Como escrever a missão empresarial

Como tornar sua missão empresarial inesquecível

Dicas importantes para escrever a missão empresarial de forma marcante, que faça alguma diferença no dia-a-dia.

O artigo de hoje foi escrito pela autora convidada Jessica Lopes. Jessica é formada em Administração, tem experiência com projetos, estratégia e novos
negócios

“Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa, mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la.” Philip Kotler

A missão é a razão de ser de uma empresa, é o papel que ela desempenhará no mercado e na sociedade e é a resposta para à pergunta: Por que minha empresa existe? Uma missão bem estruturada ilumina o caminho dos funcionários, alinhando o trabalho individual de todos aos objetivos comuns da empresa. A missão representa como a empresa quer ser reconhecida pelos seus clientes.

Para um empreendedor, como tornar sua missão empresarial inesquecível?

Escreva sobre o que te motivou a abrir o negócio

O que te fez começar o negócio? Foi para resolver um problema que havia identificado? Um produto com diferencial? Um serviço de melhor qualidade?

Coloque no papel qual foi sua ideia original ao abrir o negócio e a sua motivação como empreendedor.

Menos é mais

Não queira escrever na missão toda a história de vida da sua empresa. Quando se trata da missão da empresa, menos é mais. Quanto mais simples e objetiva a missão for, melhor será o entendimento por parte dos funcionários e dos clientes.

Aprimore

Muitos empreendedores pensam que a missão de sua empresa, uma vez feita, jamais poderá ser alterada. Pelo contrário, aprimore-a! Refina sua missão até que ela esteja de acordo com sua expectativa, mas atenção, a missão da empresa é o parâmetro para as ações de todos os envolvidos, portanto uma missão constantemente alterada não servirá para o papel.

Alguns exemplos de missão empresarial

É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal. GOOGLE

É oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira. NESTLÉ BRASIL

Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo. AVON

Nota do editor: Como falamos no artigo A missão empresarial e a sua enrolação intrínseca, acreditamos que uma missão empresarial deve ser curta e direta no que a empresa faz. Nos exemplos citados, o Google e a Avon dão um show na hora de definir que entregam informação e auto-realização para mulheres, respectivamente.

A Nestlé fala sobre alimentação equilibrada, mas usou infinitas palavras pra isso. Que tal se usassem simplesmente o slogan “Boa comida, boa vida”?

Na Empreendemia, nossa missão empresarial se resume a “Empreendedorismo sem enrolação“, apenas 3 palavras que descrevem a nossa proposta.

E você, como descreve o que sua empresa faz de forma simples e direta?

P.S.: Créditos da imagem mission statement Shutterstock