Como usar o LinkedIn para ampliar sua rede de contatos

O caso de hoje foi contado por Marcio Okabe, consultor da Konfide.

Muitos falam que não sabem usar o LinkedIn de forma eficiente e não o utilizam no seu dia-a-dia. Porém, quando pergunto quanto tempo se dedicam a ampliar seu networking usando o LinkedIn a resposta mais comum é “não utilizo”.

[![Como usar o LinkedIn](http://files.saiadolugar.com.br/uploads/2011/05/linkedin-logo.png "linkedin-logo")](http://saiadolugar.com.br/2011/05/17/como-usar-o-linkedin-para-ampliar-sua-rede-de-contatos/linkedin-logo/)Como usar o LinkedIn
Bom, na minha opinião as pessoas tendem a encontrar justificativas para se manter na sua zona de conforto. Com isso, gastam seu tempo em atividades habituais como falar ao telefone e perdem oportunidades de gerar mais clientes nas redes sociais.

Reconheço que estou cadastrado no LinkedIn há muitos anos, porém somente há alguns meses comecei a utilizá-lo de forma ativa. Aprendi várias coisas simples que podem ajudar o empreendedor a ampliar seu networking.

Seguem minhas dicas:

  • Pesquise diariamente pelo menos UM contato novo e o convide para sua rede – Caso não tenha o e-mail, basta convidá-lo indicando que fizeram negócios juntos.
  • NUNCA use a mensagem padrão. Crie diferentes mensagens de apresentação e inclua Twitter ou Skype como contato, pois site e e-mail não são permitidos. Exemplo:
    Gostaria de me conectar contigo. Sou consultor/palestrante de Marketing Digital e sócio da Konfide – empresa especializada em Search Marketing e plataformas Open Source de Gestão de Sites.
  • Abraços,*
  • Marcio Okabe*
  • @marciokonfide
  • Quando alguém te convidar, envie uma mensagem de apresentação pessoal e da sua empresa agradecendo o pedido de conexão.
  • Ao receber o e-mail de uma nova conexão aceita, visualize as conexões da sua nova conexão e veja se tem alguém de seu interesse. É provável que encontre pessoas em empresas que te interessem.
  • Veja as vagas de empregos publicadas, pois empresas que procuram um determinado perfil podem ser potenciais clientes. Se uma empresa procura por profissionais de marketing digital, é provável que esteja em um bom momento para participar de cursos de Marketing Digital.

Já estou quase chegando a 1 mil contatos no LinkedIn, e já fiz negócios com alguns deles. O desafio é criar o hábito de usar, pois assim como na agricultura é necessário plantar e ter paciência para conseguir resultados.

Abraços,
Marcio Okabe

Nota do editor: Vale a pena lembrar que para encontrar clientes e fornecedores, o Empreendemia é uma excelente opção e as dicas do Marcio também se aplicam por lá.

Confira outros casos de leitores aqui.

comments powered by Disqus