Conversão do site

Como o foco na audiência pode aumentar a conversão do seu site

Dicas e exemplos práticos de como focar na sua audiência e aumentar a conversão dos visitantes do site

O artigo de hoje foi escrito por André Silva, responsável pelo portal Sharkmedia

Não abordar a sua audiência de forma correta é a diferença entre o sucesso ou o fracasso do seu negócio.

Por isso, é importante refletir sobre as seguintes questões:

  • Se alguém abrir a página principal do site, nos primeiros 5 segundos percebem o que é que você faz? Quais os benefícios?
  • Se o seu cliente ideal abrir o seu site, nos primeiros 5 segundos, ele irá perceber que você possui a solução ideal?
  • O conteúdo do seu site tem em conta o estado atual do seu potencial cliente ?

Ponha-se na posição da sua audiência. Ela pode estar em vários estados:

Estado 1. Os que não sabem que têm uma necessidade.

O potencial cliente não sabe que necessita do produto, nem sabe que tem um problema.

Estado 2. Sabem que têm uma necessidade, mas não sabem que existe uma solução

O potencial cliente sabe que tem uma necessidade, mas não sabe que existem produtos ou serviços para resolverem essa necessidade.

Estado 3. Sabem que existe soluções, mas não uma que resolva o seu problema

O potencial cliente sabe que existem vários produtos, mas ainda não encontrou o produto que resolva o seu problema.

Estado 4. Tem conhecimento do produto que resolve o seu problema, mas não está convencido.

O potencial cliente conhece o produto, mas ainda não o quer.

Estado 5. Tem conhecimento

O potencial cliente conhece o seu produto, e está pronto para comprar.

É essencial perceber onde é que a sua audiência se enquadra, caso contrário, é impossível que o marketing seja eficaz.

Exemplo (Produto para queda de cabelo)

Se quiser vender um produto para queda de cabelo, a maneira como aborda e vende o seu produto para uma audiência que se encontra no Estado 4 (Tem conhecimento dos benefícios mas não está convencido), é completamente diferente da maneira como abordaria no Estado 1 (não sabe, ou não quer acreditar que lhe está a cair cabelo).

Supondo que o seu potencial cliente se encontra no estado 4..

Neste ponto, o visitante está prestes a comprar, só falta um empurrãozinho.

Poderia criar uma ‘landing page’ e tentar transmitir: “Quão facil seria a sua vida se utilizasse o produto..”.

Todas nós gostamos de nos sentir confiantes, jovens e bonitos.

Neste exemplo seria interessante explorar isso mesmo, pois essa é a solução.

Fazer o potencial cliente se imaginar com cabelo novamente é menos uma preocupação, mais uma razão para se ir divertir e ser ele próprio. Tudo o que permite uma grande subida no seu ego.

Neste estado mostrar comentários de pessoas satisfeitas com o produto é muito relevante .

Supondo que o seu potencial cliente se encontra no estado 1..

Poderia criar anúncios baseados na demografia em questão, focando idades 25 – 70.

O conteúdo destes anúncios poderia ser algo como:

“Já começou a queda do seu cabelo ? Faça 1 simples teste, só para ter certeza!”

Nota: A maneira como aborda deve ser suave, não tente vender o produto neste ponto, tente apenas levar o potencial cliente a perceber que tem um problema.

Conclusão
Aborde a sua audiência numa linguagem que elas percebam, tendo em conta o seu problema e sabedoria.

Se bem implementado, verá um aumento significativo nas interações do site, bem como uma diminuição na taxa de rejeições.

Por que?

Porque o seu potencial cliente vai-se sentir mais interessado, pois está a interpretar exatamente o que lhe interessa.

Prepare-se para aumentar a conversão das visitas do seu site.

Obs.: Créditos da imagem Shutterstock