Como montar uma pesquisa de mercado: aprenda um passo!

Como montar uma pesquisa de mercado: aprenda um passo!

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Materiais para pesquisa de mercado

Acompanhando o artigo da última segunda-feira, sobre como fazer uma análise de mercado, resolvemos fazer a semana da pesquisa de mercado no Saia do Lugar.

No post já citado, o Millor falou sobre os fundamentos de pesquisa de mercado. Os próximos dois artigos falarão especificamente sobre a análise de clientes e de concorrentes, respectivamente.

Montando uma pesquisa de mercado

Hoje, embasados num post do Beco com Saída, falo sobre os detalhes básicos para a montagem de uma pesquisa de mercado, ou seja, quando você precisa definir:

Problema e objetivo do trabalho:

As dificuldades identificadas por você, Empreendedor, e o que almeja descobrir com a pesquisa;

Público-alvo:

Grupo de pessoas e/ou de empresas que têm características em comum para responder a pesquisa;

Mercado-alvo:

A região de abrangência (bairro, cidade, estado etc.);

Amostra:

O número de pessoas/empresas a serem sondadas. Normalmente, para pessoas físicas, a proporção é de um pesquisado para cada mil, mas MPEs não precisam realmente de algo comprovadamente quantitativo.

Por exemplo, nossa consultoria de marketing fez uma pesquisa com apenas 50 empresas nascentes e conseguimos o que queríamos – sabemos o que nossos clientes querem;

Ferramentas (como pesquisar):

A pesquisa pode ser feita por telefone, internet, e-mail, entrevistas pessoais, mala direta etc;

Prazo para sua execução:

Não há um prazo padronizado para realizar uma pesquisa. Isso depende do problema, do público, do grau de abrangência e, claro, da sua pressa em sair do lugar;

Recursos financeiros para sua viabilização:

Isso depende dos recursos utilizados (ex.: telefone), mas se você fizer pela internet, pode usar ferramentas gratuitas, como o Google Forms.

Você também pode optar por contratar uma empresa especializada em pesquisas ou uma consultoria em marketing, mas saiba que pesquisas de mercado não são bichos de 7 cabeça e, acima de tudo, nada melhor do que você falar com seu cliente.

Além disso, uma forma bem interessante de conseguir pessoas para responder a pesquisa é através de anúncios no Facebook, que te permite segmentar direitinho o público-alvo.

Para se aprofundar no assunto, recomendo o Whitepaper gratuito: Facebook ads.

Abraços,
Luiz Piovesana (por empreendedores querendo conhecer seu mercado)

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é formado em Engenharia de Controle e Automação pela Unicamp, exerceu diversos cargos de liderança no movimento das empresas juniores e tem experiência no Brasil e no exterior na área de Relações Externas e Vendas. Na Empreendemia, trabalha com vendas e comunicação e é editor do Saia do Lugar.