Como montar uma loja virtual? As respostas para as maiores dúvidasbomnegocio.com. Um site de classificados online que, certamente, você está careca de conhecer.

">

Como montar uma loja virtual? As respostas para as maiores dúvidas

Atualmente existem várias ferramentas e plataformas para auxiliar a montar uma loja virtual.
Veja o que é realmente importante e tire as principais dúvidas na hora de montar a sua.

Apesar de trabalhar na Empreendemia há um tempo, tenho alguns projetos paralelos com outros amigos. O mais recente deles é a fabricação e venda de brownies.

O negócio começou bem simples, mas como – modéstia parte – o brownie é muito bom, começamos a vender cada vez mais. Chegou num ponto onde as pessoas queriam fazer encomendas e pagar com cartão de crédito. Então logo pensei:  vamos criar uma loja online!

A partir dessa decisão surgiram algumas dúvidas muito básicas – porém bem importantes – que eu imagino que sejam muito comuns para quem pretende montar sua loja virtual. Pesquisei um pouco, tirei as dúvidas e procurei alternativas de plataformas para montar a loja.

Recomendo e encorajo você a sempre testar mais de uma plataforma e ver qual funciona melhor para o que você precisa.

No final das contas foi bem fácil montar a loja. Deu tempo até de descansar um pouco depois.

No final das contas foi bem fácil montar a loja. Deu tempo até de descansar um pouco depois.

A primeira pergunta foi: preciso desenvolver uma loja do zero?

Não (ufa!). Se o seu projeto de loja virtual não for algo extremamente complexo (como os maiores e-commerces por ai), existem várias ferramentas para montar lojas virtuais que são muito fáceis e eficientes.

Um detalhe importante é que além da loja tradicional, eu queria uma ferramenta que também fizesse uma loja virtual dentro do facebook para ficar atrelada a minha fanpage.

– Nessas ferramentas prontas consigo colocar o meu próprio endereço (domínio)?

Sim! Para minha grata surpresa , vi que é bem fácil também. Geralmente ao fazer seu cadastro, você já recebe um endereço padrão, mas se quiser um endereço mais bacana (estilo www.nomedasualoja.com.br), basta comprar o domínio. As plataformas já ensinam como atrelar esse endereço à sua loja.

Você pode comprar o seu próprio domínio em sites como Registro.br ou Locaweb. Se você é igual a mim que não manja quase nada disso, prefira empresas brasileiras que registram domínio para ter um suporte mais fácil.

– É complicado receber pagamentos online? Como integra isso com a loja?

Para facilitar a vida do seu cliente e a sua, prefira as plataformas que já são integradas à plataformas de pagamento conhecidas como Moip, Pagseguro, Paypal ou b! Cash. Assim você consegue receber pagamentos através de todos os cartões de crédito, boletos, sem precisar se preocupar com segurança ou muitas configurações.

Na minha loja de brownies eu coloquei pagamento através do Paypal e Pagseguro. Para o Paypal bastou eu colocar meu email cadastrado, enquanto no Pagseguro só precisei logar e autorizar receber pagamento. Bem tranquilo.

– Quanto custa manter a loja online? É caro?

Não! Dependendo da sua necessidade pode ser até de graça. Algumas plataformas cobram comissão de vendas dos produtos, enquanto outras cobram mensalidades.

A dica é: se você tem uma estrutura pequena ou começou sua loja agora, procure as opções gratuitas (mesmo que mais limitadas) ou as que cobram apenas comissão nas vendas. Você acaba ganhando menos por transação, mas não assume compromissos financeiros.

A medida que sua loja vender mais, prefira os planos de mensalidade. Você vai ver que esse custo se dilui nas vendas, enquanto as comissões vão sempre te cobrar um pouco.

– Como funciona cálculo de frete?

Um detalhe fundamental para lojas virtuais são os módulos para cálculo de frete. Procure plataformas que já façam automaticamente o cálculo do custo do envio daquele produto por Correios. Isso vai te prevenir de ter dores de cabeça.

Na maioria já é possível determinar o peso e as dimensões do produto e o CEP de envio. A partir disso, a própria loja calcula o frete do envio para o comprador.

No meu caso especificamente, só fazemos as entregas pessoalmente e não cobramos por elas ainda. Nesse caso, foi possível configurar um novo método de entrega (no caso o cadastrado foi “Retirar pessoalmente”), onde as regras de preço são você que define.

– Nessas plataformas existem templates prontos? Consigo colocar o meu próprio?

Sim e sim! Esse é um ponto importante porque ter uma loja virtual bacana mostra profissionalismo e passa mais confiança aos compradores.

As plataformas para construir lojas virtuais já costumam ter alguns templates prontos que podem ser personalizados de forma bem fácil (alterando cores, estilos, colocando produtos como destaque, etc), mas também permitem que profissionais façam alterações mais signifcativas no layout (mudanças no html e css).

Conclusão

Felizmente hoje em dia está bem mais fácil e barato montar uma loja virtual com recursos legais e importantes. Em uma hora ou menos já é possível configurar toda a plataforma e ter sua loja no ar vendendo seus produtos.

Sobre a minha loja virtual, no momento ainda estamos fazendo a identidade visual e as fotos dos produtos. Portanto a loja ainda está bem básica, mas completamente funcional (recebemos pedidos e pagamentos diariamente). Inclusive, se você mora em Campinas e quer comer alguns brownies sensacionais, pode entrar e pedir! www.whybrownie.com.br =P

Se você está procurando uma boa plataforma para montar sua loja virtual que economize seu tempo e que te previna de dores de cabeça, recomendo que teste a TrayCommerce, uma robusta plataforma de loja virtual com todos os recursos que você precisa.

Para conhecer melhor e começar a montar sua loja virtual, clique aqui.

Abraços,
Gabriel (focado em deixar a loja virtual ainda mais massa!)

Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Locaweb. Isso significa que recomendamos seu sistema de loja virtual como um exemplo, mas não há interferência na nossa linha editorial, muito menos na nossa opinião. Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.

  • Guest

    Passa o endereço do site de venda dos brownies!

  • Gabriel

    Cara, tô montando um e-commerce e elegi a mesma plataforma.
    Uma questão que me surgiu foram impostos sobre isso? Você já mapeou alguma coisa?

    Abraço!

  • Fabiana

    Olá. Gostei da matéria pois estou agora em fase de escolha de um fornecedor de serviço de loja virtual. Gostei do que vi no site do loja Integrada, porém não encontrei um link de suporte para tirar duvidas. Minha experiência me diz que se a comunicação é difícil antes da compra, depois só piora. Sendo assim gostaria de saber de quem ja contratou se o suporte deles é bom. Abraço a todos.

    • Vanessa

      Na Iphouse ( http://www.iphouse.com.br ) existe suporte online para você tirar suas dúvidas e mesmo fora do horário comercial tenho suporte via email de forma muito eficiente.

  • Shirley Silva Ramos

    Tenho minha loja na Loja Integrada fiz recentemente e estou bem satisfeita.
    http://www.redesales.com

  • ToolSystems

    A ToolSystems é especialista em plataformas E-commerce. Contrate uma empresa profissional para montar sua loja virtual. Acesse e conheça http://www.toolsystems.com.br

  • André

    Uma dica para quem quer anunciar seu ecommerce grátis: Monte sua vitrine e mostre para as pessoas o que você vende. É rápido, fácil e não precisa cadastro! – evitrinne.com

  • Vanessa

    Boa noite pessoal. Adorei o post.. Eu hoje utilizo a loja da iphouse ( http://www.iphouse.com.br ) e vejo que eles seguem as principais características citadas acima.. Abraços

  • Poli

    Pra quem não tem muito conhecimento, assim como eu, uma dica é o Encomendador, que já te dá a loja pronta, com pagseguro, domínio, etc.

    Site: http://www.encomendador.com.br
    Minha loja: http://polieletro.info

  • Poliana

    Criei a minha no encomendador, só falta colocar banners e mais produtos. Foi a mais barata que encontrei e a configuração foi fácil. Minha loja http://www.polieletro.info

  • Aécio Neto

    Show de bola o artigo.

    Um cliente quer começar de forma pequena, simples e direta ao ponto. Acredito que o conjunto Loja Integrada + Mercado Livre + Facebook será uma boa pedida. Já dá pra ver resultados.

    Dependendo de como a loja integrada é escalável, pode servir durante um bom tempo. Caso contrário, é bom ver também que a Vtex está junto ao projeto, e a plataforma deles (SaaS), apesar da % sobre as vendas, se mostra bem interessante.

    Parabéns, obrigado!

  • Novaoito – loja virtual

    Sempre temos dúvida quando vamos montar nossa loja virtual. Uma regra básica é escolher uma plataforma de loja virtual fácil que atenda sua necessidade. Nesse vídeo tem uma explicação simples e um caso de sucesso de como funciona: https://youtu.be/QxDmxgjcSD8