Como registrar uma empresa: um guia simples e objetivo

Como registrar uma empresa: um guia simples e objetivo

34399
59
SHARE
como registrar uma empresa

O primeiro passo para o sucesso ao registrar uma empresa é certamente o planejamento. É muita burocracia envolvida: vários documentos são pedidos, várias condições são exigidas.

Sem um plano para lidar com tudo isso, você provavelmente acabará dando voltas e voltas para levar documentos novamente ou para atender todos os requisitos de alguma etapa.

Por isso, propomos a criação de um plano de ação, que é estipulado nos quatro primeiros tópicos. Esses são os momentos em que há os maiores problemas no registro da empresa. Planeje bem esses momentos e não haverá muita preocupação.

Então, é só dar início à papelada e se preparar para uma longa jornada:

1. Como registrar uma empresa: Escolha da modalidade jurídica de empresa a ser adotada

Todo o seu caminho burocrático depende de qual será a constituição jurídica de sua empresa. Há alguns modelos, como o Microempreendedor Individual, cuja burocracia é facilidada para aumentar a formalização.

Por outro lado, há as sociedades anônimas que exigem uma burocracia substancialmente maior. A pergunta essencial nesta fase é: iniciarei a empresa individualmente ou terei alguns sócios?

Como registrar uma empresa individual

Nas modalidades individuais, a pessoa irá exercer em nome próprio a atividade empresarial. Nesse caso, não há uma separação do patrimônio da pessoa física e da pessoa jurídica, podendo o patrimônio daquela responder ilimitadamente pelas obrigações contraídas pela empresa.

Serão três as possibilidades de enquadramento em empresas individuais e elas dependem somente do faturamento da empresa:

  • Microempreendedor individual (MEI)
  • Microempresa (ME)
  • Empresa de pequeno porte (EPP)

Se você iniciar sua atividade como MEI, você obterá diversas vantagens, pois há diversas ações governamentais de incentivo, como opções facilitadas de micro-crédito e menor burocracia.

No entanto, essa opção só será viável se você mantiver o faturamento anual sempre inferior a R$ 60.000,00. Caso contrário, você irá automaticamente migrar para a modalidade “Microempresa”.

Uma grande vantagem de todas as empresas individuais é o Simples Nacional, um regime tributário simplicado que centraliza o recolhimento de vários tributos, diminuindo a burocracia tributária.

Como registrar uma empresa societária

Sociedade Limitada

É o tipo de sociedade mais comum, adotado, principalmente, por pequenas e médias empresas. Com uma constituição mais simples. Nela, os sócios só respondem de acordo com o valor das suas quotas integralizadas.

Seu ato constitutivo inicial é o Contrato Social, que deve ser registrado na junta comercial, estipulando as quotas mínimas de responsabilidade, não havendo um capital mínimo estipulado em lei. Assim, teoricamente, é possível iniciar uma empresa com quotas de responsabilidade de R$ 1,00.

O integralização do Capital social não exige valores em espécie, podendo ser contabilizados quaisquer bens suscetíveis de avaliação financeira.

Sociedade anônima

Esse tipo de sociedade é um pouco mais complexa, visto que divide o capital social em ações. A responsabilidade dos sócios e dos acionistas limita-se ao preço de emissão das ações adquiridas.

O ato constitutivo inicial é o Estatuto Social, cujo registro também ocorre na junta comercial. Nelas, o capital social também pode incluir qualquer tipo de bem suscetível à análise financeira.

No entanto, aqui, as coisas são um pouco mais complexas, pois é necessário que um perito avalie os bens.

Sociedade em nome coletivo

Tem os requisitos de registro muito semelhantes às sociedades limitadas. Entretanto, aqui, há uma diferença importante: todos os sócios irão responder solidária e ilimitadamente pelas obrigações civis.

Sociedade em comandita simples

Também com constituição semelhantes às sociedades limitadas. Nelas, há tanto sócios comanditados, que respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações contraídas pela empresa quanto sócios, e sócios comanditários, respondendo somente pela quota investida.

Sociedade em comandita por ações

Nesse caso, os atos constitutivos iniciais são os mesmos das sociedades anônimas. Os comanditários são substituídos pelos acionistas.

Sociedade cooperativa

Rege-se com as mesmas regras das sociedades limitadas. As cooperativas não estão sujeitas à falência e buscam prestar serviços em favor de seus associados, não tendo, portanto, finalidade lucrativa própria.

2. A escolha do nome da empresa

Colocamos a escolha do nome da empresa em primeiro lugar, pois consideramos que um nome inadequado pode trazer entraves por um motivo relativamente banal.

Quando sua empresa estiver constituída, o nome se tornará a Razão Social. Ela deve ser exclusiva! Assim, se outra empresa tiver a mesma Razão Social, outro nome deverá ser escolhido.

Imagine uma empresa com mais de um sócio. Caso o nome escolhido não seja permitido, haverá necessidade de outra reunião para a definição do nome.

Por isso, sugerimos que haja uma lista com diversos nomes possíveis como alternativas no momento do registro. É interessante dar uma pesquisada em catálogos e na internet para poupar tempo.

As consultas oficiais poderão ser feitas na Junta Comercial ou no banco nacional de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Aqui vai uma dica para as suas futuras ações de marketing: escolha um nome que ainda não tenha algum domínio na internet. O ideal é que seu website tenha o mesmo nome de sua empresa, acrescido das terminações “.com” ou “.com.br”.

Será assim que seu cliente em potencial procurará o site caso ele não tenha encontrado nenhuma outra pista.

3. Defina a atividade de sua empresa

Para elaborar o contrato social, sua empresa deverá indicar em que ramos ela irá atuar, pois a regulação e a tributação seguintes dependem da definição desse aspecto.

O principal instrumento neste momento, é o CNAE – a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. A lei estabelece que é função do CNAE a “padronização nacional dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do país”.

4. Estabeleça a localização

A localização da empresa não é importante somente para o sucesso da sua empresa, ela é essencial para obter o registro. Em seu município, provavelmente, deve haver determinadas restrições quanto à atividade empresarial em alguns locais.

Além disso, não é toda atividade que pode ser exercida em qualquer local. O Código de Posturas do seu município, provavelmente, veda alguns tipos de atividades em determinados locais com o objetivo de proteger os moradores e manter a ordem pública.

Por isso, você deve sempre conferir se há alguma vedação para a instalação de seu empreendimento em determinado local.

5. A elaboração do contrato social

Esses elementos anteriores serão todos essenciais no momento de se elaborar o contrato social. A partir do registro desse instrumento, sua empresa irá ganhar vida.

Apesar de haver diversos modelos de contrato social disponíveis na internet, consideramos essencial a consulta a um contador ou advogado especializado em empresas para que o contrato seja personalizado de acordo com as necessidades reais de seus sócios e da futura empresa.

As seguintes informações são essenciais para a minuta do contrato social:

  • A localização precisa da empresa, com CEP
  • As atividades da empresa
  • A Razão Social exclusiva
  • Nome fantasia (opcional)
  • Capital social e respectivas quotas para cada sócio
  • Forma de administração da sociedade
  • RG, CPF e residência de cada Sócio

Para o MEI, basta preencher as informações constantes no site do Microempreendedor Individual. Somente é necessária a exatidão nas informações a respeito da pessoa física que irá constituir o MEI, como declaração do imposto de renda ou número do título de eleitor, RG e CPF.

Não haverá, portanto, necessidade de contrato social em nenhuma modalidade de empresa individual.

6. Registro do nome

Caso sua empresa opte por divulgar o nome da marca, é necessário que o nome fantasia seja registrado em órgão oficial para evitar disputas legais. Os passos são os seguintes;

  1. Verifique a existência de uma empresa homônima no INPI
  2. Determine as atividades econômicas da sua empresa por meio dos códigos fornecidos pelo CNAE-IBGE
  3. Faça o cadastro online do nome fantasia no site do INPI
  4. Faça o registro o logotipo, caso haja algum, enviando a imagem para o website
  5. Por fim, pague as guias indicadas pelo CNAE

7. Registro na Junta Comercial

Esse é o ato que dá validade jurídica à empresa. Ele se equivale à certidão de nascimento das pessoas físicas. O contrato social deve ser impresso em três vias de papel A4.

Cada sócio deverá rubricar todas as páginas, exceto a página de assinaturas. Esta deverá conter a assinatura de todos os sócios de acordo com RG.

Então, você deverá efetuar alguns cadastros na Junta Comercial e na Receita Federal. Eles também deverão ser assinados pelos sócios ou representantes, que deverão ter firma reconhecida em cartório.

Por fim, você juntará esses formulários e o contrato social com os seguintes documentos:

  • Duas cópias autenticadas do RG e CPF de cada sócio
  • Um cópia autenticada do comprovante de residência de cada sócio. Atenção, é necessário que esse comprovante tenha sido emitido há, no máximo, três meses
  • Requerimento padrão (Capa da junta comercial) em uma via
  • Ficha de Cadastro Nacional modelo 1 e 2 em uma via
  • Capa do IPTU da sede da empresa
  • Pagamento dos guias de recolhimento de taxas – os DARFs.

8. Recebimento do NIRE e obtenção do CNPJ

Assim que a Junta Comercial aprova seus documentos, ela irá fornecer o NIRE – o Número de Identificação do Registro da Empresa. A partir desse momento, sua empresa ja existe.

O passo seguinte, a obtenção do CNPJ, é o seu registro como contribuinte da Receita Federal para pagar tributos essenciais ao funcionamento de sua empresa.

Você deverá fazer o cadastro do NIRE no site da Receita Federal a fim de fazer a inscrição do seu CNPJ, que é bem simples.

9. Inscrição Municipal e Estadual

Então, se você for uma prestadora de serviços ou comercializador de produtos, você precisará fazer a inscrição municipal. A inscrição é individual para cada uma dessas atividades.

Portanto, se você tanto prestar serviços quanto comercializar produtos, você precisará fazer uma dupla inscrição.

Não daremos detalhes sobre prazos e procedimentos burocráticos neste momento, pois eles variam bastante conforme o município. Há aqueles que adotam um rito mais simplicado ou virtualizaram parte do processo.

O rito é diferenciado para prestadores de serviços e dos comerciantes de produtos no caso da Inscrição Estadual:

Prestadores de serviços

Quem for pestador de serviço, precisará do alvará de funcionamento, que é a permissão da prefeitura para o estabelecimento e funcionamento de instituições comerciais em determinado local.

Para tal, são necessários os seguintes documentos:

  • Formulário próprio da prefeitura
  • Consulta prévia de endereço aprovada
  • Cópia do CNPJ
  • Cópia do contrato social
  • Laudos dos órgãos de vistoria, se necessário.

Comerciantes de produtos

Além do álvara de funcionamento, as empresas que comercializam produtos precisam de cadastro para obtenção da Inscrição Estadual na Secretaria Estadual da Fazendo para se tornarem contribuintes do ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços).

Os documentos necessários são os seguintes:

  • DUC (Documento Único de Cadastro) – em três vias
  • DCC (Documento Complementar de Cadastro) – em uma via
  • Cópia autenticada do comprovante de endereço dos sócios
  • Cópia autenticada que prove direito de uso do imóvel (contrato de locação ou escritura)
  • Número do cadastro fiscal do contador
  • Comprovante de contribuinte do ISS (para as empresas prestadoras de serviço)
  • Certidão Simplificada da Junta Comercial (para empresas constituídas há mais de três meses)
  • Cópia do ato constitutivo
  • Cópia do CNPJ
  • Cópia do alvará de funcionamento
  • Cópia do RG e CPF dos sócios

Alguns Estados possuem todo esse processo informatizado ou, então, possuem convênio com a Receita Federal, permitindo a obtenção da Inscrição Estadual juntamente com o CNPJ.

10. Faça o cadastro na previdência social

Após as etapas anteriores, sua empresa estará pronta para o funcionamento. Todavia, há ainda algumas etapas essenciais:

  • Cadastro na Previdência social: é necessária para a contratação de funcionários. Ela deve ser obtida independentemente do fato de sua empresa possuir ou não funcionários no momento. É a garantia do Estado de que você irá pagar as obrigações trabalhistas e os respectivos tributos.

Você deverá buscar a Agência da Previdência de sua jurisdição para cadastrar a empresa e todos os responsáveis legais por ela. Atenção, você deverá efetuar esse registro em até 30 dias após o início das suas atividades.

  • Aparato fiscal: agora é o momento de solicitar a autorização para a impressão das notas fiscais e a autentificação dos livros fiscais. Essa é uma atribuição municipal, na maioria dos casos.

Empresas de indústria e comércio deverão também fazer esses procedimentos na Secretaria de Estado da Fazenda.

Com essa última etapa concluída, sua empresa estará em completa legalidade e não precisará temer a interrupção estatal do seu funcionamento. É uma etapa exaustiva e extremamente burocrática. Então, se prepare para um pouco de exaustão, que pode ser facilitada caso você tenha um aconselhamento correto.

Quer mais dicas para que sua empresa seja um sucesso? Confira como aumentar a sua produtividade nesse post!

  • http://readwriteweb.com.br/ Diego

    Ótimo Guia! Uma dúvida, onde acho as atividades permitidas pelo simples nacional?

  • luizpiovesana

    Fala Diego!

    Na época do nosso registro lembro de ter visto um site da Receita com as
    opções em lista bem legal. Não consegui achar isso agora, mas nesse link:
    http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Le
    consegue ver algumas explicações a partir do Art. 17.

    Mesmo assim, o melhor cara pra pesquisar isso ainda é o contador.

    Abraços,
    Luiz

  • http://leandrokrugbatista.blogspot.com Leandro Krug Batista

    Excelente post! Essa é uma das dúvidas frequentes que recebemos aqui no Sebrae de Curitiba.

    Leandro
    http://leandrokrugbatista.blogspot.com

    • Anônimo

      Olá Leandro, tudo bem?

      Obrigado pelo elogio. Realmente a parte burocrática para abrir uma empresa
      não é fácil, nós passamos por isso também e resolvemos ajudar um pouco.
      Se você puder, inclusive, mandar mais informações sobre os processos
      envolvidos, faria uma atualização bem legal no post.

      Abraços,
      Luiz

  • silvan

    quero abrir uma empresa, mas quero saber se o nome de ja existe. muito grato.

    • Anônimo

      Olá Silvan,

      Para fazer esse tipo de busca, recomendo que vá ao site do INPI e procure
      por marcas registradas e também busque no Google. Não existe jeito melhor 😉

      Abraços,
      Luiz

    • Jeffersonpjapoio

      Voçê precisa de um contador entre em contato
      tel :11 2362-6371
      cel: 11 9 51827644
      cel: 11 9 9352-6371
      empresa PJAPOIO CONTÁBIL E EMPRESARIAL
      NA ABERTURA DE EMPRESA PODERA GANHAR UMA CORTESIA ESPECIAL PELA EMPRESA FAZENDO UM PACOTE ENTRE EM CONTATO E CONFIRA.

  • Anônimo

    Sempre coloco esta questão no meu blog: “Você precisa de um contador para abrir uma empresa “. Muitos empreendedores querem abrir uma empresa sozinhos e isto não é possível, salvo, na modalidade de empreendedor individual (MEI). Excelente artigo.

  • sandro

    QUERO ABRIR UMA EMPRESA NO RAMO DE ” LIMPESA PÓS OBRAS”. EM QUAL SITEMA ENCAIXA A EMPRESA ?

  • sandro

    QUERO ABRIR UMA EMPRESA NO RAMO DE ” LIMPESA PÓS OBRAS”. EM QUAL SITEMA ENCAIXA A EMPRESA ?

    • Jeffersonpjapoio

      Voçê precisa de um contador entre em contato
      tel :11 2362-6371
      cel: 11 9 51827644
      cel: 11 9 9352-6371
      empresa PJAPOIO CONTÁBIL E EMPRESARIAL
      NA ABERTURA DE EMPRESA PODERA GANHAR UMA CORTESIAESO ESPECIAL PELA EMPRESA PU FAZENDO UM PACOTE ENTRE EM CONTATO E CONFIRA.

  • Sasabrina

    oiee quero abrir uma empresa no ramo deroupas

    • http://www.facebook.com/people/Wellington-Santos-Silva/100000504055420 Wellington Santos Silva

      Tudo bem Sabrina,  de que estado você é. No caso de Minas Gerais, existe o Minas fácil que é um programa para auxiliar a desburocratizar a abertura de uma empresa. Auxilia muito nesse processo

    • http://www.facebook.com/people/Wellington-Santos-Silva/100000504055420 Wellington Santos Silva

      Tudo bem Sabrina,  de que estado você é. No caso de Minas Gerais, existe o Minas fácil que é um programa para auxiliar a desburocratizar a abertura de uma empresa. Auxilia muito nesse processo

    • Jeffersonpjapoio

      Voçê precisa de um contador entre em contato
      tel :11 2362-6371
      cel: 11 9 51827644
      cel: 11 9 9352-6371
      empresa PJAPOIO CONTÁBIL E EMPRESARIAL
      NA ABERTURA DE EMPRESA PODERA GANHAR UMA CORTESIA ESPECIAL PELA EMPRESA FAZENDO UM PACOTE ENTRE EM CONTATO E CONFIRA.

  • Sasabrina
  • maria

    ooiee tudo bem com vc

  • Museutecblog

    Olá Luiz, um site como o seu de conteúdos, serviços e anúncios entra no simples?

    • Anônimo

      Opa, existe sim um objeto social do Simples que fala sobre “Portais,
      Provedores de Conteúdo e Outros serviços de Informação na Internet” – é como
      estamos registrados hoje.

      Abraços,
      Luiz

    • Museutecblog

      Ótimo, valeu muito a dica. beijos

  • Museutecblog

    Olá Luiz, um site como o seu de conteúdos, serviços e anúncios entra no simples?

  • Antonioportela_cx

    QUAIS SÃO OS DUCOMENTOS NECESSARIO PARA CONSTITUIR UMA EMPRESA EM CADA ESTANCIA [email protected]

  • Pinheirofitness

    como fazer isso en um modo rapido e seguro?

  • Davi Corrêa

    Quero abrir uma empresa no ramo de construção civil. É pequena, na área de pequenas reformas, construção de casas, acabamentos etc. Como eu faço? Quais são os documentos exigidos?

    • Jeffersonpjapoio

      Voçê precisa de um contador entre em contato
      tel :11 2362-6371
      cel: 11 9 51827644
      cel: 11 9 9352-6371
      empresa PJAPOIO CONTÁBIL E EMPRESARIAL
      NA ABERTURA DE EMPRESA PODERA GANHAR UMA CORTESIAESO ESPECIAL PELA EMPRESA PU FAZENDO UM PACOTE ENTRE EM CONTATO E CONFIRA.

  • Evans

    Quero   abrir uma empresa no ramo de  acesso por corda.Em que sistema se  encaixa?

  • Moa Cerqueira

    Existe um orgão em Salvador como o Minas facil?

  • Welberferreira

    intereçante esclareceu muitas duvidaas!

  • Djwaltin

    ola boa noite galera gostaria de saber como registra a minha empresa

  • Sandro-almeida21

    Quero abrir uma empresa no ramo de construção civil. É pequena, na área de pequenas reformas, construção de casas, acabamentos etc. Como eu faço? Quais são os documentos exigidos?

  • jose oliveira

    Pretendo abrir uma micro empresa,  de construão civil para construçõs
    de pequenas casas e reformas etc.  O que devo fazer? Quais documentos exigidos}

    • http://www.curitibacontabil.com.br/ Eloir Pinheiro

      Ola José! Antes de tudo pesquise no minimo junto a tres contadores diferentes, pelo menos, e certifique-se que estão  registrados e em ordem para exercer a profissão no Conselho Regional de Contabilidade de sua cidade.Depois fuja dos que cobram bem baratinho. Nestas tres visitas, voce receberá de graça, informações a respeito da abertura de sua empresa, os documentos necessários, o tramite, os cuidados e as orientações para antes, durante e depois da abertura da empresa.Alem de obter varias informações e amadurecer seus planos, voce conhecerá melhor seu provavel futuro contador, o que é fundamental, pois ele alem de cuidar de toda a parte legal e financeira de sua empresa,ainda orientará voce constantemente.Peça para fazer um contrato para o serviço de constituição da empresa, onde constará as obrigações contratadas.Exija também, depois de emitido o CNPJ, o contrato de serviços contábeis, onde tambem constará todas as obrigações a serem cumpridas por ele, assim como os serviços excluidos, que serão cobrados a parte, evitando problemas futuros para ambos.Sucesso !

    • Jeffersonpjapoio

      Voçê precisa de um contador entre em contato
      tel :11 2362-6371
      cel: 11 9 51827644
      cel: 11 9 9352-6371
      empresa PJAPOIO CONTÁBIL E EMPRESARIAL
      NA ABERTURA DE EMPRESA PODERA GANHAR UMA CORTESIAESO ESPECIAL PELA EMPRESA PU FAZENDO UM PACOTE ENTRE EM CONTATO E CONFIRA.

  • Renato Albuquerque

    PREZADOS EMPREENDEDORES,

      GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM VOCÊS UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO. REUNINDO AS MAIORES TENDENCIAS DE NEGOCIOS NA INTERNET EM UM AMBIENTE SÓ (REDE SOCIAL + COMPRAS COLETIVAS + COMÉRCIO ELETRÔNICO), ATRAVÉS DE UMA FRANQUIA ON-LINE QUE LHE PROPORCIONARÁ UMA SÉRIE DE BENEFÍCIOS, OPORTUNIDADES E DINHEIRO.
    CONTATOS:   RENATO   (84) 96956275     (84)  94658486

  • Francisco

    Você já abriu a empresa Individual, visitou o site do Sebrae?

    Um abraço!
    SP-16/09/2012.

  • Gleycivanialima

    gostei interessante;;

    • Jeffersonpjapoio

      Voçê precisa de um contador entre em contato
      tel :11 2362-6371
      cel: 11 9 51827644
      cel: 11 9 9352-6371
      empresa PJAPOIO CONTÁBIL E EMPRESARIAL
      NA ABERTURA DE EMPRESA PODERA GANHAR UMA CORTESIA ESPECIAL PELA EMPRESA  FAZENDO UM PACOTE ENTRE EM CONTATO E CONFIRA.

  • Jefferson

    Voçê precisa de um contador entre em contato
    tel :11 2362-6371
    cel: 11 9 51827644
    cel: 11 9 9352-6371
    empresa PJAPOIO CONTÁBIL E EMPRESARIAL
    NA ABERTURA DE EMPRESA PODERA GANHAR UMA CORTESIAESO ESPECIAL PELA EMPRESA PU FAZENDO UM PACOTE ENTRE EM CONTATO E CONFIRA.

  • http://twitter.com/crp_underground Caio Ribeiro

    Legal as dicas, o mesmo se enquadraria parar abrir um PJ simples para trabalhar como prestador de serviços? afinal sou programador e muitos da minha área acabam trabalhando nessa modalidade.

    • luizpiovesana

      Oi Caio,

      Sim, o mesmo se aplica para uma empresa de serviços — na verdade, no caso de uma empresa de produtos, ainda existe a instância estadual (por causa do ICMS) e algumas regras a mais.

      Boa sorte!
      Abraços,
      Luiz

  • Riandossantos

    gostei muito deste blog parabéns suas informações são de muita ajuda.

  • Rogerio de Sousa ventura

    faço casas reformas,etc… gostaria de saber como posso fazer para registrar esse serviço e comprovar minha renda

  • http://twitter.com/pequenoguru Sylvio Ribeiro

    Guia bem prático mesmo!

  • Darre marcas e patentes

    Empreendedores, alem das pesquisas na junta comercial, é recomendável providenciar o registro da marca para garantir, o direito ao uso exclusivo desta marca na sua atividade.
    ligue 11 31043591 ou [email protected]
    o requerimento de marca não custa muito.. apenas 3X de R$200,00 + taxas do INPI.
    As pesquisas de marcas são gratuitas não deixem de ligar.

  • Guest
  • http://www.facebook.com/thomaz.sartorelli Thomaz Sartorelli
  • edson

    boa noite sou de cuiaba e gostaria de abrir uma microempresa no rammo de destribucao de alimento na embalagem vc pode me da uma ajuda desde ja agradeco

  • Roberta

    Boa tarde! Gostaria que alguém pudesse me informar. Estou abrindo uma sala comercial com serviços de Terapias Corporais e Dia de noiva( Maquiagem e penteado) estou me inscrevendo no MEI, preciso de alvará tbm? Que documentos mais precisarei para ficar dentro da lei e não fechar meu negócio? Agradeço se alguém puder me ajudar.

  • wagner

    ola,gostaria de rexistrar uma igreja qual o procedimento?

  • Pedro

    Olá Boa tarde,
    Gostaria de abrir uma pessoa juridica com outro colega somente com a finalidade de receber o salario de outra empresa pelos nossos serviços prestados (somos médicos). Isso é possivel e legal?

  • igor

    igor quero abri uma empresa no ramo contruçao civil e reforma em geral como faço

  • RUBEJANE

    QUERO ABRIR UMA ENPRESA DE PRODULTOS NATURAIS , COMO FAÇO?

  • Juliana Leandro Isabele

    quero abrir uma oficina mecanica … mas nao sei por onde começar….. como eu faço?? oq preciso???

    • http://saiadolugarr.wpengine.com Millor Machado

      Oi Juliana, tudo bem?

      Te recomendo entrar em contato com o pessoal do portal http://www.abrasuapj.com.br

      Abraços!

  • alberto

    Ola boa noite quero abrir uma empresa com prestação de serviço na construção civil qual e o procedimento que devo fazer?

  • Jales

    Quero abrir uma empresa trabalho com móveis planejados como faço

  • Martins Costa

    A MANEIRA MAIS RÁPIDA DE TER SEU NEGÓCIO NA INTERNET E COM SEGURANÇA DE LUCROS

    Bom, eu cansei de gastar dinheiro com tontice na internet, juro gente, fiquei mais de 2 anos tentando e nada, só umas migalhas.

    Ai já que era para gastar para ter dinheiro, blz, pq não adianta dizer que vai aprender tudo de graça, é mentira, uma hora vc cansa como eu e paga.

    Agora a única coisa que digo, para de gastar rio de dinheiro tb que não é assim, vou adiantar para você, coisa que não fizeram por mim, mas blz.

    Esse tal de FORMULA NEGÓCIO ONLINE e muitooooo bom mesmo, com ele fiz no primeiro mês 1382,00… ufaaa, até que enfim e depois que pega o jeito de trabalhar já era.

    Link para quem quiser aqui: http://hotmart.net.br/show.html?a=A2566954L