Como trazer clientes para sua loja virtual

Como trazer clientes para sua loja virtual

Dicas práticas sobre como trazer clientes relevantes para o seu e-commerce

Hoje ainda existe muito a crença de que “na internet tudo vende” e que, depois de colocar sua loja virtual no ar, é só esperar os clientes virem e encherem o seu bolso.

O problema é que nada é tão fácil assim.

Depois de montar sua loja virtual, ela é apenas mais um website numa rede com trilhões de websites falando sobre zilhões de coisas. A chance de alguém simplesmente encontrar o teu site é ínfima.

Ah não! Então é impossível prosperar com uma nova loja online?

A resposta é: claro que não é impossível. A questão aqui é trabalhar para trazer o fluxo de potenciais clientes para a sua loja.

Aqui vão 3 dicas para que você consiga não só os primeiros, mas também vários outros clientes:

1- Sua loja precisa ser otimizada para o Google

Isso não é novidade para ninguém: o Google é o principal buscador do Brasil (e do mundo) e se o seu potencial cliente resolver procurar o seu produto por lá, o melhor pra você é aparecer entre as primeiras posições.

Já falamos muito sobre SEO (otimização para mecanismos de buscas) aqui no Saia do Lugar e recomendo que você veja com atenção as técnicas para otimizar o seu site no Google.

Apesar das técnicas para escolha dos termos utilizados (principalmente em títulos e tags) serem essenciais, elas não trabalham sozinhas. O sistema em si também deve ser bem desenhado para que o Google leia essas informações da melhor maneira possível.

2- Comparadores de preço: eles vieram pra ficar

Pense na sua experiência como consumidor: quando você quer comprar um novo produto, o que você faz?

Se a sua resposta foi “Ah, se lascou! Eu busco no Google primeiro, não nos comparadores – lero-lero!”, você se esqueceu de que os comparadores de preços (como Buscapé, Shopping UOL etc.) têm um posicionamento fantástico no Google, então são onde as pessoas acabam caindo depois de buscar no Google.

Além disso, esses comparadores são espaços focados na experiência de compra, então uma pessoa que faz pesquisas por lá já está com uma tendência muito mais forte para se tornar de fato um cliente.

3- Facilite a primeira compra com cupons de desconto

Se existe algo que todo mundo gosta é de um descontinho — aquela sensação de economia sempre é bem vinda pelos consumidores.

Para facilitar a vinda de novos clientes, muitas vezes é preciso investir em Publicidade. Uma das formas de fazer isso é através da distribuição de cupons de desconto – você diminui a sua margem, porém ganha um novo cliente (não só aquela compra em si, mas também a chance de manter um relacionamento com ele).

Por isso, na hora de escolher uma ferramenta de Loja Virtual, é preciso levar em conta todos esses pontos – o sistema que você está analisando te ajuda a trazer clientes relevantes para a sua loja.

Um sistema que te ajuda nesses 3 pontos (e muito outros) é a TrayCommerce da Locaweb.

Além disso, a TrayCommerce é muito fácil de configurar, não é preciso ser um programador – em poucos minutos você já coloca sua loja no ar e começa a vender.

Veja mais sobre a TrayCommerce aqui.

Abraços,
Luiz Piovesana (por lojas virtuais que se destacam dentre os gazilhões de coisas na internet)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Locaweb. Isso significa que recomendamos seu sistema de loja virtual como um exemplo, mas não há interferência na nossa linha editorial, muito menos na nossa opinião. Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.