Saiba como ganhar dinheiro na internet sendo um empreendedor digital

Se tornar um empreendedor digital é uma forte tendência para os próximos anos, principalmente pelas características e benefícios desse modelo de empreendedorismo. Mas, você sabe do que estamos falando?

O termo vem ganhando notoriedade, mas ainda existem muitas dúvidas sobre esses indivíduos e sua maneira de abrir e desenvolver um negócio e, por isso, preparamos este material!

A seguir você conhecerá melhor o empreendedor digital e terá acesso a dicas infalíveis para começar a empreender e alcançar o sucesso. No final, separamos algumas ferramentas imprescindíveis para o seu dia a dia e que farão toda a diferença em sua jornada empreendedora.

Por isso, continue atento e aprenda a ganhar dinheiro na internet!

O que é um empreendedor digital?

O crescimento do uso da internet afetou significativamente o modo como vivemos e isso refletiu na forma de atuação das empresas. Seja pelo computador ou pelo celular, é fato que o brasileiro acessa a internet cada vez mais, o que faz desse campo um mercado promissor.

Atentas a esse novo perfil, as grandes empresas passaram a criar suas lojas virtuais e algumas até surgiram diretamente e exclusivamente na internet, como o Netshoes. Mas você também pode se aventurar nesse meio e abrir um negócio virtual.

O empreendedor digital é exatamente essa pessoa que desenvolve um modelo de negócio voltado para a internet. Ou seja, ela pensa, pesquisa e implementa uma ideia que será divulgada e comercializada em meio virtual. Para isso, ele tem duas opções:

  • desenvolve um produto exclusivo para comercializar na internet ou
  • vende um produto de terceiro pela internet.

Seja qual for a sua opção, é preciso ter em mente que empreender no mundo virtual não é uma tarefa simples. Na verdade, assim como em qualquer empresa, é preciso dedicação, planejamento e muito estudo antes de abrir o negócio.

Quais as vantagens do empreendedorismo digital?

Os negócios digitais estão em alta e todos os dias milhares de brasileiros que sonham em se tornar independentes e donos de uma empresa estudam essa possibilidade. Mas, será que essa é uma opção vantajosa?

Se você está estudando o empreendedorismo digital, mas ainda tem dúvidas sobre o tema, confira as principais vantagens desse modelo de negócio:

Exige um investimento menor

Abrir uma empresa é uma decisão que exige investimentos, mas abrir um negócio online pode ser uma opção mais barata. As razões para isso são simples: a desnecessidade de um ponto comercial, de estrutura física para atendimento e de um número elevado de funcionários reduz o capital necessário para começar a operar.

Permite maior flexibilidade de horários

Outro ponto positivo — e muito valorizado entre os empreendedores digitais — é a flexibilidade de horários para trabalhar. Cansados de uma rotina monótona e pesada em seus trabalhos convencionais, muitas pessoas buscam empreender para se tornarem donas do próprio tempo.

Mas, cuidado!** Flexibilidade não pode ser confundida com baixa carga horária.** Na verdade, todo empreendedor sabe que deve trabalhar bastante para alcançar o sucesso e na internet não é diferente.

Aumenta a qualidade de vida

Um dos maiores problemas do trabalhador contemporâneo é a falta de qualidade de vida e motivação para trabalhar. Muitas empresas exigem longas jornadas e remuneram muito pouco seu colaborador, o que prejudica sua saúde física, financeira e psicológica.

Nesse cenário, empreender tem sido a escolha de milhares de brasileiros. Em busca de mais autonomia e qualidade de vida, muitos optam pelos negócios online — uma vez que permitem o trabalho home office —, ficando mais tempo com a família e vivenciando um ambiente menos estressante.

Atende a uma demanda real de mercado

Fazer uma empresa prosperar depende de inúmeras premissas, dentre elas a escolha de um negócio que atenda às exigências e demandas do consumidor. Com o uso cada vez maior da internet, não há dúvidas de que abrir um negócio online é uma boa opção.

Entretanto, não basta lançar uma loja online! É preciso muito estudo e planejamento para que sua empresa virtual saiba atender ao consumidor e, principalmente, uma logística eficiente capaz de assegurar a satisfação e retenção dessa clientela.

Como começar a empreender na internet?

Se após conhecer o conceito e as vantagens de se tornar um empreendedor digital, você decidiu e quer começar a planejar e abrir sua empresa, então deve prosseguir com a leitura! A partir de agora apresentaremos algumas dicas para quem deseja começar a empreender na internet, mas não sabe como começar.

Quer aprender? Acompanhe:

Escolha o seu nicho de mercado

O primeiro passo para se tornar um empreendedor digital de sucesso é a escolha adequada do seu nicho de atuação. De modo geral, não é necessário entender tudo sobre a área, mas é recomendado que você tenha uma certa afinidade e habilidade para lidar com o produto e os consumidores desse ramo.

Por exemplo, se você gosta de produzir objetos de decoração e percebeu que poderia aperfeiçoar seu trabalho e ganhar dinheiro com isso, essa pode ser uma boa opção. Do mesmo modo, caso tenha interesse pela área fitness, pode pensar na possibilidade de vender produtos e acessórios para esse público.

Escolha o seu meio de atuação na internet

Após definir o nicho, **é importante que você escolha como se apresentará no meio virtual. **Com isso, você pode optar por criar um blog ou um site de vendas e, assim, começar a atrair seus clientes.

É aconselhável que, mesmo optando por um e-commerce, tenha um campo dedicado ao blog em que publicará e produzirá conteúdos especificamente para o seu público. Além disso, lembre-se de que é necessário realizar pesquisas, se dedicar e buscar adquirir conhecimentos em marketing.

Escolha ou desenvolva um bom produto

Escolher ou desenvolver um bom produto é também uma premissa para alcançar boas vendas. Afinal, se você comercializa um produto ruim acaba tendo sua credibilidade comprometida e dificilmente conquistará bons resultados.

**Por isso, ao optar por desenvolver seu produto, estude e se esforce para oferecer algo inovador, de qualidade e realmente útil ao consumidor. **Caso deseje revender produtos, escolha com atenção seu fornecedor e feche boas parcerias.

Forneça conteúdos de qualidade ao cliente em potencial

A última dica é uma máxima do mercado online. Produzir conteúdos de qualidade é uma das maneiras mais inteligentes e eficientes para se atrair e conquistar a confiança de um consumidor.

**Alimente o seu blog com conteúdos que sejam úteis e que atendam às necessidades e dúvidas de seu cliente. **Se esforce para publicar textos com frequência e que estejam alinhados aos conceitos e métodos utilizados no marketing de conteúdo.

Como ter sucesso e ganhar dinheiro na internet?

Diante do que foi apresentado, é possível perceber que, apesar de ser um mercado com inúmeras vantagens, se tornar empreendedor digital não é uma missão tão simples.

Na verdade, existem desafios e características exclusivas desse modelo de negócio que exigem do empreendedor uma atuação focada e muito preparada. A grande concorrência e o desenvolvimento de um consumidor mais exigente e seletivo precisam ser driblados com muita estratégia.

Por isso, para ganhar dinheiro com a internet, a primeira grande dica é não focar apenas nisso. Procure desenvolver uma empresa que esteja próxima e engajada em ajudar o consumidor a solucionar seus problemas e não apenas em vender um produto.

Com tantos negócios virtuais anunciando suas mercadorias, seu diferencial pode ser exatamente um trabalho de marketing de conteúdo que, além de divulgar e fortalecer as características de sua empresa e produto, cria um laço importante entre a marca e o cliente.

Quais as ferramentas um empreendedor digital não pode deixar de usar?

Para finalizar este material e ajudá-lo a colocar em prática seus objetivos, selecionamos algumas ferramentas imprescindíveis no cotidiano de quem pretende abrir um negócio virtual. Por isso, continue atento e anote as dicas a seguir:

Libertação Digital

A primeira dica é, na verdade, um treinamento gratuito para se tornar um nômade digital e abrir um negócio online. O site intitulado como Libertação Digital, oferece um curso online, desenvolvido por Marcus Lucas — empreendedor digital de sucesso —, e conta com palestras e artigos que o ajudarão a encontrar seu nicho de mercado, promover seus produtos e captar clientes.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Google que não pode deixar de ser utilizada por quem tem um negócio virtual. Sua principal função é monitorar o tráfego de seu site, blog ou e-commerce, dando inúmeros dados relevantes para sua análise de desempenho, como:

  • idade, sexo e distribuição geográfica dos visitantes;
  • número total de visitas;
  • metas alcançadas;
  • campanhas de marketing que geraram os melhores resultados.

Google Search Console

O Google Search Console é mais um programa gratuito que visa acompanhar e manter seu site ou blog entre os principais resultados de pesquisa do Google.

Como você sabe, o Google é a maior plataforma de pesquisa utilizada no mundo e sua empresa virtual precisa aparecer na busca se quiser alcançar o sucesso. Por isso, monitorar e adotar estratégias de marketing de conteúdo e SEO é tão importante.

Hootsuite

O Hootsuite veio para simplificar a gestão de suas redes sociais. Por meio dessa plataforma é possível visualizar, em uma mesma aba, todas as redes sociais de sua empresa e acompanhar a interação, responder comentários, monitorar as principais palavras-chave e até agendar publicações. Lembrando que ela não é gratuita, mas possui um ótimo custo-benefício.

No post de hoje reunimos muitas informações e dicas para quem deseja alcançar autonomia e se tornar um empreendedor digital. Conforme demonstrado, esse modelo de negócio é uma forte tendência e pode ser a saída para você que deseja abrir um negócio e alcançar sua independência financeira. Afinal, o uso da internet é algo que tende a crescer ainda mais!

Quer aprender ainda mais sobre como empreender na internet? Baixe nosso material e entenda como estruturar um negócio digital!

comments powered by Disqus