como lidar com pessoas difíceis

Como pessoas inteligentes lidam com pessoas difíceis

Saber como lidar com pessoas difíceis é um exercício que todos devemos fazer. No entanto, isso nem sempre é tão fácil! Pensando nisso, separamos algumas dicas para você. Confira!

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Ter um bom relacionamento interpessoal é uma das maiores habilidades que um ser humano pode desenvolver. Afinal, relacionar-se com diferentes tipos de pessoas nos torna melhores em todos os aspectos. No entanto, isso nem sempre é tão fácil! Alguns indivíduos são mais complexos e saber como lidar com pessoas difíceis é um exercício que todos devemos fazer.

Apesar de ser uma necessidade real de todos nós, essa questão merece uma atenção maior por parte dos empreendedores. Como líderes e mentores do seu próprio negócio, saber se comunicar e interagir com os diferentes perfis de pessoas é essencial para alcançar o sucesso.

Pensando nisso, resolvemos trazer para o nosso blog um conteúdo que demonstre como pessoas inteligentes lidam com pessoas difíceis. Se você tem curiosidade e quer se tornar um empresário mais inteligente e comunicativo, acompanhe a seguir!

Relacionar com pessoas difíceis: uma missão difícil, mas possível

“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver… simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!” – Mário Quintana

Em nosso dia a dia somos testados a todo momento ao nos depararmos com indivíduos ríspidos e pouco comunicativos. É certo que quem lida diretamente com o público precisa aprender a se adaptar a isso e encontrar formas de tornar o contato menos negativo. Mas, nós sabemos que essa não é uma missão tão simples.

A maioria das pessoas difíceis sequer sabem o mal e o desconforto que geram naqueles que estão ao seu redor, mas há aquelas que sabem e parecem sentir-se satisfeitos com tal situação.

De todo modo, esses indivíduos intoxicam o ambiente, tornam o clima pesado, geram conflitos e acabam estressando todos os envolvidos. Como se sabe, o estresse é um dos grandes propulsores de doenças físicas e mentais. A exposição a situações assim, podem impactar tão negativamente uma pessoa a ponto de afetar seu desempenho profissional e suas relações sociais.

Diante disso, aprender a lidar com pessoas difíceis é essencial para se manter forte e focado em seus objetivos. Para um empreendedor, é uma maneira de não se deixar afetar pela negatividade de outras pessoas e atender a todos com cordialidade e respeito.

Ou seja, é preciso saber gerenciar suas emoções e assim como as pessoas inteligentes, valer-se de estratégias inteligentes para neutralizar essas pessoas difíceis de se relacionar.

Como lidar com pessoas difíceis: dicas infalíveis!

Como dissemos, apesar de ser uma tarefa difícil, podemos aprender a lidar com pessoas difíceis da mesma maneira que as pessoas inteligentes fazem. Portanto, fique atento a algumas dicas e veja como proceder quando se deparar com alguém assim!

1. Saiba impor limites

A maioria de nós tem o perfil de ser simpático e demonstrar atenção quando alguém nos relata um problema ou dificuldade. No entanto, o que você precisa saber é que pessoas difíceis tendem a transformar pequenas adversidades em grandes problemas.

Em geral, elas reclamam com mais frequência e intensidade que as outras pessoas, se incomodam facilmente e possuem o hábito de prolongar o “sofrimento”, deixando de focar em soluções para apenas reclamar, como se isso as fizesse se sentir melhores.

Pessoas inteligentes aprendem a se esquivar dessas situações, pois impõem limites e você, assim como elas, não precisa ficar horas ouvindo tais reclamações. Ou seja, aprenda a se distanciar sempre que necessário.

Mas, como fazer isso? Mesmo acreditando que pode estar sendo rude ou indelicado, saiba se afastar dessas pessoas. Para isso, procure fazer perguntas que a levem a refletir sobre a posição de reclamação em que se encontram, como:

  • Você já pensou em alguma solução para o problema?
  • Quando pretende solucionar essa questão?

De modo geral, ao ouvir tais indagações esses indivíduos podem adotar duas saídas: ficarão calados refletindo a respeito ou tentarão mudar o foco da conversa. Com isso, você evita que isso se prolongue e ainda pode contribuir para que a pessoa abandone tal hábito.

2. Não se deixe contaminar

Pessoas difíceis são emocionalmente instáveis. Por vezes, esses indivíduos possuem comportamentos que o nosso senso comum sequer consegue entender. Acredite! Isso é normal e é reflexo de uma personalidade desequilibrada.

O que pessoas inteligentes não devem fazer é permitir que toda essa instabilidade emocional os contamine. Imagine tentar dialogar com alguém que simplesmente quer impor uma opinião? Você dificilmente chegará a algum lugar e poderá ser afetado emocionalmente.

Assim sendo, não perca tempo com discussões desnecessárias. Estabeleça uma distância e não leve para o lado pessoal qualquer comportamento que elas possam ter. Mais que isso, coloque-se no papel de um psicólogo e aceite que o ser humano é, por natureza, muito complexo e que você jamais conseguiria solucionar os problemas de todos eles.

Foque no que há de concreto no problema apresentado, ignore os jogos emocionais e se prenda aos fatos que permeiam o problema. Fazendo isso, você não se deixa contaminar e mantém sua saúde emocional intacta.

3. Fique atento às suas oscilações emocionais

Por mais frios e concentrados que possamos ser, em algum momento, a negatividade e desequilíbrio que esses indivíduos trazem podem nos afetar. Pessoas inteligentes estão sempre se policiando e avaliando como se comportam frente a situações estressantes.

Por exemplo, pode acontecer de um cliente insatisfeito chegar até o seu estabelecimento nervoso e disposto a iniciar uma discussão. Ao se deparar com tal situação, é necessário ter controle emocional para não permitir que você mesmo eleve o tom da conversa para uma discussão mais acalorada.

Aprenda a pensar antes de falar e encontrar soluções práticas e menos danosas para tais momentos. No caso em análise, por exemplo, você pode ouvir o cliente e tentar solucionar a demanda sem muitos questionamentos ou tentar um diálogo mais profundo. Nesse caso, avalie se você está (ou não) emocionalmente pronto para a conversa — caso não esteja, você pode dizer que analisará o problema e entrará em contato posteriormente com uma solução.

4. Evite, quando puder evitar

Sabe aquele funcionário ou cliente mais difícil de se relacionar? A convivência de vocês não precisa ser maior do que o estritamente necessário. O que estamos dizendo é que você pode aprender a controlar o tempo e o momento em que interage com tais pessoas.

Pessoas inteligentes fazem exatamente isso. Elas não tentam resolver o problema ou bater de frente tentando mudar essas pessoas. É muito mais inteligente evitar o contato, sempre que possível.

Sim! Em muitos casos, quando a convivência é extremamente complicada, o melhor a se fazer é diminuir o contato, estabelecer uma barreira e definir quando você falará com elas. Essa estratégia faz com que você tenha mais tempo para pensar como agir e permite que prossiga com sua rotina de trabalho sem se estressar.

5. Esteja focado em encontrar soluções

Conforme já dissemos, pessoas difíceis gostam do problema. Na verdade, elas procuram reforçar o problema e se prendem a isso como forma de se sentirem melhor. Por outro lado, pessoas inteligentes estão sempre focadas em encontrar a solução para o problema e isso torna tudo mais fácil de lidar.

No caso de conviver com pessoas complicadas, se você ficar preso ao fato de que elas são difíceis e te afetam negativamente, estará apenas prolongando um sofrimento — fazendo aquilo que elas fazem. Portanto, procure encontrar soluções reais para esse tipo de conflito e trace estratégias para conseguir conviver com elas.

Focar em soluções é um exercício que todos devemos fazer em nosso dia a dia. Seja qual for o problema que enfrentamos, quando abandonamos a posição de vítimas e buscamos uma solução, nos sentimos mais proativos e diminuímos todo o estresse que isso possa estar nos causando.

6. Aprenda a perdoar

Uma grande característica de pessoas inteligentes é sua capacidade de perdoar. Afinal, ficar guardando rancor e mágoas de alguém não é uma atitude saudável. No entanto, perdoar não significa esquecer.

Quando você perdoa, você põe um ponto final na discussão. Entretanto, a partir da experiência negativa vivenciada, é capaz de se programar melhor e se proteger de possíveis conflitos futuros.

Desse modo, aprenda a desculpar os deslizes e descontroles de pessoas difíceis — especialmente quando vierem de um pedido espontâneo —, mas tome precauções para que o mesmo problema não venha a se repetir futuramente.

7. Saiba buscar ajuda

Algumas pessoas têm o hábito de tentarem resolver tudo sozinhas. No entanto, nem sempre essa é a melhor estratégia a seguir. Pessoas inteligentes sabem disso e procuram se apoiar em quem elas confiam nesses momentos de incertezas e dificuldades.

Por isso, se você precisa lidar com uma pessoa difícil e ainda não encontrou a maneira mais eficiente de tornar isso menos prejudicial, procure ouvir a opinião de alguém com quem tenha afinidade e aceite ajuda em momentos assim.

Ora, muitas vezes, por estarmos envolvidos demais com a situação, não conseguimos encontrar a saída. Uma simples conversa com alguém isenta e imparcial pode ajudar a encontrar a solução ideal.

Chegamos ao fim do post de hoje e cumprimos a missão de ajudá-lo a aprender como lidar com pessoas difíceis. Como você percebeu, assim como as pessoas inteligentes fazem, é preciso se manter emocionalmente equilibrado e buscar formas de superar esse problema. Portanto, use todo o conhecimento adquirido hoje e comece a melhorar sua relação com indivíduos complexos e tóxicos.

Quer aprender um pouco mais? Então, acompanhe dicas sobre como aprender a liderar sua equipe!

  • Rodolfo freitas

    Post sensacional, parabéns.

    • Letícia Abrantes

      Obrigada pelo feedback, Rodolfo 😀

  • Everton

    Cara, que baita texto. É bem difícil ter a maturidade necessária para identificar cada uma dessas situações, e ainda por cima escolher a resposta certa para cada uma, mas taí um baita cardápio para lidar com tais dificuldades. Parabéns mesmo!

    • Letícia Abrantes

      Fico feliz que tenha gostado do artigo, Everton! Estar preparado para lidar com este tipo de situação é muito importante! Obrigada pelo feedback 😀

  • Jana Oliveira

    Gostei muito d ouvir o áudio em vez de ler oh texto é bem mais prático
    Tirei muita coisa boa dele é com certeza vou colocar em prática, pois tenho uma convivência difícil com minha irmã…

    • Letícia Abrantes

      Agradecemos pelo feedback do áudio, Jana! E ficamos felizes em saber que o nosso conteúdo tem contribuído na convivência com a sua irmã! Abraços.

  • Charles Lennon

    Sensacional!
    Pratico bastante coisa que você discorreu. Já tive uma experiência péssima de convívio com pessoas difíceis. Foi complicado, estressante, tenso…mas passar por isso me transformou numa pessoa muito melhor.
    Parabéns Letícia.