudável e de bem com o próprio corpo também ajuda a manter uma mente mais tranquila e focada. Uma das formas de colocar isso em prática no ambiente de trabalho é cuidando da alimentação. A dica mais básica é evitar refeições muito pesadas durante o trabalho — comidas gordurosas, de difícil digestão.

É possível encontrar alimentos que ajudam no processo de concentração e na preservação da memória por serem antioxidantes e produtores de radicais livres no organismo. Alguns deles são: cereais integrais, abacate, verduras de folha mais escura, peixes, azeites vegetais e frutas como a acerola e o kiwi.

4. Faça uma tarefa por vez: evite o multitasking

Muitos profissionais acreditam que o ritmo ideal de trabalho é aquele em que várias tarefas são executadas ao mesmo tempo. No entanto, essa estratégia acaba se provando improdutiva na prática, já que se perde na qualidade do trabalho realizado, em tempo de execução e também na falta de concentração.

Procure evitar esse hábito e priorize uma tarefa de cada vez. Organize uma lista de pendências e vá marcando cada uma delas à medida em que forem concluídas, como prazos, reuniões de time, resposta a emails, prospecção, atendimentos etc. Isso ajuda a organizar o seu tempo e verificar o que tem que ser feito.

Aproveite para incorporar essas sugestões no seu dia a dia profissional e observe ganhos sensíveis de produtividade e de concentração na sua rotina! Quer ainda mais inspiração para se manter produtivo? Confira também nosso post sobre TED Talks que você não pode deixar de assistir!