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Como o empreendedor pode usar a internet para alavancar o seu negócio

6 passos para que o marketing digital faça uma diferença significativa em seu negócio

Já pensou em usar estratégias de marketing digital para fazer o seu empreendimento decolar? Antes, quando a internet não impactava nossas vidas como ela impacta atualmente, era muito mais difícil (e custoso) para uma marca criada do zero ficar conhecida, ganhar credibilidade e clientes.

Hoje, porém, a internet é uma imensa fonte de informação em que os consumidores pesquisam, descobrem, avaliam e recomendam produtos e serviços. E o melhor: com o marketing digital é possível usar ações inteligentes e que trazem grandes resultados a um custo menor que os meios tradicionais. Vamos ver seis dicas:

Produza conteúdo

A produção de conteúdo próprio é uma prática importante para atrair visitantes e gerar Leads (pessoas que deixam seus dados de contato em algum formulário). Para isso, é essencial falar sobre temas que atraiam a audiência por sua utilidade, e não fazer só propaganda da sua marca. Por exemplo, se você tiver uma empresa de serviços financeiros, pode ter um blog com posts que falem sobre planejamento financeiro, dicas de investimento, novidades da área, entre outras possibilidades.

Educar o seu potencial cliente é fundamental: muitas vezes ele tem uma demanda por determinado tipo de produto ou solução, mas ainda não se deu conta disso. Com o seu conteúdo, faça com que ele perceba essa necessidade e considere a sua marca uma autoridade no tema.

Atraia visitantes

Não adianta produzir vários conteúdos interessantes se ninguém os consumir. Para isso, existem algumas técnicas para atrair visitas para o seu site/blog, como otimização para mecanismos de busca (SEO) e compra de mídia.

A primeira faz com que o Google posicione as suas páginas entre os primeiros resultados para buscas por determinados termos. Por exemplo, para uma empresa de serviços financeiros é importante estar bem colocada para “finanças corporativas”. Para isso, é importante trabalhar bem o conteúdo das suas páginas, fazer uso de palavras-chave relevantes e utilizar corretamente os elementos da página, como o título. Além disso, os links que direcionam para essas páginas também têm bastante peso para o Google posicioná-las bem.

A outra alternativa é comprar mídia. Sabe aqueles primeiros resultados do Google, que aparecem com um fundo rosa? Eles são anúncios pagos (Links Patrocinados) e são uma boa opção para quem quer atrair tráfego para o seu site.

Transforme os visitantes em potenciais clientes

Criar ofertas em Landing Pages (páginas com formulário para baixar algum material) é uma excelente opção para fazer que pessoas deixem seus contatos, tornando-se o que chamamos de Leads. A intenção da oferta é servir como uma isca, algo que valha a pena para o visitante deixar seus dados em troca de um benefício gratuito, como um eBook sobre gestão de riscos financeiros, por exemplo.

Relacione-se com os Leads

E o que fazer com esses Leads? A resposta é: relacionamento. E como fazer isso? Uma boa solução são emails marketing.

Enviar conteúdos relevantes (veja bem, não estamos falando de encher a caixa de ninguém com spams) como newsletters ou ofertas de materiais educativos são maneiras de manter um relacionamento, “esquentá-los” e encaminhá-los para o momento de compra, para que se tornem clientes.

Chegou o momento da venda!

Agora que seu Lead já leu seu conteúdo e baixou os seus materiais educativos, ele já está mais “preparado” e próximo do momento da compra. Após esse relacionamento, é mais fácil fazer uma oferta de venda para seus potenciais clientes, pois eles já conhecem a sua empresa, produtos ou serviços.

Para isso é importante definir quais Leads estão no momento de ser contatados pelo time de vendas e como deve ser essa abordagem. Às vezes os Leads não estão prontos para fazer a compra, e os vendedores podem ajudá-los a entender suas demandas e desenhar uma solução que utilize o seu produto ou serviço.

O sucesso dessa parceria entre o time de marketing (que gera conteúdo) e de vendas depende bastante do alinhamento entre as duas partes. É importante que o marketing entregue Leads qualificados e notifique os vendedores, para que esses possam cumprir um tempo máximo de atendimento aos Leads, façam um número mínimo e máximo de tentativas e avisem o time de marketing caso a venda não seja realizada. É importante uma conversa constante entre as equipes para que o processo seja sempre melhorado.

Analisar para fazer melhorias

Saber o que está funcionando e trazendo mais ou menos resultados é essencial para poder otimizar as ações de marketing digital. Analisar o tráfego de visitantes, o número de Leads e oportunidades geradas é essencial para saber quanto o investimento está trazendo de retorno para o seu empreendimento. Elas são apenas algumas das métricas que devem sempre ser avaliadas para otimizar ou cortar as ações que precisam de ajustes.

Bom, essas são algumas das inúmeras ações que o marketing digital oferece para dar aquela força para quem tem o seu próprio negócio. O importante é conhecer essas estratégias e saber o que deve ser feito e  priorizado a cada momento. O marketing digital é acessível, mas precisa ser bem pensado para gerar resultados satisfatórios.

Para se aprofundar mais, recomendo o eBook gratuito “Marketing Digital para Empreendedores, lançado neste mês em uma parceria entre a Resultados Digitais e a Endeavor.

O material explica como é possível usar o marketing digital para construir uma empresa de alto impacto, com informações estratégicas e dicas práticas de implantação.

O marketing digital proporciona o crescimento de forma escalável e sustentável. É possível ter resultados relevantes em pouco tempo e com baixo investimento sabendo usar as estratégias corretas.

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Nayara D’Alama, analista de marketing digital da Resultados Digitais.