como vender por telefoneO cenário das vendas tem se modificado de maneira intensa nos últimos anos. Para que uma venda seja concretizada, cada vez mais é necessário ter uma estratégia adequada à realidade do mundo moderno: são muitas as ofertas para os clientes em potencial, e isso não é diferente nas vendas por telefone. Essas vendas agora são segmentadas — não há mais tempo a perder como antigamente, é preciso ser objetivo.

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Saiba como vender por telefone sem ser inconveniente

Quer aprender como vender por telefone mas sem se tornar uma pessoa inconveniente?

O cenário das vendas tem se modificado de maneira intensa nos últimos anos. Para que uma venda seja concretizada, cada vez mais é necessário ter uma estratégia adequada à realidade do mundo moderno: são muitas as ofertas para os clientes em potencial, e isso não é diferente nas vendas por telefone. Essas vendas agora são segmentadas — não há mais tempo a perder como antigamente, é preciso ser objetivo.

As vendas por telefone podem sim ser eficientes hoje em dia, basta seguir alguns passos. Pensando nisso, reunimos algumas dicas sobre como vender por telefone sem ser inconveniente e de uma forma mais eficaz. Confira!

Não escolha números aleatórios para telefonar

A ideia de que o vendedor escolhe números aleatórios para fazer sua chamada deixa quem recebe a ligação com a sensação de que é “só mais um”. Isso não funciona mais, pois os consumidores têm um novo perfil: querem se sentir exclusivos e não têm tempo para ouvir longos discursos de marketing mal direcionados.

Com o crescimento da internet, tornou-se frequente o hábito de obter informações rápidas sobre itens a comprar e serviços a contratar. Em contrapartida, para as empresas fica muito mais rápido e fácil ter noções sobre o que está fazendo sucesso no mercado, bem como coletar os dados dos eventuais interessados em sites e redes sociais.

Tenha uma base segmentada com dados relevantes

As informações relacionadas aos leads interessados evita a perda de tempo e aumenta a eficiência do trabalho. É possível qualificar os leads em diferentes perfis de acordo com o interesse de cada um. Os dados relevantes podem ser: contatos de email, páginas acessadas recentemente, área de atuação profissional, redes sociais, entre outros.

Classificar as listas de contatos fará com que o vendedor tenha um tipo de abordagem para cada perfil. É preciso saber com quem você está falando, portanto entenda o que o lead faz e do que ele gosta. Isso mostra a dedicação do vendedor.

Dica: a compra de um banco de dados pronto não lhe dará essa vantagem! Analise os seus clientes atuais e tente observar se existe algum padrão ou tendência entre eles. Isso também pode ajudar a prospectar mais.

Telefone para quem lhe der permissão

A regra principal para não ser inconveniente é só entrar em contato com os clientes que deram permissão para isso. Esse contato pode ser autorizado por meio de formulários pela internet ou cadastros prévios.

Se ele tiver interesse no que você oferece, vai autorizar o seu contato — isso facilita suas vendas. Caso contrário, a pessoa poderá desligar sem nem saber sua proposta.

Além disso, sempre que telefonar pergunte primeiro se o lead pode falar naquele momento e informe que a conversa não tomará muito o tempo dele. É preciso ser claro e objetivo.

Valorize as Inside Sales

As vendas internas são uma oportunidade de economizar tempo e dinheiro. Os vendedores podem concretizar as vendas ou encaminhar seu fechamento dentro da empresa — sem precisar ir a campo — ou fazendo isso somente quando for extremamente necessário.

A ligação de apresentação para os leads segmentados já trará a resposta se eles têm interesse ou não no que você oferece. Esse contato coloca o vendedor à disposição do cliente.

Para que as Inside Sales sejam valorizadas procure manter sua equipe treinada e mostre as vantagens dessa prática aos seus vendedores. Com uma boa estrutura interna as vendas podem alavancar incrivelmente.

Atue como vendedor consultivo

Uma venda consultiva oferece mais foco aos clientes do que a venda em si, fomentando o relacionamento. O vendedor preocupa-se mais em atender as necessidades dos clientes e menos em bater suas metas.

O foco naquilo que o cliente precisa — mas, às vezes, ainda nem percebeu — faz com que o profissional seja acolhido de forma diferente. Um atendimento personalizado é ponto positivo para sua empresa, pois gera muito mais confiança.

Agora que você já conhece algumas dicas de como vender por telefone, procure aplicá-las desde já para ver que essa modalidade de venda pode sim ser eficiente para sua empresa. Aproveite para saber quando o marketing deve passar o lead para as vendas!