executivo sentado pensando em como ser um empreendedor

Como ser um empreendedor em 6 passos

No post de hoje vamos explicar como ser um empreendedor. Está interessado? Então, acompanhe a leitura até o final e não deixe de conferir nossas dicas!

Saber como ser um empreendedor é um dilema que acompanha muitos dos que estão iniciando nesse caminho. Se você está nessa situação, fique tranquilo, pois esse não é um questionamento que passa apenas pela cabeça de quem é inexperiente, pois muitos empreendedores com anos de experiência ainda sofrem com isso.

A questão é que não existe uma fórmula pronta e nem uma cartilha que deve ser seguida. Até porque, esse conhecimento é algo muito pessoal de cada um, em que existem diversas particularidades para formar estilos diferentes de conduzir uma empresa ao sucesso.

O que podemos tomar como base para formar esse perfil, são algumas habilidades que devem ser desenvolvidas, além de bons hábitos que podem te ajudar a se dar bem no mundo do empreendedorismo.

É justamente sobre isso que vamos falar no post de hoje. Está interessado no assunto? Então, acompanhe a leitura até o final e não deixe de conferir nossas dicas!

O que é ser um empreendedor?

Antes de entrarmos na questão de como é empreender, vamos falar rapidamente sobre a figura do empreendedor. Afinal, você sabe o que é ser um empreendedor?

Em uma visão bem simplista, podemos dizer que ele é alguém que começa algo totalmente novo, além de possuir uma visão diferente sobre o mundo e que enxerga o que ninguém jamais enxergaria, proporcionando maiores chances de inovar propor soluções inovadoras.

Além disso, o empreendedor é alguém que parte para a ação, sai da sua zona de conforto que envolve somente o sonhar e busca realizar o que está desejando.

Ou seja, um empreendedor é alguém que produz novas ideias por meio de sua criatividade e imaginação e busca executá-las o quanto antes, tendo um grande senso de realização.

Sendo assim, é preciso que ele busque sempre se desenvolver e trabalhar em habilidades para que esse cenário seja possível. Dentre essas habilidades podemos destacar a imaginação, a habilidade de liderar pessoas, a organização pessoal, a determinação e outros conhecimentos técnicos.

Como começar a empreender?

Pois bem, agora que você já sabe na teoria o que é ser um empreendedor, vamos começar a abordar mais a parte prática.

Assim como falamos anteriormente, iniciar algo novo e lidar com isso não é algo que pode ser seguido por meio de uma fórmula pronta. Por isso, não podemos comparar o ato de empreender como uma receita de bolo com os ingredientes, que possui um modo de preparo definido, pois isso será algo que vai variar de negócio para negócio e empreendedor para empreendedor.

Nesse sentido, vamos listar alguns tópicos que são essenciais para iniciar esse caminho. Com isso, é possível iniciar uma jornada empreendedora de sucesso! Veja:

Avalie a sua ideia

Uma das etapas iniciais desse processo é avaliar se a ideia pode ser transformada em um modelo de negócios sólido, e se existe um mercado em potencial em que ela se encaixa.

Então, procure pesquisar, criar e aprender cada vez mais sobre como a empresa poderá ser criada, pois somente dessa forma será possível encontrar um modelo adequado que se encaixe na sua ideia.

Faça algo diferente

O fato é que as pessoas já estão cansadas das mesmas soluções para velhos problemas que possuem. Junto a isso, todos os mercados estão funcionando de forma cada vez mais dinâmica, dificultando a entrada de soluções que já existem.

Por isso, busque propor algo diferente e inovar em algum ponto desse mercado. Somente assim, será possível entrar com força e marcar uma boa presença em seu cenário.

Planeje

Saiba que grande parte das empresas acabam morrendo prematuramente pelo fato da falta de planejamento.

Podemos considerar, então, a elaboração de um plano de negócios como algo crucial para que ela tenha sucesso nesse sentido.

O plano de negócios é muito mais do que um documento, ele é uma forma de guiar o negócio em seus primeiros passos com a definição de objetivos, metas e ações.

Não demore para aparecer

É natural do ser humano buscar a segurança de que tudo precisa estar perfeito para tomar uma atitude ou fazer uma ação.

Tome cuidado com isso, pois quando falamos em lançar uma solução no mercado, é preciso ter ciência de que se ela demorar muito para aparecer, pode ser que outro empreendedor tenha uma ideia semelhante e entre no mercado antes que você, tomando conta de uma parcela que poderia ser sua.

Então, avalie bem quais são os pontos cruciais para que o produto seja disponibilizado em um primeiro momento e lance-o o quanto antes. Utilize essa etapa como um aprendizado no entendimento de como os consumidores em potencial reagem ao serem apresentados à sua solução e colete os seus feedbacks para melhorá-la constantemente.

Resolva uma dor real

Procure entender muito bem os seus futuros clientes e foque em um problema que o afeta muito. A partir do momento em que você desenvolve algo relevante e que vai melhorar suas vidas, a chance de sucesso aumenta drasticamente.

Busque ferramentas para apoiar nesse processo, tal como as pesquisas e também o recurso de personas. Isso ajudará muito a focar nas necessidades do seu público e criar algo que seja muito bem aceito por ele.

Crie um CNPJ

Não é só de uma ideia que nasce uma empresa. É preciso registrá-la e atender todos os critérios burocráticos para que ela possa ser aberta.

O primeiro passo para isso é criar um CNPJ, que basicamente é o registro de um negócio no Brasil. Ele é similar ao CPF para as pessoas físicas.

Criando o CNPJ, obtém-se a garantia de que a empresa começará suas operações na legalidade e isso é algo extremamente importante para que os clientes tenham confiança em aderir os seus produtos ou serviços.

Temos um post completo sobre esse assunto. Confira ele aqui!

Forme um time campeão

Geralmente o empreendedor é alguém que precisa dar conta de muita coisa, mas ele não pode e nem deve fazer tudo sozinho.

Por isso, é importante formar um time para ajudar nas atividades do dia a dia. Busque contratar pessoas que também tenham um perfil empreendedor, possuam os mesmos valores e a cultura do negócio e, principalmente, que te complementem de alguma forma.

Ou seja, busque ter colaboradores que tenham as mais diversas habilidades e que juntos possam formar um time campeão!

Meça tudo

Nos dias de hoje, a busca incessante por resultados positivos vem exigindo que os negócios busquem medir a efetividade de todas as suas ações.

Até porque, o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado e nem melhorado. Então, defina indicadores relevantes para a rotina da empresa e acompanhe-os diariamente para poder agir rapidamente quando for preciso.

Como ser um empreendedor?

Por fim, preparamos algumas dicas para que você possa ter sucesso nessa carreira e ser um bom empreendedor. Confira:

1. Tenha bons hábitos

A nossa primeira dica para ter sucesso no empreendedorismo é desenvolver bons hábitos, que inclusive servirão de exemplo para as pessoas ao seu redor.

Nesse sentido, temos como sugestão:

  • Chegar cedo no escritório;
  • Ser organizado em suas atividades;
  • Ter foco e disciplina no trabalho;
  • Não procrastinar entregas de atividades e projetos.

Obviamente que há muitos outros bons hábitos. Identifique-os para adotá-los em sua rotina e saiba que eles são essenciais para construir uma maneira de trabalho que seja eficiente para você e para sua empresa.

2. Tenha um hobbie

Saiba que a vida do empreendedor não é só trabalho. É preciso buscar o equilíbrio entre o trabalho e momentos de relaxamento.

Então, busque fazer coisas que gosta, como praticar esportes, assistir filmes, ler livros e até fazer aquele programa de lazer diferente com a família.

Nesses momentos, é importante que o empreendedor se desligue dos seus problemas profissionais e das pendências que precisa resolver. Dessa forma, ganhará muito mais energia para lidar com isso no momento certo.

3. Estude o seu mercado

Por mais que o empreendedor conheça muito bem o seu mercado, estudá-lo nunca é demais. Dessa forma, será possível conhecer a concorrência mais de perto e também estar atento às tendências que podem surgir a todo momento.

Fazendo isso, será muito difícil que o negócio não saiba se adaptar a ele, quando for necessário, e muito menos ter sua reputação abalada por algum motivo.

4. Conte com a ajuda de mentores

É muito comum que os empreendedores se sintam muito solitários, tendo que tomar decisões importantes.

Nesse sentido, vale a pena buscar mentores para ajudar com conselhos e compartilhamento de experiências.

Obviamente que o ideal é contar com pessoas que já tenham uma carreira no empreendedorismo sólida e com experiências de erros e acertos para dividir e auxiliar o empreendedor em sua jornada de desafios.

5. Cuide de sua saúde

Todo empreendedor precisa estar bem para que possa lidar com suas obrigações. Aliás, a tendência é que a sua rotina seja recheada de estresse, ansiedade e aflições.

Por isso, o primeiro passo é estar com a saúde em bom estado para que o seu corpo ajude a enfrentar essas situações.

Então, procure sempre se alimentar bem, praticar esportes e cuidar da saúde mental. Nesse sentido, sugerimos ter uma alimentação saudável e balanceada, além de buscar práticas como a meditação para ajudar com essa questão.

6. Ouça seus clientes

Nossa última dica está relacionada ao relacionamento com os clientes. Muitos empreendedores querem muito contar com o feedback constante deles.

Mas nem todos sabem lidar com isso, pois na maioria das vezes esse feedback não será algo positivo, principalmente quando se está começando, e acaba sendo deixado de lado.

Saiba que as críticas são essenciais para o crescimento do negócio e nenhuma empresa é perfeita, é preciso melhorar a sua proposta de valor constantemente.

Agora que você já sabe como ser um empreendedor, descubra quanto ganha um empreendedor no início da carreira!