Como ser produtivoEscola Brasileira de Vendas (EBVendas)

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Como ser produtivo em tempos de crise

Está preocupado com a crise? Veja como ser produtivo e tirar o melhor proveito da situacão

O artigo de hoje foi escrito por Agustin Couto, diretor da Escola Brasileira de Vendas (EBVendas)

Em tempos de crise, os recursos devem ser melhor utilizados. Você precisa ser capaz de fazer mais com menos. Assim, seu tempo é um dos mais valiosos recursos, pois é do bom ou mau uso dele que você multiplicará resultados… ou não. Por isso, é extremamente importante conhecer e aplicar estratégias para manter-se produtivo.

Todos conhecemos a deliciosa sensação de como é encerrar um dia de trabalho sabendo que realizamos muito. A sensação de ser produtivo, de ter contribuído, de ter conquistado mais do que o esperado.

Ah se todos os dias fossem assim… apesar de ser normal ter altos e baixos e nem sempre terminar o dia bem, existem fórmulas para manter o foco, realizar mais e desperdiçar menos tempo, atenção e esforço.

Confira dicas para conseguir ser mais produtivo, mesmo em tempos de crise: 

Saia do vai e vem improdutivo
Profissionais produtivos não colocam nada “em espera”. Começar algo e deixar para depois é um tremendo desperdiçador de tempo. Evite começar a redigir aquele e-mail, parar no meio para resolver outra coisa, depois voltar e parar de novo.

Quando for iniciar uma tarefa que vai tomar alguns minutos, separe o tempo, concentre-se e finalize-a. Resolva o assunto e tire da sua frente, parta livre para a próxima tarefa e com atenção plena. 

Organize hoje o amanhã
Um truque da produtividade é utilizar os minutos finais do expediente para organizar o dia seguinte. São aqueles minutos nos quais você já está mais cansado e com menos foco para uma tarefa complexa, mas pode cuidar de tarefas simples que pouparão tempo precioso no dia seguinte.

Organizar sua pasta ou materiais para a reunião de amanhã, pesquisar o melhor trajeto até o cliente, separar os e-mails das pessoas a contatar, copiar arquivos para o pendrive ou área de trabalho. Enfim, detalhes que fazem a diferença para começar o dia seguinte com a corda toda e manter-se focado nas tarefas mais produtivas.

É ruim, mas é bom
Encarar tarefas chatas e resolvê-las logo de início no dia liberta sua atenção, disposição e vontade de realizar mais. Profissionais produtivos descartam a procrastinação e resolvem tarefas difíceis ou chatas prontamente, ao invés de ficarem se amargurando por ter de resolver isso alguma hora. A dica é: encare e resolva logo a parte chata e libere-se para as tarefas mais empolgantes, que te inspiram.

Torne o “não” seu aliado
“Não” é uma palavra poderosa que profissionais ultraprodutivos aprendem a dizer sem medo e com frequência. O “não”, quando bem utilizado, impõe saudáveis limites e mantém você focado no que realmente importa.

Sabe aquele favorzinho aparentemente inocente que te pedem?

– “Ricardo, já que você está resolvendo isto, poderia cuidar daquilo também?”

Junte coragem e arrisque algo assim:

– “Infelizmente não. Apesar de querer te ajudar, tenho que resolver umas questões urgentes primeiro”.

Aquela pergunta ingrata ao final da reunião que se arrastou por 2 horas:

– “Você tem mais uns minutinhos?”

– “Não, tenho um compromisso importante agora”.

Ou aquele convite para tomar um café quando você tem uma proposta importante para terminar? Solte um “Agora não. Talvez quando eu terminar a proposta”. Use o “não” sabiamente e você descobrirá que pode realizar muito mais em um mesmo dia.

Cresça na crise
Na crise o volume de negócios cai e isso geralmente libera tempo seu, pois a demanda é menor. Use esse tempo de maneira estratégica e invista em si mesmo. Busque orientação de líderes de mercado e especialistas na sua área de atuação para desenvolver novas habilidades ou melhorar o que já faz bem. Torne-se um melhor profissional para aproveitar todas as oportunidades quando o mercado aquecer-se novamente.

Existem várias instituições com bons programas de ensino profissional. Pesquise ofertas que sirvam para sua área de atuação. Se seu sucesso e o da sua empresa dependem de vender mais e melhor, a Escola Brasileira de Vendas é uma excelente opção. A missão da EBVendas é impulsionar a realização profissional de vendedores, com conteúdos, dicas e materiais para se dar bem em vendas; dicas como estas que compartilhei e muitas outras.

Desejo que você se mantenha focado, produtivo e conquistando cada vez mais.

Obs.: Créditos da imagem Shutterstock